terça-feira, 1 de maio de 2018

Madre Teresa de Calcutá, 1910-1997


Religiosa católica de etnia albanesa, naturalizada indiana. Foi canonizada como Santa Teresa de Calcutá, em 2016, pelo papa Francisco. Conhecida em vida como a ‘santa das sarjetas’, seu enterro em Calcutá, em 5 de setembro de 1997, foi um acontecimento nacional na Índia. Ao canonizá-la, o papa Francisco disse que a figura da madre será sempre tida como a santa de ‘todos os voluntariados’, pedindo que ela fosse lembrada como ‘modelo de santidade’. Sua missão nas periferias de cidades e nas ‘periferias existenciais’ permanece até hoje como testemunho eloquente do amor incondicional.







“QUANDO descanso? Descanso no amor.”



“TEMOS de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade.”



“QUEM julga as pessoas não tem tempo para amá-las.”




“A TODOS os que sofrem e estão sós, dê-lhes sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporcione apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.” 




“O DEVER é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.”




“NÃO devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”




“O SER humano precisa mais de apreciação
do que de pão.”




“SE UM dia eu for santa, serei com certeza a santa da escuridão. Estarei continuamente ausente do paraíso.”




“TENHA sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante não muda: tua força interior.”




“TUDO o que se perde é o que não se dá.”






“NÃO posso dar-me ao luxo da política. Numa ocasião, fiquei cinco minutos a escutar um político e morreu-me um velhinho em Calcutá.”

  

“DÊ ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final das contas, é tudo entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros.”




“EXISTE tanto amor em nós, mas frequentemente somos tímidos ao expressá-lo e acabamos mantendo-o encerrado dentro de nós.”




“UMA das maiores enfermidades é não ser ninguém para ninguém.”



“A ORAÇÃO torna nossos corações transparentes e só um coração transparente pode escutar a Deus.”




“AMOR intenso não se avalia, apenas se dá.”




“QUALQUER ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz.”



“EIS porque o aborto é um pecado tão grave. Não somente se mata a vida, mas nos colocamos mais alto do que Deus; os homens decidem quem deve viver e quem deve morrer.”



“SE ACEITARMOS que uma mãe mate seu filho dentro do próprio ventre, como poderemos impedir que as pessoas matem umas às outras?”




“HÁ muitos infortúnios que fazem o ser humano sofrer, mas para mim, a maior doença do ser humano é a de não sentir-se querido.”




“O AMOR, para ser verdadeiro, tem de doer. Não basta dar o supérfluo a quem necessita, é preciso dar até que isso nos machuque.”




“UM CORAÇÃO alegre é o resultado normal de um coração inundado de amor.”




“Deus se manifesta no silêncio.”





“SE a senhora pudesse, o que mudaria na Igreja?
Eu mudaria a mim mesma.”



“PARA manter uma lamparina acesa, precisamos continuar colocando óleo nela.”



“NÃO importam as circunstâncias e não importam as adversidades, por mais difícil que seja eu vou seguir em frente e vou reunir todas as forças para que eu me transforme cada vez mais na pessoa que eu decidir ser.”




“NUNCA se preocupe com números. Ajude uma pessoa de cada vez, e sempre comece pela mais próxima de você.”



“OS FILHOS são como as águias, ensinarás a voar mas não voarão o teu voo. Ensinarás a sonhar, mas não sonharão os teus sonhos. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Mas, em cada voo, em cada sonho e em cada vida permanecerá para sempre a marca dos ensinamentos recebidos.” 




“SOZINHA não posso mudar o mundo, mas posso lançar uma pedra sobre as águas e fazer muitas ondulações.”




“SE NOS lembrássemos todos os dias que podemos perder alguém subitamente, nós amaríamos mais intensa e livremente, e seríamos mais tolerantes e compreensivos. Ninguém pode afirmar que não há nada a perder porque tudo pode ser sempre perdido.”





“SER mulher é acreditar sempre. É... Seguir em frente quando todos param! Acariciar e dar colo! Dividir-se em muitas sem deixar de ser uma, a mais importante! A mulher acontece, encanta, muda, nasce, floresce, cuida, cria, sente, beija, escuta, vê, brinca, brinca e brinca com a vida... e vive!” 



“FAÇA coisas ordinárias com um amor extraordinário.”



“NÃO espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está a sua força.”




“O AMOR, para ser verdadeiro, deve custar – deve ser árduo – deve esvaziar-nos do ego.”     
 


“OS POBRES que buscamos podem morar perto ou longe de nós. Podem ser material ou espiritualmente pobres. Podem estar famintos de pão ou de amizade. Podem precisar de roupas ou do senso de riqueza que o amor de Deus representa para eles. Podem precisar do abrigo de uma casa feita de tijolos e cimento ou da confiança de possuírem um lugar em nosso coração.”  

  


“NÃO vale muito o que dizemos, mas o que Deus nos revela e diz aos outros através de nós. Todas as palavras são inúteis, se não brotam do nosso íntimo.”


***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018




* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.