quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

NATAL: CADÊ JESUS?

 Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, dezembro de 2014 


A PROPÓSITO, nessa busca desenfreada pelas compras, se alguém encontrar Jesus Cristo por aí, em alguma loja comercial, avise-me. É que é Natal! Mas Natal não se resume em bonitas decorações e presentes, pois sua essência é a lembrança do aniversário do nascimento Daquele que deu a vida por nós. Então, qual é mesmo o verdadeiro significado do Natal? É a celebração desse eterno ato de amor: Deus se transformando num ser humano na pessoa de Jesus Cristo. Portanto, vai ser mesmo difícil encontrar Jesus Cristo em alguma loja. Será mais fácil nos surpreendermos com Ele conversando com um morador em situação de rua ou em alguma instituição de caridade. Mas, infelizmente, raras pessoas terão oportunidade de experienciá-Lo no Natal!

Há algo que diz: “O Amor Crístico faz do espírito uma chama a iluminar em seu derredor, pois estabelece uma compreensão que abrange as dificuldades das pessoas, estendendo atenção e pensamento de amor e fraternidade. Infelizmente, a ignorância ainda serve de acolhedouro daqueles que não alcançaram as forças necessárias para se lançar nos mares abertos do bem”.



Feliz Natal a todos vocês, meus amigos! E se alguém desejar presentear-me, aqui vai uma sugestão: praticar uma ação generosa e lembrar de mim.  Jesus Cristo prometeu que estará nesse ato da sua generosidade, e vestido de Papai Noel! Desta vez faço questão de contar o número de presentes! 

4 comentários:

  1. “POR QUE o corpo de Cristo em sofrimento, sua face distorcida em agonia e seu corpo sangrando com numerosos ferimentos, é uma imagem tão significativa na consciência coletiva da humanidade? Milhões de pessoas, sobretudo na época medieval, não teriam tido uma afinidade tão profunda com ele, caso alguma coisa dentro delas mesmas não estivesse em consonância com essa imagem, se elas não a tivessem inconscientemente reconhecido como uma representação exterior da sua própria realidade interior – o corpo de dor. As pessoas ainda não estavam conscientes o bastante para reconhecê-lo dentro de si mesmas, porém era o começo da sua tomada de consciência em relação a ele. Cristo pode ser considerado o arquétipo humano, incorporando tanto o sofrimento quanto a possibilidade de transcendência.”

    * fonte: Eckhart Tolle, pesquisador da Universidade de Cambridge, ‘Um Novo Mundo – O Despertar de uma Nova Consciência’

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, quando a individualidade transcende para a coletividade, Jesus se apresenta como nosso melhor modelo e guia. Parabéns Tom e que este espírito possa inundar a sua vida e de seus familiares. Feliz Natal!!!!

    ResponderExcluir
  3. “[...] NÃO É todo mundo que nasce ou precisa nascer com uma célula de irmã Dulce e vai sair de casa para dar panetone para presidiários, vai oferecer peru para haitiano refugiado em paróquia da periferia. O problema é que há demandas complexas, pesadas e insanas em demasia e almas caridosas em falta. Por essa razão, é, sim, um alento e são, sim, vibrantes as gigantescas correntes solidárias que se formam durante o período de festas e que muitos veem como oportunismo, como uma tentativa de limpar a consciência de quem fez questão de botar os olhos para correr das feiuras humanas ao longo dos meses. [...] Fazer uma vez por ano é melhor do que não fazer nunca e é oportunidade para reconhecer que, de tanto não querer saber, um dia pode-se também entrar para o clube dos relegados.”

    * fonte: Jairo Marques, ‘Coisas que você não quer saber’, Folha de S.Paulo, 17/12/2014

    ResponderExcluir
  4. Jesus está mais presente do que se pensa em grande parte da população.É pena que ainda não conseguiu incorporar os PODERES.Eis um belo exemplo :
    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/12/1563900-ha-46-anos-na-uti-paciente-cria-desenho-animado-assista.shtml

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.