segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Aprendendo a apreciar os outros...


“DEVEMOS saber que o melhor método para estabelecer a paz mundial em geral é a nossa própria paz mental. Devemos aprender também a apreciar os outros. Sem os outros não somos nada. Somos como uma célula no organismo do Universo, dependendo completamente de todos os seres vivos. É possível pensar: ‘onde olhamos só vemos a bondade dos outros’. Onde começa a paz neste mundo? Em nosso próprio coração. Sem a paz interior, a paz exterior é impossível. Eu posso ser feliz e fazer também os outros felizes! O que é felicidade? Buda diz: ‘Felicidade é uma mente serena e feliz’. Então o caminho é transformar a mente. É preciso aplicar mais esforço no coração. O nosso exemplo é algo essencial neste mundo. Precisamos de boas lições e boas intenções para realizar grandes mudanças: mais sabedoria, menos sofrimento, menos insatisfação. Uma mente virtuosa funciona como causa principal para experimentar a verdadeira felicidade. A sabedoria é sempre a causa da felicidade; ela nos conduz por caminhos corretos - nunca nos engana; não são palavras vazias, mas palavras reais. A sabedoria corta os obstáculos; ela é o maestro que levamos no coração - estando sempre conosco, protege-nos! Ensina o que temos de praticar e o que temos de abandonar. ‘Como estou eu? Na hora em que reflito, isso se reflete em minhas ações e, consequentemente, nos outros.’ É preciso então buscar refúgio, alguém que nos indique o caminho, alguém em quem confiamos. É preciso também receber bênçãos, algo intangível que tem um poder muito forte entre nós. E acumular méritos. Para onde queremos ir? A quem podemos beneficiar? Vamos aprender, portanto, a apreciar o Mundo. E tornar significativas as nossas liberdades!”


* Síntese de alguns dos ensinamentos transmitidos durante o Festival Brasileiro de Dharma da Nova Tradição Kadampa, Centro de Meditação Kadampa Brasil, Cabreúva (SP), 26 a 29/12/2014, do qual participei. Tom Simões


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.