terça-feira, 13 de janeiro de 2009

“Cinema Paradiso”

Também vibro muito com um bom filme. Vem então o desejo de indicá-lo aos amigos. No sábado passado, lá em casa, a família se deliciou com esta singular obra da cinematografia. Não deixem de assistir! Emocionem-se e não reprimam lágrimas.

Nos anos que antecederam a chegada da televisão, o garoto Salvatore (vivido por Salvatore Cascio, em um show de interpretação) se apaixona por cinema e se torna amigo de Alfredo (vivido pelo notável Philippe Noiret), o projecionista do cinema de uma pequena cidade italiana. Alfredo é alguém que se irrita com bastante facilidade, mas tem proporcionalmente um enorme coração.



O garoto visita permanentemente o projecionista para assistir, emocionado, no velho Cinema Paradiso, aos musicais e comédias hollywoodianos que a vizinhança se reúne para ver e se divertir um pouco na pacata cidade.

Os acontecimentos chegam como forma de lembrança a Salvatore já adulto (vivido agora pelo ator Jacques Perrin), que se torna um famoso cineasta. Ele retorna então à cidade natal, por ocasião da morte de Alfredo, uma grande referência humana e profissional em sua vida.

Segundo o Museu do Cinema (http://museudocinema.blogspot.com), "Cinema Paradiso", de 1988, deveria retornar sempre à exibição, mesmo nos modernos cinemas, para que a atual geração soubesse como tudo começou e entendesse a beleza de se ver um filme no cinema.

A direção é de Giuseppe Tornatore. Alguém já disse que este é um filme para se ver obrigatoriamente antes de morrer. Concordo plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.