sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Não leia, se não quiser mudar a sua visão acanhada da Vida.

Li há muito tempo “365 Mensagens de Sabedoria e Compaixão”, que contém citações selecionadas de escritos de Dalai-Lama. É dessa obra que selecionei algumas mensagens que levam à reflexão e podem contribuir positivamente para a mudança de nossas atitudes habituais.
 


Tudo o que fazemos produz efeito, algum impacto. Diz o Mestre Dalai-Lama que, se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Essas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Desse ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Quando a gente se empenha em satisfazer as necessidades dos outros, nossas próprias necessidades são satisfeitas em decorrência.     


Cada um de nós tende a ser condescendente consigo mesmo. Olhamos para nós mesmos com benevolência. Se alguma coisa de ruim acontece conosco, sempre temos a propensão de atribuir a culpa aos outros, ao destino, ao diabo ou a Deus. Nós nos recusamos a penetrar em nosso interior, ensina Buda.  


Dalai-Lama observa que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. 


Ele diz: Faça o melhor que puder e faça-o de acordo com seu padrão interior próprio (ou consciência, se assim preferir), não para o conhecimento e avaliação de seus atos pela sociedade. ‘Fazer o melhor’ é apenas uma frase de poucas palavras, mas significa que, em todas as ocasiões de nossa vida diária, precisamos manter nossa mente sob controle para mais tarde não nos arrependermos de nossos erros, mesmo que os outros nada saibam a respeito. Agindo assim, estaremos fazendo o melhor. 


Se as pessoas em todos os lugares não tiverem condições de buscar a felicidade que instintivamente desejam, sua insatisfação criará problemas para as demais. A menos que seja possível estabelecer um clima de verdadeira cooperação – cooperação esta que não pode ser obtida através de ameaças ou força, mas de uma compreensão sincera -, a vida na Terra tornar-se-á cada vez mais difícil. A paz virá se conseguirmos satisfazer o coração das pessoas 


Devemos procurar não nos zangar quando os outros nos insultarem. Ser paciente não é fácil. Requer uma enorme concentração. Mas o resultado a que chegaremos por ter suportado essas dificuldades será sublime – um motivo para nos sentirmos felizes! 


A mente pode e deve transformar-se para melhor. Pode livrar-se das impurezas que a contaminam e se elevar ao nível mais elevado.Todos começamos com as mesmas aptidões, mas algumas pessoas as desenvolvem, outras não. Nós nos acostumamos com facilidade à preguiça da mente, sobretudo porque muitas vezes essa preguiça se esconde sob a aparência de atividade: corremos de um lado para outro, fazemos cálculos e damos telefonemas. No entanto, tudo isso ocupa apenas os níveis mais toscos e elementares da mente. E oculta o que existe de essencial em nós. 


A origem das perturbações da mente é, na realidade, a falta de conhecimentos, que nos impede de compreender a verdadeira natureza das coisas. Exercemos o controle da mente purificando a noção equivocada que fazemos da realidade. 


Religiões


A origem latina da palavra “religião” está associada ao conceito de “ligar outra vez”. De que maneira esse conceito poderia ser utilizado como termo comum a nossos diversos ensinamentos religiosos? 


Uma das razões pelas quais se busca a religião é a constatação de que o puro progresso material não proporciona prazer ou satisfação duradouros. Na verdade, quanto mais progredimos materialmente, mais somos obrigados a conviver com um medo constante. 


Se considerarmos as religiões mais importantes do mundo sob uma perspectiva mais ampla, descobriremos que todas elas visam ajudar o homem a alcançar uma felicidade duradoura. E todas, na opinião de Dalai-Lama, são capazes de proporcionar tal coisa. Nessas circunstâncias, é ao mesmo tempo desejável e útil que haja uma grande variedade de religiões promovendo os mesmos valores básicos. 


A unidade entre as religiões não é uma coisa impossível. É possível e especialmente importante nas atuais condições mundiais. O respeito mútuo traria benefícios para todos os crentes. 


Pela prática de ações corretas em sua vida diária – incluindo o amor, gratidão, compaixão, comunhão, doação, tolerância, humildade... -, o homem cumpre de fato a meta de toda religião, qualquer que seja ela ou qualquer que seja o seu nome. 


DE UMA COISA NÃO SE PODE DUVIDAR: A POSSIBILIDADE DE UMA QUALIDADE ESTÁ DENTRO DE NÓS. CHAMA-SE PRAJNA. PODEMOS NEGAR TUDO, EXCETO O FATO DE QUE TEMOS A POSSIBILIDADE DE SER MELHOR. PENSEM NISTO, ORIENTA DALAI-LAMA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.