terça-feira, 22 de novembro de 2022

Meditação e Alzheimer

 

 

Tom Simões, jornalista, novembro 2022

 

[...] “Enquanto não houver opções capazes de impedir a progressão do Alzheimer, a meditação pode ajudar os pacientes com comprometimento cognitivo para evitar o risco de desenvolver a doença.  

A prática tem como objetivo estimular as pessoas a fazerem uma pausa durante o dia para que possam esvaziar a mente e não pensar em nada além do momento presente.

 





Também se fala em prática da atenção plena (‘mindfulness’). A atenção plena pode reduzir o risco de demência. A técnica busca encorajar o indivíduo a prestar mais atenção ao que está fazendo no momento presente (corpo, mente e entorno).

De acordo com especialistas, a atenção plena pode gerar impacto positivo no bem-estar geral, uma vez que ajuda a tornar as pessoas mais conscientes dos pensamentos, sentimentos e do ambiente ao redor. Além disso, diversos estudos comprovaram que praticar meditação pode melhorar diversos aspectos da nossa vida, inclusive melhorar a relação com a comida, aliviar o vício em celulares, aumentar a confiança do corpo e beneficiar até mesmo a vida sexual. [...]”     

 

         ·    Leia mais: https://veja.abril.com.br/saude/estudo-mostra-o-impacto-da-meditacao-na-reducao-do-risco-de-alzheimer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.