segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tragédia no Atlântico

Acidente com o Airbus da Air France ocorreu no domingo, 31 de maio, com 228 pessoas a bordo. Ele decolou da capital fluminense com destino a Paris e caiu no Atlântico.

“Nas TVs e jornais não há cenas de choro nem demonstrações de desespero pela perda de entes queridos no voo AF 447. Por determinação da Justiça, os nomes das vítimas são mantidos em sigilo, a menos que haja autorização expressa da família, o que não ocorreu”, escreve Marcelo Ninio, enviado especial a Paris, no artigo “Franceses vivem sua dor em reclusão” (Folha de S.Paulo, 7/6/2009).


Segundo o artigo, “Na França, a dor é privada, mesmo quando a tragédia é pública e mexe com a emoção coletiva. Para os franceses, a reclusão e o silêncio nos momentos de sofrimento são reflexo condicionado de uma cultura que preza a discrição como forma de homenagem à memória dos mortos”.

É preciso acolher em silêncio


“De acordo com o psiquiatra José Toufic Thomé, coordenador da comissão técnica de intervenção em desastres e catástrofes da Associação Brasileira de Psiquiatria, a dificuldade em encontrar os corpos dos passageiros torna mais árduo o processo de luto dos familiares”, relata Mariana Barros (no artigo, “Ter o corpo ajuda a encarar a perda”, afirma psiquiatra, Folha de S.Paulo, 7/6/2009).

O psiquiatra revela que “Nos primeiros momentos de uma situação traumática, há um colapso no emocional. Perde-se o rumo, a noção de si mesmo. Não se deve obrigar a falar sobre o assunto, pelo contrário. É preciso acolher, dar um abraço, estar junto, pegar na mão”.

“Toda vez que você não pode enterrar o seu ente querido, de alguma forma ele não morre. Ter o corpo faz com que meu emocional realize a perda. Se não encontro, fico ligado à esperança de um dia encontrar. Se os corpos não forem localizados, as pessoas precisarão de apoio emocional, algumas de tratamento”, explica José Thomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.