terça-feira, 23 de outubro de 2018

“Autobiografia de um iogue”


Paramahansa Yogananda, 1893-1952, iogue e guru indiano





Esse mestre mundial veio a ser reconhecido como um dos maiores emissários da antiga sabedoria indiana no Ocidente. Sua vida e produtivos ensinamentos conservam-se como fonte de inspiração e de luz para pessoas de todas as raças, culturas e credos. Paramahansa Yogananda é considerado o pai da Ioga e também um dos nomes mais conhecidos por aqueles que buscam se harmonizar por meio da meditação.

A sua vida é narrada no clássico ‘Autobiografia de um Iogue’, publicado em 1946 e elegido como um dos cem melhores livros espirituais do século XX. 







Livros Recomendados
TENHO este produtivo hábito. Sintetizar os livros que leio abordando autoconhecimento e espiritualidade. É comum eu compartilhar com meus seguidores trechos de alguns deles. Isso não impede o leitor de adquirir a citada obra para conhecê-la em sua totalidade. Vai aqui também a sugestão de um presente muito útil para quem busca o sentido da Existência.   

Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com




MANTENHO exemplares de ‘Autobiografia de um iogue’ espalhados pela casa e constantemente dou de presente a pessoas que precisam mudar de vida. Eu digo: Leia isto, porque este livro toca o coração de todas as religiões.”

George Harrison, ‘The New York Times’







Conheça algumas das ideias memoráveis do livro, que li em 2015:



AO CRIAR cada homem, Deus imprimiu-lhe deliberadamente o sinete de Sua perfeição. Sucumbindo ao mal por instantes ou por longos períodos, o homem pode eclipsar sua perfeição interior, mas nunca a destruir. Uma cordilheira de pecados que recubra a alma não altera sua natureza intrínseca de reflexo da Divindade.”




FALO-VOS de minhas experiências para vos encorajar; não deveis, porém, falar de vossos sentimentos sagrados. Guardai-os em vosso coração.”




NÃO precisava dormir, pois estava sempre com Deus. Meu corpo conhecia mais descanso pela calma absoluta da superconsciência, do que poderia obter pela imperfeita paz do estado subconsciente ordinário. Os músculos se relaxam durante o sono; mas o coração, os pulmões e o sistema circulatório continuam a trabalhar incessantemente; não conhecem repouso. Em superconsciência, todos os órgãos internos permanecem em estado de animação suspensa, eletrificados pela energia cósmica. Por este meio, para mim, vem sendo desnecessário dormir durante anos.”  
E acrescenta: “Tempo virá em que você, também, dispensará o sono.”




SE CASTIGAS teus filhos, ao invés de raciocinar com eles, perderás sua confiança. Explica teu ponto de vista só uma vez, e depois guarda silêncio; deixa-os colher suas próprias pequenas dores, que os ensinarão a discernir mais rápido que qualquer conselho.”



SE não lhe agradam as minhas palavras, você tem liberdade de partir a qualquer momento – assegurou-me o Mestre. – Nada quero de você, a não ser seu próprio aperfeiçoamento. Continue aqui, apenas se isto lhe traz algum benefício.”



 O QUE alguém não se dá ao trabalho de procurar dentro de si, não será descoberto transportando o corpo de cá para lá. Mas assim que o devoto voluntariamente se dispõe a ir ao fim do mundo para obter a iluminação espiritual, seu guru lhe aparece, bem próximo.
Você dispõe de um quarto pequeno onde possa fechar a porta e estar sozinho? Essa é a sua caverna. Essa é a sua montanha sagrada. Ali é que achará o reino de Deus.”





A COMPANHIA correta proporciona o impulso necessário para se melhorar. Imitar os bons significa engajar-se em boas ações; as boas ações formam bons hábitos; e os bons hábitos desalojarão os maus hábitos.”





É ERRADO falar a verdade quando, assim agindo, se trai outra pessoa desnecessariamente e sem ser para um bom propósito. Suponha que um homem bebe, mas tenta ocultar isso do resto do mundo. Você conhece sua fraqueza e, em nome da verdade, anuncia aos seus amigos: ‘Vocês sabem que fulano de tal bebe, não sabem?’ Tal observação é inoportuna. Não devemos nos imiscuir na vida alheia. Procure encobrir as falhas dos outros, desde que elas não prejudiquem ninguém. Converse em particular com a pessoa sobre suas falhas, se tiver a oportunidade ou a responsabilidade de ajudá-la, mas nunca fale deliberadamente para ferir alguém, com o pretexto de ajudá-lo. Assim, você somente o ‘ajudará’ a se tornar seu inimigo. É possível também que destrua qualquer desejo que ele possa ter de melhorar.”








A INTUIÇÃO, que é o guia da alma, surge com naturalidade no homem, nos instantes em que a mente se acha calma. Quase todos já tiveram a experiência de um pressentimento inexplicavelmente correto, ou transferiram seus pensamentos com exatidão a outra pessoa.”




PROCURAR Deus com toda a sinceridade durante o maior tempo possível. Se praticar com firmeza e constância, perceberá mudanças gradativas em seu equilíbrio mental. Vibrações de paz emanam da meditação, que chegam a ter até mesmo o poder de curar.”








FAÇA pausas entre os afazeres diários, meditando! Concentre-se na paz interior e borde-a até os limites de sua própria originalidade. Não é necessário se prender a normas estabelecidas. Seja assíduo (a) em suas práticas.”  




A DIVINDADE encontra-se oculta dentro de cada ser humano. É preciso despertá-la. O caminho é a interiorização.”




CHARLES P. Steinmetz, o grande engenheiro eletricista, foi interpelado, certa vez, pelo senhor Roger W. Babson: ‘Em que rumo a pesquisa científica encontrará maior desenvolvimento dentro dos próximos cinquenta anos?’ Steinmetz respondeu: ‘Penso que a maior descoberta será feita no campo da espiritualidade. Aí estão forças, e a História nos ensina claramente, que tiveram a maior influência no desenvolvimento dos homens. Apesar disso, estivemos até aqui simplesmente brincando com elas e nunca as estudamos com a seriedade que damos às forças físicas. Algum dia, homens e mulheres aprenderão que as coisas materiais não trazem felicidade e são de pouca utilidade para torná-los criadores e poderosos. Então, os cientistas do mundo inteiro voltarão seus laboratórios para o estudo de Deus, da prece e de forças espirituais que, até hoje, mal foram pesquisadas. Quando esse dia chegar, o mundo verá mais progresso, numa só geração, do que conheceu nas quatro últimas”. 




A CARIDADE escraviza as pessoas. Compartilhar a sabedoria, capacitando-as a ajudar a si mesmas, é superior.” 



SEGUNDO a Wikipédia Enciclopédia Livre, a Vedanta, que significa ‘a meta de todo o conhecimento’, baseia-se nas leis espirituais imutáveis que são comuns às tradições religiosas e espirituais ao redor do mundo, onde ‘meta do conhecimento’ refere-se a um estado de autorrealização ou de ‘consciência cósmica. Historicamente, a Vedanta tem sido compreendida como um estado de transcendência, e não como um conceito que pode ser compreendido apenas pelo intelecto.



O VERDADEIRO conhecimento é sempre poder.”


EMBORA a Índia possua uma civilização mais antiga do que qualquer outra nação, poucos historiadores notaram que o prodígio de sua sobrevivência não é, de modo algum, um acidente, mas uma decorrência lógica do testemunho de devoção às verdades eternas que a Índia tem oferecido, através de seus melhores filhos, no curso das gerações. Por essa absoluta continuidade de ser, pela intransitividade perante as eras históricas (poderão os empoeirados eruditos dizer-nos quantas?), a Índia deu a mais valiosa resposta de qualquer povo ao desafio do tempo. Extintos se acham os impérios de nações poderosas, hábeis nas artes da guerra e que foram, outrora, contemporâneas da Índia, Egito, Babilônia, Grécia e Roma antigos. A resposta do Senhor demonstra claramente que uma nação sobrevive, não por suas conquistas materiais e, sim, em virtude daqueles homens que são suas obras-primas.”



O HINDUÍSMO não é uma religião exclusivista. Nele existe lugar para o culto de todos os profetas do mundo. Não é uma religião missionária, no sentido comum do termo. Absorveu, sem dúvida, muitas tribos em seu seio, mas esta absorção foi de caráter evolutivo, imperceptível. O Hinduísmo ensina cada homem a adorar a Deus segundo a sua própria fé ou darma, vivendo assim em paz com todas as religiões. Característica ímpar do Hinduísmo, entre as religiões do mundo, é sua derivação, não de um único grande fundador, mas das Escrituras Védicas impessoais, que regulam não apenas as práticas de devoção, mas todos os costumes sociais importantes num esforço para harmonizar cada ação do homem com a lei divina.”



DEIXAMOS de perceber a Grande Vida oculta por trás de todos os nomes e formas porque a ciência moderna nos diz como utilizar os poderes da Natureza. A familiaridade com a Natureza fez nascer o desprezo por seus segredos últimos; nossa relação com ela é de caráter prático. Nós a importunamos, digamos assim, para descobrir de que modo podemos forçá-la a servir nossos propósitos; tiramos proveito de suas energias, cuja Fonte ainda permanece desconhecida.”





BUSQUE e incorpore a seu ser as melhores qualidades de todos os seus irmãos, disseminados pela Terra, em diferentes raças. Todos os que vierem até você com fé à procura de Deus, serão ajudados. Quando você olhar para eles, a corrente espiritual, que emana de seus olhos, penetrará nos cérebros e modificará os hábitos materiais alheios, fazendo-os mais conscientes de Deus. Seu destino de atrair almas sinceras é muito bom. Aonde quer que vá, até no deserto, ou na selva, encontrará amigos.”   
Sri Yuktéswar, guru de Paramahansa Yogananda



"NÃO é pela concentração em dogmas que poderemos alcançar Deus e sim pelo verdadeiro conhecimento da alma... Para mim, não existem judeus, cristãos ou hindus; todos são meus irmãos. Eu presto adoração em qualquer templo, pois todos foram construídos em honra de meu Pai."



A RELIGIÃO é uma só e universal. Não podemos universalizar costumes e convenções particulares; mas o elemento comum nas religiões pode ser universalizado, e a todos podemos pedir que o sigam e cumpram.”  



DESCOBRI que a lei do amor tem correspondido com amor, em minha própria vida, enquanto a lei da destruição me deixaria só. Para atingir o estado mental da não-violência, exige-se um treinamento demorado e rigoroso. É uma vida de disciplina, como a vida do soldado. Alcança-se o estado perfeito quando a mente, o corpo e a palavra consumam sua coordenação. Todo problema evoluirá para uma solução se decidirmos fazer da lei da verdade e da não-violência a lei da vida.”



 “UM HOMEM que se reformou a si mesmo reformará milhares de outros.”




PAI
Abençoa-me para que eu possa
Te encontrar no templo de cada pensamento e de cada atividade.
Encontrando-Te dentro de mim, encontrarei-Te fora,
em todas as pessoas e em todas as condições.”   


***



ESTA síntese é uma simples ideia da obra. Quem se identificou com o seu conteúdo, deve ler o livro. Há muito mais a ser explorado sobre o tema.


    Todo mundo pode mudar para melhor, se quiser. Carlos Castaneda, escritor e antropólogo peruano, diz que o homem só vive para aprender. “E se aprende, é porque é essa a natureza de seu destino, para melhor ou para pior”.

O autoconhecimento nos traz o saber, e este, o poder de nos transformar em pessoas melhores e mais plenas internamente. Trata-se de um longo caminho a ser percorrido e que exige a reinvenção de nós mesmos.
A gente tem de estar sempre se testando e se reinventando... Aperfeiçoando-se! 


***




Assista também a este documentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.