terça-feira, 23 de março de 2010

Projeto felicidade

Foto: Marilena Rodrigues, http://photopoetica1.zip.net
Li na revista “Vida Simples”, abril 2010, cuja assinatura ganhei de presente de minha filha. Bons exemplos têm mais é que serem compartilhados.
 
O artigo “Projeto felicidade” cita que, certo dia, dentro de um ônibus, a advogada americana Gretchen Rubin teve uma luz: depois de viver um período difícil, percebeu que o tempo estava passando rápido e ela não estava focando sua vida no que deveria ser prioridade: ser feliz, independentemente de qualquer coisa.
 
Foi então que Gretchen resolveu se dedicar ao “projeto felicidade”, www.happiness-project.com Por um período, fez tudo aquilo que os livros, revistas, pesquisas e mestres pregavam como os verdadeiros criadores de felicidade. Das ideias de Plutarco e pensamentos de Buda aos preceitos mais populares da autoajuda. E resolveu relatar em seu blog, com rigor de cientista, aquilo que funcionava (ou não) para ela.
 
Durante a experiência, limpou os armários, escreveu um romance, cantou durante as manhãs e parou de implicar (tanto) com o marido. Mas, no fim das contas, Gretchen descobriu que a receita da felicidade era diferente do que algumas máximas pregavam:
 
“As pessoas evitam os sentimentos ruins achando que isso traz felicidade ou se concentram apenas nas grandes mudanças e se esquecem de que as transformações de hábitos corriqueiros é que são gratificantes. A felicidade está justamente naquilo que a gente subestima ou ignora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.