quarta-feira, 28 de março de 2018

Vincent van Gogh, 1853-1890


Pintor pós-impressionista holandês. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de ciprestes, campos de trigo e girassóis.



“PROCURA compreender o que dizem os artistas nas suas obras-primas, os mestres sérios. Aí está Deus.”


“QUANDO sinto uma terrível necessidade de religião, saio à noite para pintar as estrelas.”


  



“ACHE BELO tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente.”


“OS PESCADORES sabem que o mar é perigoso e a tormenta terrível, mas este conhecimento não os impede de lançarem-se ao mar.”


“SE ESCUTAR uma voz dentro de você dizendo: 'Você não é um pintor', então pinte sem parar, de todos os modos possíveis, e aquela voz será silenciada.”





“VOCÊ sabe o que faz a prisão desaparecer? É cada afeição profunda, genuína. Ser amigos, irmãos, para amar, isso abre a prisão pelo seu poder soberano, o seu encanto poderoso. Alguém que não tem isso está desprovido de vida.”



“O QUE você quer? O que se passa no íntimo revela-se exteriormente? Fulano tem uma grande chama queimando em sua alma, e ninguém jamais vem nela se esquentar, e os transeuntes só percebem um pouquinho de fumaça no alto da chaminé e seguem então seu caminho. E agora, o que fazer? Sustentar esta chama interior, ter substância em si mesmo, esperar pacientemente e, no entanto, com quanta impaciência, esperar, dizia, a hora em que alguém desejará aproximar-se – e ficar? Que sei eu? Quem quer que acredite em Deus, que espere a hora, cedo ou tarde chegará.”


“O CORAÇÃO do homem é muito parecido com o mar, ele tem suas tempestades, suas marés e suas profundezas; ele tem suas pérolas também.”


“PENSO que não há nada mais artístico do que amar verdadeiramente as pessoas.”




“EU sonho minha pintura, e então eu pinto o meu sonho.”


 “AMOR sempre traz dificuldades, é verdade, mas o lado bom é que dá energia.”


***







Observação:



AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.