sexta-feira, 13 de maio de 2016

MÃE-CANOEIRA

Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, 8 de maio de 2016, Santos (São Paulo, Brasil)


Imagens: lfrangetto@gmail.com, (13) 99661-7785 (eventos em geral)


E QUEM DISSE que mães não remam? Que canoagem é prática esportiva destinada apenas a maridos e filhos?... Quem pensa assim tá bem enganado. Tem mãe pra caramba remando! Tem família inteira remando: mãe, pai, filhos... e até vovó, se querem saber! Todos ‘canoando’ na mesma sintonia! Tem até criança de três anos (o pai e a mãe sempre têm um jeito criativo de acomodá-la no barco).

Pulou dentro da canoa..., não tem essa de interessados até, ou além de, certa idade. Criança, pré-adolescente, jovem, remador de qualquer idade pratica esse esporte privilegiado, que a todos fascina. É só se aventurar a experimentar. E também não tem essa, não, de dificuldade de entrosamento entre novos e “mais antigos na vida”. É uma diversidade que motiva. Quando chega aluno novo, seja qual for a idade, não dá pra ele ficar sem-graça num canto... Vem logo um canoeiro puxar conversa com o novato, que se impressiona com o espírito de camaradagem da equipe.


E as mamães?... Pra quem desconhece, a canoagem atrai também muitas mulheres. E querem saber? A família delas fica muito feliz! Já imaginou mamãe chegando em casa toda empolgada e oferecendo abraços molhados e beijos com aroma de mar, contando suas aventuras? Que máximo. E olha que tem mãe com mais coragem de navegar que o próprio filho ou marido! “Mas mãe, só não deixa de usar colete salva-vidas, hein? E nada de remar com mar agitado, por favor! Tem gente te esperando...”

Nada a surpreender. Nada de mamãe fazer só o que papai gosta. Se papai não gosta, ele que descubra o que o satisfaz e não venha com essa de deixar mamãe frustrada. E olha que as novas mamães não curtem apenas canoas, elas já desfilam até em pranchas de ‘stand-up’! E adquiridas com o suor de seu próprio trabalho! Suor salgado como a água do mar. Agora olha só pra elas e observa a cara de felicidade. Quem não deseja ver mamãe feliz e realizada? Feliz e realizada com algo muito pessoal, algo que dependa única e exclusivamente dela para colocar em prática, que vai ao encontro de sua autorrealização. Há quem diga que canoagem é terapia, que o mar é propício para envolver completamente a mente, fazendo a pessoa desligar-se dos pensamentos indesejados!

Esta é uma mensagem exclusiva para as mamães, pelo seu especial segundo domingo de maio. Mamãe-canoeira é mamãe feliz, que chega sorrindo em casa, cansada, mas feliz. Mas não essa felicidade passageira, com que a gente costuma se iludir, comprando coisas e desejando mais, viajando e querendo mais..., em permanente insatisfação. Fome que não acaba! Trata-se da felicidade verdadeira, que não custa dinheiro, que só depende da vontade de simplificar a própria vida. Vontade de renunciar a vaidades estúpidas movidas pelo poder do dim-dim e optar pelo crescimento pessoal num outro sentido: o da autorrealização, a tão sonhada paz interior. Todo mundo já ouviu falar nisso, certo? Mas se costuma achar que ‘paz interior’ é coisa de ficção, coisa pra guru indiano. Que nada! É só observar com atenção à sua volta, pois muitos já experimentam esse estado de espírito. Não quero ser bairrista, mas há muitos canoeiros e canoeiras dentre eles. E não há como contê-lo, ele sempre extravasa.

É por isto tudo que, quando mamãe-canoeira chega feliz em casa, ela derrama a sua genuína felicidade na família. Porque pessoa genuinamente feliz não consegue ser egoísta: precisa compartilhar o seu estado de euforia, de alegria, porque senão explode. Pois não há como reter apenas para si mesmo algo tão abundante que a Natureza Divina concede generosamente a seus Filhos do Bem.

Mas as mamães são assim mesmo. Com canoa ou sem canoa, elas precisam estar sempre se doando intensamente a seus filhos. Deus as escolheu para criar na Terra as novas criaturas destinadas a mudar o Planeta, leve o tempo que for. E as novas criaturas dependem muito intensamente de suas mamães. Porque papais podem amar muito os filhos, mas eles também podem se afastar deles. Mamães não! Esta é uma Lei Universal. Porque o amor de mãe tem a ver com as Leis Divinas de preservação da espécie humana. E isto se aplica a filhos adotivos também, pois é possível aprender a ser mãe mesmo sem ter concebido; mulheres têm naturalmente essa vocação. Quem nunca presenciou uma tia cuidando como mãe de um sobrinho?... E a mamãe-canoeira multiplica isso pelo tamanho do mar.

Feliz Dia das Mães a todas as mamães-canoeiras e a todas as mamães de filhos-canoeiros. Certamente é um privilégio ter um membro da família praticando canoagem. Porque a canoagem permite o exercício da solidariedade, sincronicidade, humildade, generosidade, simplicidade... Então, se alguém tem um membro da família praticando canoagem é porque essa pessoa foge do convencional. Trata-se certamente de alguém muito especial e querido por muita gente.

Deus abençoe a todas as mamães deste Mundo.



·         Revisão do texto: Roberto da Graça Lopes e Márcia Navarro Cipólli. Obrigado, amigos, pelas valiosas sugestões! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.