sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Jornalismo científico: curso “on-line”

http://www.wfsj.org/course/pt/, setembro 2009   

A Federação Mundial dos Jornalistas Científicos (WFSJ, sigla em inglês),em parceria com a Rede de Ciência e Desenvolvimento (SciDev.Net, sigla em inglês), lançou o primeiro curso “on-line” de jornalismo científico. 

O curso é composto por oito lições escritas por especialistas na área: Planejando e estruturando seu trabalho; Encontrando e avaliando notícias científicas; A entrevista; A arte de escrever; O que é ciência; Cobrindo controvérsias; Cobrindo políticas científicas; e Como filmar a ciência.


Além dos textos para leitura que servem como aula virtual, há questões a serem respondidas acerca do que foi ensinado e perguntas voltadas para o trabalho diário de jornalistas. 

Há também relatos de jornalistas experientes em JC e um guia para usuários. A iniciativa contou com o apoio do Núcleo de Estudos da divulgação Científica do Museu da Vida - Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz, e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia. 

O curso de jornalismo científico “on-line” pode ser acessado no site:www.wfsj.org/course/pt/
 

No site: www.pesca.sp.gov.br, item: Dissertações e Teses (Outras Dissertações e Teses), encontra-se outra abordagem sobre jornalismo científico: “UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) Ciência: site de jornalismo científico para a universidade”, monografia de Jader Miguel Marques Filho apresentada em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.