quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

POR QUE COMPARTILHO TANTAS FRASES COM ENSINAMENTOS NO FACEBOOK?



Tom Simões, fevereiro 2023


Optei compartilhar frases de grandes pensadores no Facebook por conta do perfil dos seus seguidores, interessados em mensagens rápidas e objetivas. É por isso que destino meus artigos pessoais para o blog www.tomsimoes.com

Não se trata de algo tão simples selecionar bons pensamentos, tipo: ‘copiar e colar’. O trabalho exige certo rigor. Um exemplo: na pesquisa, não é incomum uma mesma frase apresentar dois ou mais autores diferentes, deixando-nos na dúvida de qual ser o verdadeiro. Nesse caso, costumo citar “Autor desconhecido”. Há também a pesquisa de dados biográficos sobre os autores para anexar às frases. 

Tem um Ensinamento que me inspira muito, de Sócrates: “Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”. Todo conteúdo que compartilho, tanto no Facebook como no blog, tem essa máxima do filósofo como base.

Os pensadores mais influentes da Humanidade já disseram tudo de importante para o homem refletir diante do mundo imperfeito e admirável que vive. A reflexão é essencial para a valorização e ampliação do conhecimento como um todo, criando oportunidade para analisarmos a vida por outras perspectivas.

Os filósofos são amigos do saber que fomentam o diálogo, de modo provocativo, e promovem reflexões para que o próprio sujeito apreenda a verdade. Mas não basta apenas apreender a verdade pelo pensamento, é preciso transformá-la também num hábito ou posse permanente, que só se obtém pelo interesse natural de cada pessoa.

Na verdade, a meu ver, as frases sábias dos grandes pensadores têm basicamente a mesma função de um texto longo, propiciando aos leitores uma reflexão produtiva. Indivíduos que desenvolvem o pensamento crítico se tornam mais capazes para argumentações lógicas e sensatas, ganham autonomia e agregam benefícios às suas circunstâncias. Não há dúvida!

Atenta a Ensinamentos de grandes mestres é possível a pessoa transformar-se, tornando-se gradativamente melhor em vários aspectos da sua vida.

No caso, que o diga boa parte dos meus seguidores! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.