sábado, 19 de julho de 2008

Fé em Deus está nos genes

Com base no artigo "Fé em Deus está nos genes, diz americano" (*)

O geneticista norte-americano Dean Hamer, 54, diz ter isolado um gene ligado à espiritualidade. Em seu recente livro, "O gene de Deus" (editora Mercuryo), ele sustenta haver uma predisposição à

crença, que chama de "espiritualidade". O tal gene, segundo Hamer, estaria envolvido no transporte de uma classe de mensageiros químicos do cérebro conhecidos como monoaminas, como a serotonina e a dopamina, moléculas do bem-estar.

No livro, Hamer tenta fazer uma distinção entre religião e espiritualidade. A espiritualidade diz respeito aos sentimentos interiores das pessoas. E a religião é um conjunto organizado de regras. Ela se propaga por idéias, não por genes.

Todo mundo tem capacidade bioquímica para a crença. Só que algumas pessoas têm um pouco mais, assim como todo mundo tem a capacidade de chutar uma bola de futebol, mas algumas têm mais talento.

A vantagem evolutiva do "gene de Deus" para quem o possui, de acordo com Hamer, está relacionada ao papel das monoaminas no cérebro. A fé pode funcionar como uma espécie de "efeito placebo", melhorando efetivamente a saúde dos crentes, como proposto por alguns estudos. A crença amplia a sobrevivência, afirma o cientista.

________________
(*) Folha de S.Paulo, Ciência, 26 de dezembro de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.