domingo, 18 de junho de 2023

USO EXCESSIVO DO CELULAR

Num estado de eterna distração, as pessoas parecem estar perdendo a habilidade de estar com outras pessoas, de estar consigo mesmas. O uso abusivo do aparelho começa a se manifestar no corpo e revela alguns transtornos mentais.

 

Imagem: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/5-formas-de-evitar-dores-no-pescoco-pelo-uso-excessivo-de-celular 

 

Tom Simões, 18 de junho de 2023   

 

Observo hoje o vício em celular. O que era mais uma característica dos jovens despertou também o interesse dos mais velhos. E como! O tempo é valioso. Não o desperdicemos. Que tal valorizar um pouco um tempo disponível para ler um bom livro? É possível sim habituar-se à leitura. Basta começar, ainda que lendo uma a duas páginas de quando em quando. Livro sim é um bom ‘vício’. Um vício produtivo. E digo também: é possível sublinhar citações de boas obras para enviá-las pela rede social. Aí sim a gente estará usando utilmente o tempo disponível. Como eu costumo fazer. 

O compartilhamento de ideias e conhecimentos é o grande responsável pelo desenvolvimento humano. Existe um ditado chinês que diz:



O celular é necessário e útil em diversos momentos do cotidiano, sim. Porém, quando a tecnologia começa a causar efeitos negativos no corpo, pode ser o indício de um vício. “O uso abusivo do aparelho começa a se manifestar no corpo e revela alguns transtornos mentais. A ansiedade e o nervosismo podem transformar um dependente natural em dependente patológico” afirma a Dra. Anna King, psicóloga do Instituto Delete, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cita https://www.telavita.com.br/blog/lidar-com-vicio-em-celular/#:~:text=%E2%80%9CO%20uso%20abusivo%20do%20aparelho,Rio%20de%20Janeiro%20(UFRJ) 

Também pode haver casos de depressão, sensação de isolamento, comportamento agressivo e esgotamento.  

Pensem nisto 

Num estado de eterna distração, as pessoas parecem estar perdendo a habilidade de estar com outras pessoas, de estar consigo mesmas. A gente não recuperará o tempo presente. E os dias estão voando.  

Veja o que diz Lori Gottlieb, escritora e psicoterapeuta americana, em seu livro ‘Talvez você deva conversar com alguém’, que eu leio atualmente e recomendo. Como disse anteriormente, tenho sim o hábito de compartilhar o conhecimento útil, que nos torna melhores, segundo a lógica de Sócrates, o filósofo.   

Escreve Lori: “[...] ‘Porque estamos essencialmente terceirizando aquilo que nos define como gente’? Pergunta Sherry Turkle, pesquisadora do MIT (Massachusetts Institute of Technology), num vídeo sobre solidão. Essa pergunta me fez pensar. Seria porque as pessoas não toleravam ficar sós, ou por não tolerarem estar com outras pessoas? Por todo o país, em cafés com amigos, encontros no trabalho, durante o almoço na escola, em frente ao caixa na loja de departamentos e na mesa do jantar de família, as pessoas mandam mensagens de texto, às vezes fingindo fazer contato visual, e às vezes nem se dando ao trabalho.  

Até no meu consultório, eu noto que algumas pessoas que pagam para estar ali olham para seus celulares quando recebem uma notificação, só para verem de quem se trata. Em geral, essas são as mesmas pessoas que depois admitem também olhar para o celular durante o   sexo quando recebem notificação, ou enquanto estão sentadas no vaso sanitário. Para evitar distrações, sugiro desligarem seus celulares durante as sessões de terapia, o que funciona bem, mas noto que, até mesmo antes de alguns pacientes chegarem à porta no fim da sessão, já pegam seus celulares e começam a verificar suas mensagens. Será que seu tempo não teria sido mais bem aplicado se permitisse apenas um minuto a mais de reflexão sobre o que tínhamos acabado de conversar, ou para se recompor mentalmente e fazer a transição de volta para o mundo externo?  

Noto que, no segundo em que as pessoas se sentem sós, normalmente no espaço entre atividades - saindo de uma sessão de terapia, num semáforo vermelho, paradas numa fila do caixa, subindo no elevador -, pegam seus aparelhos e fogem dessa sensação. Num estado de eterna distração, parecem estar perdendo a habilidade de estar com outras pessoas, de estar consigo mesmas.  

Pensei (conclui Lori Gottlieb): É evidente que essas pessoas têm problema em desacelerar, prestar atenção ou estar presente. É por isso que estão na terapia. [...]”  

Confira algumas áreas do corpo que podem ser prejudicadas com o mau uso desses aparelhos: 

  • Dores no pescoço 
  • Dores nas mãos 
  • Dores no ombro 
  • Dores no punho 
  • Papada e rugas 
  • Sono prejudicado
Fonte: Catraca Livre 

Para complementar, leia também: https://marciocavalcanti.med.br/dicas-de-saude/dores-tecnologicas-uso-excessivo-do-celular/ 

Como evitar o uso do celular? 

Uma boa alternativa para não ser vítima do uso excessivo do smartphone é estabelecer horários para checar as mensagens de e-mail e dos aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram, entre outros) durante o dia. Procure reservar 30 minutos na parte da manhã e da noite para fazer essas tarefas. Quem se atreve?... 

 *** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.