quarta-feira, 25 de abril de 2018

Martin Luther King, 1929-1968


Pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo.

"EU TENHO um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele." Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos, proferido no dia 28 de agosto de 1963, numa manifestação que reuniu milhares de pessoas pelo fim do preconceito e da discriminação racial.








“NÓS ficamos tão envolvidos e fascinados pelas tramas da televisão que nós achamos um pouco mais conveniente ficar em casa do que vir para a Igreja. Foi uma coisa inconsciente. Nós não pretendíamos fazer isto.”





“SE ALGUÉM varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha, como Shakespeare escrevia.”




“NÃO há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?”




  

“SE UM homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.”




“SUBA o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”




“A VERDADEIRA medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.”




“O PERDÃO é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício.”




“O QUE me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas.”




“NÓS não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais quem nós éramos.”







“EU TIVE muitas coisas que guardei em minhas mãos, e as perdi. Mas tudo o que eu guardei nas mãos de Deus, eu ainda possuo.”



“O COMUNISMO existe hoje por que o cristianismo não está sendo suficientemente cristão.”




“O MAIS perigoso tipo de ateísmo não é o ateísmo teórico, mas o ateísmo prático. Este é o mais perigoso tipo. E o mundo, e mesmo a igreja, está repleta de pessoas que prestam culto com os lábios em lugar de um culto com a vida.”




“LEMBREMO-NOS que no Universo há um grande e benigno poder, que é capaz de abrir caminho onde não há caminho.”




“TODA realidade depende de fundamentos morais. Em outras palavras, que este é um universo moral, e que há leis morais suportando o Universo tanto quanto leis físicas.”









“Eu também sou vítima de sonhos adiados,
de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso,
eu ainda tenho um sonho, porque a gente não
pode desistir da vida.”




“SE eu puder ajudar alguém a seguir adiante, alegrar alguém com uma canção, mostrar o caminho certo, cumprir meu dever como cristão que é divulgar a mensagem que Cristo deixou, então minha vida não terá sido em vão.”   
(do último discurso de Martin Luther King)




“TODAS as pessoas estão presas numa mesma teia inescapável de mutualidades, entrelaçadas num único tecido do destino. O que quer que afete um diretamente, afeta a todos indiretamente. Eu nunca posso ser o que deveria ser até que você seja o que deve ser. E você nunca poderá ser o que deve ser até que eu seja o que devo ser.”




“ESTAMOS presos em uma peça de roupa inescapável de mutualidade; amarrado em um único tecido do destino. Enquanto houver pobreza no mundo, nenhum homem pode ser totalmente rico, mesmo se ele tenha um bilhão de dólares.”




“NOSSO Senhor tem escrito a promessa da ressurreição, não só em livros, mas em cada folha, em cada flor da primavera.”




“EU prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.”




“CHEGA um momento em que temos de tomar uma posição que não é nem segura, nem política, nem popular, mas que deve ser tomada porque a consciência lhe diz que isso está certo.”


  



“A ESCURIDÃO não pode expulsar a escuridão; apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar ódio; só o amor pode fazer isso.”




“NOSSAS vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam.”




“SE NÃO puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”




“A INJUSTIÇA em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar.”








“SEMPRE é hora de fazer o que é certo.”




“EU DECIDI ficar com amor. O ódio é um fardo muito grande para carregar.”



“NO FINAL, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.”




“A MAIS urgente pergunta a ser feita nesta vida é: o que fiz hoje pelos outros?”




***



Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.








Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.