sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

IDOSO DEPRIMIDO É MAIS PROPENSO À DEMÊNCIA

Imagem: http://maria-jesuscandeias.blogspot.com
APÓS OS 60, atenção com tristezas e irritações. "Idosos com depressão estão mais propensos à demência. O risco de desenvolver o quadro é quatro vezes maior nesses pacientes, segundo o psiquiatra Jerson Laks. Ele participa do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, ora realizado em Fortaleza". Quem escreve sobre o assunto é Guilherme Genestreti, no artigo "Risco de demência é 4 vezes maior entre idosos deprimidos", publicado na Folha de S. Paulo, Cotidiano, de 29/10/2010.

Guilherme conta que fatores biológicos, como a progressiva atrofia do cérebro, e psicossociais, como isolamento, ausência de suporte familiar, inatividade e exposição a situações de luto favorecem o aparecimento de distúrbios de humor nas pessoas mais velhas.


O pior, diz o jornalista, é que muitos idosos com depressão não são tratados. "O diagnóstico não é feito, os sintomas são confundidos com os da própria velhice, segundo Sérgio Luis Blay, coordenador de psiquiatria geriátrica da Associação Brasileira de Psiquiatria." Blay alerta para a importância de consultar um médico em caso de mudança no comportamento do idoso.

O psiquiatra explica também que, no idoso, a depressão é diferente. E pode ser muito perigosa, porque aumenta ou agrava a incidência de problemas cardiovasculares. Ele revela ao jornalista que a mortalidade de pacientes depressivos internados por causa dessas doenças é muito maior.

"Os especialistas concordam que centros de convivência, grupos de reunião para práticas esportivas e viagens de lazer são muito importantes para prevenir a melancolia", descreve Guilherme.

Na opinião de Blay, essas ações têm caráter mais social do que terapêutico, mas são essenciais, porque o isolamento e a inatividade podem desencadear a doença. Porém, se o problema já estiver instalado, é necessário contar com grupos de apoio profissional, revela o psiquiatra.

Com o estreitamento da pirâmide etária e o aumento do número de idosos, complementa Guilherme, a depressão deve se tornar o maior desafio de saúde pública no futuro, de acordo com especialistas.

Tarefa difícil convencer uma pessoa nessa idade a mudar atitudes. É claro que depende muito do temperamento de cada idoso: tolerância, maleabilidade e predisposição são essenciais na vida de qualquer um. Por isto mesmo é fundamental que as pessoas invistam muito, desde cedo, em projetos de vida que possam torná-las pessoas cada vez mais especiais. Daquelas, em qualquer idade, de quem gostamos de ficar perto, por termos sempre a aprender com sua sabedoria.

_______________
Revisão de texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.