segunda-feira, 9 de abril de 2018

Pablo Picasso, 1881-1973


Pintor espanhol






“LEVA muito tempo tornarmo-nos jovens.”


“A PINTURA nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica.”


“UM quadro só vive para quem o olha.”


“CONCORDO com Dom Quixote: o meu repouso é a batalha.”


“CANSEI-ME de ser moderno. Quero ser eterno.”


“NÃO há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte.”




“O QUE já fiz não me interessa. Só penso no que ainda não fiz.”



“SÓ um sentido de invenção e uma necessidade intensa de criar levam o homem a revoltar-se, a descobrir e a descobrir-se com lucidez.”



“PINTAR é libertar-se, e isso é o essencial.”



“O MAIOR inimigo da criatividade é o bom senso.”



“QUE a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando.”



“UMA obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação. Ele tem de ser agarrado pelo pescoço e sacudido; é preciso torná-lo consciente do mundo em que vive, e, para isso, primeiro ele precisa ser arrancado deste mundo.”



“TODA criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido.”




[Ao analisar uma exposição de desenhos de crianças]

“QUANDO eu tinha essa idade sabia desenhar como Rafael, mas, precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças.”



“NÂO se pode fazer nada sem a solidão!”



“A QUALIDADE de um pintor depende da quantidade de passado que traz consigo.”



“TUDO o que você pode imaginar é real.”



“DESPERTA teus sentidos para que não percas tudo de belo e formoso que te cerca. Apaga o cinza de tua vida e acenda as cores que carregas dentro de ti.”



 “A ARTE limpa da nossa alma toda a poeira do dia a dia.”



“OUTROS viram o que era e perguntaram por quê. Eu vi o que poderia ser e perguntei por que não.”







PABLO Picasso foi tanto genial, quanto polêmico. Suas posições políticas e ideológicas contrastavam com as cores e profundidade de sua obra. Confira a seguir alguns pensamentos do artista, que, assim como suas obras, retratam seu modo único de enxergar o mundo:




Sobre o desenho

''O DESENHO não é uma brincadeira. É muito grave e misterioso o ato de que um traço possa representar um ser vivo. Não apenas sua imagem, mas, sobretudo, aquilo que ele representa, aquilo que ele realmente é. Que maravilha! Não seria isso mais surpreendente do que todas as prestidigitações e 'coincidências' do mundo?''



Sobre as gravuras

''VOCÊ não imagina o trabalho que tive para fazer isso, porque é preciso desenhar cada letra de trás para frente.''



Sobre a fotografia

''QUANDO vemos o que pode ser expresso pela foto, nos damos conta de que tudo aquilo não pode mais ser preocupação da pintura... Por que o artista insistiria em realizar aquilo que, com a ajuda da objetiva, pode ser tão bem feito? Seria uma loucura, não? A fotografia chegou na hora certa para liberar a pintura de qualquer literatura, anedota e arte do tema. Em todo caso, um certo aspecto do tema pertence, daqui por diante, ao campo da fotografia... Não deveriam os pintores aproveitar sua liberdade reconquistada para fazer outra coisa? Seria muito curioso fixar fotograficamente, não as etapas de um quadro, mas suas metamorfoses. Talvez percebêssemos por quais caminhos o cérebro envereda para a concretização de seus sonhos. Entretanto, é realmente muito curioso observar que, no fundo, o quadro não muda, que a visão inicial permanece quase intacta, apesar das aparências. Muitas vezes vejo uma luz e uma sombra que pus no meu quadro e empenho-me em quebrá-las, acrescentando uma cor que crie um efeito contrário. Quando essa obra é fotografada, percebo que aquilo que havia introduzido para corrigir minha primeira visão desaparece, e que, definitivamente, a imagem dada pela fotografia corresponde a minha primeira visão, antes das transformações trazidas contra minha vontade.''



Sobre a guerra

''EU NÃO pinto a guerra, por que não sou o tipo de pintor que, como um fotógrafo, vai à cata de um tema. Mas não há dúvida de que a guerra existe nos meus quadros.''



Sobre a arte

''E QUE tudo seja igual e que tudo seja outra coisa.''
''A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade.''



Sobre o artista e seu tema

''O ARTISTA não é tão livre quanto se poderia crer. Isso também é verdade para os retratos que fiz de Dora Maar. Para mim, é uma mulher que chora. Durante anos, pintei-a sobre formas torturadas, não por sadismo ou por prazer. Eu apenas seguia a visão que se me impunha. Era a realidade profunda de Dora. Sabe, um pintor tem limites, e nem sempre são aqueles que se imagina.''



Sobre o artista

''O QUE você acredita que é um artista? Um imbecil que só tem olhos se for pintor, ouvidos se for músico, ou uma lira em todos os andares do coração se for poeta? Muito pelo contrário, ele é ao mesmo tempo um ser estético, constantemente em alerta diante dos dilacerantes, ardentes ou doces acontecimentos do mundo, refletindo-os na forma como realiza sua obra. Como seria possível desinteressar-se dos outros homens? Graças a qual indolência, dissociar-se de uma vida que eles lhe trazem de modo tão abundante? Não, a pintura não é feita para decorar apartamentos. É um instrumento de guerra ofensivo e defensivo contra o inimigo.''



***






Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018



* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.