sexta-feira, 21 de setembro de 2018

KAZUO ISHIGURO, 1954, escritor nipo-britânico. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2017.


O escritor nasceu no Japão. Sua família emigrou para a Inglaterra quando ele tinha apenas seis anos. Durante a adolescência, o seu desejo era ser músico, mas a carreira não avançou e então Ishiguro optou por voltar a sua atenção para a literatura.


                                                 Imagem: http://www.revistaestante.fnac.pt/ler-pela-primeira-vez-kazuo-ishiguro/



Ele sempre foi um escritor atento às revelações.


  
ELAS não chegam envoltas em fanfarras, são pequenos instantes que frequentemente revelam coisas que vão contra nossos próprios desejos, mas é preciso reconhecê-las quando aparecem, porque senão escorrem entre as mãos”, diz o autor.



E os sintomas de Kazuo Ishiguro, que se confessa cansado, têm a ver com algo frustrante: a demolição dos sonhos de juventude que o levaram a imaginar um mundo melhor ao longo dos anos.




MAS meu dever é continuar”, comenta.





SE VOCÊ tem a impressão de que já se aperfeiçoou, nunca chegará às alturas daquilo de que certamente é capaz.”





VOCÊ tem que aceitar que, por vezes, é assim que as coisas acontecem neste mundo. As opiniões das pessoas, os seus sentimentos, viram para um lado e depois para o outro. Acontece que, a certo ponto do processo, você cresceu.”













POR VEZES, eu fico tão submerso na minha própria companhia que encontrar alguém conhecido inadvertidamente é um choque e eu demoro algum tempo para me ajustar.”  









AQUILO que não tenho a certeza é se as nossas vidas foram assim tão diferentes das vidas das pessoas que salvamos. Todos nos completamos. Talvez nenhum de nós realmente compreenda aquilo que viveu, ou sinta que teve tempo suficiente.”





VIMOS avanços em questões como feminismo, direitos dos gays e luta contra o racismo. Fomos testemunhas disso e chegamos a conclusões felizes. Mas desde a queda do Muro de Berlim contemplamos como oportunidades foram sendo perdidas – especialmente depois da guerra do Iraque e dos escândalos econômicos e a crise de 2008 –, e agora vemos proliferar ideologias de ultradireita e nacionalismos tribais. Ou um racismo em sua forma tradicional, envolvido em versões de marketing. O monstro enterrado acordou”.






Talvez o avanço das sociedades liberais tenha sido só uma ilusão. É que o autor britânico de origem japonesa notou que os sonhos cumpridos coletivamente foram se desvanecendo nos últimos anos.






NÃO RESTA outra opção. Nem que seja para construir um espaço íntimo com os seus leitores. Afinal de contas, um escritor, a partir do seu solitário escritório, é essa pessoa que conta uma história para outra em sua mesma situação e simplesmente lhe diz: isto é o que me preocupa. Você me entende? Acontece o mesmo com você?...” 


***



Fontes de consulta:





E outras fontes da Internet.     






Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor pode sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

        ·         Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.