sábado, 5 de maio de 2018

Isaac Newton, 1643-1727


Astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático. Sua obra, ‘Princípios Matemáticos da Filosofia Natural’, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Descobriu a ‘Lei da Gravitação Universal’, sendo considerado um dos maiores estudiosos da história da humanidade. Publicou diversos trabalhos sobre mecânica, astronomia, física, química, matemática e alquimia. Há também escritos seus sobre teologia.






“SE enxerguei mais longe, foi porque estava de pé sobre os ombros de gigantes.”



“CONSTRUÍMOS muros demais e pontes de menos.”





“O QUE sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas.”




“PARA resolver todos os problemas do mundo bastam três coisas: Pensar, Pensar e Pensar.”







“DEVE-SE aprender sempre, até mesmo com um inimigo.”




“EU consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.”




“NENHUMA grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado.”




“SE fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.”




“TENHO a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos.”




“DO meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um ser todo-poderoso e onisciente.”





 Imagem: https://netnature.wordpress.com/2018/01/28/isaac-newton-como-o-fisico-concebia-a-mecanica-do-cosmo/




“POSSO pegar meu telescópio e ver milhões de quilômetros de distância no espaço; mas também posso pôr meu telescópio de lado, ir para o meu quarto, fechar a porta e, em oração fervorosa, ver mais do Céu e me aproximar mais de Deus do que quando estou equipado com todos os telescópios e instrumentos do mundo.”





“AQUILO com que não estou satisfeito, dificilmente consigo julgar apto a ser comunicado a terceiros, especialmente na filosofia natural, onde o fantasiar é interminável.”





“PERCEBO que um homem tem que decidir não divulgar nada de novo, ou então tornar-se um escravo para defendê-lo.”



***



Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.