segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A essência da amizade

A definição integra "O retorno e terno", crônicas de Rubem Alves:


"Jean-Christophe compreendera a essência da amizade. Amiga é aquela pessoa em cuja companhia não é preciso falar. Você tem aqui um teste para saber quantos amigos você tem. Se o silêncio entre vocês dois lhe causa ansiedade, se quando o assunto foge você se põe a procurar palavras para encher o vazio e manter a conversa animada, então a pessoa com quem você está não é amiga. Porque um amigo é alguém cuja presença procura-se não por causa daquilo que se faz junto, seja bater papo, comer, jogar ou transar. Até que tudo isso pode acontecer. Mas a diferença está em que, quando a pessoa não é amiga, e terminado o alegre e animado programa, vêm o silêncio e o vazio – que são insuportáveis. Nesse momento o outro se transforma num incômodo que entulha o espaço e cuja despedida se espera com ansiedade.


Com o amigo é diferente. Não é preciso falar. Basta a alegria de estar junto, um ao lado do outro. Amigo é alguém cuja simples presença traz alegria independentemente do que se faça ou se diga. A amizade anda por caminhos que não passam pelos programas."

Rubem Alves cita também uma afirmação de Nietzsche, com a qual concorda inteiramente, que diz: "Ao pensar sobre a possibilidade do casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: ‘Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até a sua velhice?’ Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar".

Um comentário:

  1. Sempre que leio esse texto, é como se fosse pela primeira vez que o leio. Texto de uma essência riquíssima. Obrigado por compartilhá-lo conosco.

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.