quarta-feira, 19 de setembro de 2018

JEAN ROSTAND, 1894-1977


Biólogo, filósofo moralista e historiador francês




Bacharel em Ciências pela Universidade de Paris, dedicou-se ao estudo da origem da vida. Em 1936, participou da criação da seção de Biologia no Palácio da Descoberta, em Paris. Nesse mesmo ano montou um laboratório e dedicou-se ao estudo e investigação científica da partenogênese (é um caso particular de reprodução, na qual o embrião se desenvolve de um óvulo, sem que a fêmea seja fertilizada por um macho) e da teratogenia (desenvolvimento de malformações congênitas em um ser vivo) dos anfíbios.

Além de investigador e grande divulgador científico, Jean Rostand foi um grande pacifista, militando contra as armas atômicas. Era um ateu convicto e um livre-pensador. Sem nunca ser sectário (*), ele mostrou um grande espírito de abertura e honestidade intelectual. 

(O termo sectarismo (*), em sentido estrito, aplica-se ao seguidor de uma seita, mas pode também denotar zelo ou apego exagerado a um ponto de vista; visão estreita, intolerante ou intransigente. Muitas seitas, religiões e grupos ideológicos são obstinados e inflexíveis na defesa de suas doutrinas.)


Os grandes pensadores estudaram, pensaram e escreveram sobre os temas essenciais com os quais ainda lidamos no mundo contemporâneo. Conheça algumas das ideias mais memoráveis de Jean Rostand:









PEÇO a um livro que crie em mim a necessidade daquilo que ele me traz.”




O HOMEM não é velho enquanto está buscando alguma coisa.”








“REFLETIR é desarrumar os pensamentos.”

  


SER adulto é estar sozinho.”




A VIDA desaloja-nos aos poucos de todos os lugares.”




NÃO tenho verdades, apenas convicções.”









EMBORA ela pareça susceptível de unir, nada divide tanto como a verdade.”





O MÍNIMO que se pode dizer do poder é que a vocação para ele é suspeita.”




TER um espírito aberto não é tê-lo escancarado a todas as tolices.”









CERTAS rudezas de estilo são garantias da integridade do pensamento. Existe só uma forma de dizer o que pensamos, e por que razão teria que ser agradável?”





SINTO-ME deveras otimista quanto ao futuro do pessimismo.”








UM AMIGO é a pessoa a quem mais se dá crédito quando fala mal de nós.”





ANTES de sonhar é preciso saber.”





ESTAR certo é menos importante para nós do que a liberdade de estar errado.”




É DURANTE a noite que é belo acreditar na luz.”









A ARTE deve ser mentira verdadeira e não falsa verdade.”





AQUELES que falam das alegrias do amor, por certo, nunca amaram. Amar um ser é senti-lo necessário, portanto, sentirmo-nos nós próprios numa incessante precariedade.”






COMO é preciso gostar de alguém para preferi-lo à sua ausência!”





É RARO que estejamos completamente inocentes dos nossos sofrimentos.”









A ESPÉCIE humana há de passar como passaram os dinossauros e os estegocéfalos (1). Pouco a pouco, a pequena estrela que nos serve de sol perderá o seu poder iluminador e aquecedor... Terá, nessa altura, cessado toda a vida sobre a Terra, que continuará, como astro caduco, o seu voltear sem fim nos espaços sem limites... E então, de toda a civilização humana ou sobre-humana – descobertas, filosofias, ideais, religiões -, nada subsistirá. Não restará mesmo, de nós, o que resta hoje do homem de Neandertal, do qual, pelo menos, alguns ‘despojos’ encontraram asilo nos museus do seu sucessor. Será anulada, para sempre, neste recanto do Universo, a aventura grotesca do protoplasma (2). Aventura que, talvez, se renove noutros mundos, sempre sustentada pelas mesmas ilusões, criadoras dos mesmos tormentos, sempre igualmente absurda, igualmente vã e igualmente condenada, desde o princípio, à frustração final e à treva infinita...”


            (1)   Estegocéfalos: ordem de anfíbios extintos, que tinham o crânio protegido por placas ósseas e formas caudadas, assemelhando-se às salamandras.

            (2)  Protoplasma: substância primordial dos organismos vivos, capaz de sentir e reagir a estímulos.



***



  Fonte de consulta:




 e outras fontes da Internet.



Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor pode sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.