quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Jovens deverão dominar e transformar os EUA, prevê estudioso canadense

O aumento do voto jovem foi crucial para o sucesso de Barack Obama, diz o estudioso canadense Don Tapscott (61), pioneiro no estudo da "geração digital". Mas os jovens fizeram mais do que apenas votar em Obama. Eles entraram para a política, mas no seu tipo de militância política. Usam Facebook para compartilhar informação, levantar dinheiro e organizar comícios num ritmo fenomenal.


O escritor, acadêmico e executivo Don Tapscott foi entrevistado por Sérgio Dávila, em Washington (Folha de S.Paulo, "Obama é o primeiro presidente digital", 26/1/2009), cuja entrevista está abaixo sintetizada por mim.


Em 1996, quando a internet engatinhava, o canadense Tapscott detectou um fenônemo, escreve Sérgio Dávila. Era o que ele chama de "geração digital", pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de 80, para quem os avanços tecnológicos são realidade, não conquista.

******

... "Obama é o primeiro presidente digital. Esta eleição marca o nascimento de uma força política irresistível que vai dominar e transformar os EUA.

Os jovens usam YouTube, que ainda estava em sua infância em 2004, para alcançar milhões de eleitores via vídeo e música. Suas mensagens no Twitter transformaram o ciclo noticioso.

Em 2015, quando todos eles tiverem idade para votar, serão um terço do eleitorado. Têm na ponta dos dedos a internet, a ferramenta mais poderosa para informar, organizar e mobilizar. Além disso, sabem usá-la efetivamente, ao tomar a iniciativa e se comunicar diretamente entre eles para organizar atividades, em vez de esperar passivamente por notícias eleitorais vindas dos QGs de campanha.

Essa faixa etária de público não aceitará um tipo de governo tradicional e será excepcionalmente exigente. Vai querer se envolver no ato de governar, ao contribuir com ideias antes que as decisões sejam tomadas. Também vai insistir na integridade dos políticos eleitos; se esses disserem uma coisa e fizerem outra, eles usarão suas ferramentas digitais para checar e espalhar o que descobrirem.

Os jovens de hoje são a primeira geração a amadurecer na era digital. Essas crianças foram banhadas em bits. Diferentemente de seus pais, elas não temem as novas tecnologias, pois não são tecnologia para elas, mas realidade. Don Tapscott os chama de ‘geração net’. Sua chegada está causando um salto geracional – eles estão superando os pais na corrida pela informação. Pela primeira vez, os jovens, e não seus pais, são as autoridades numa inovação central da sociedade.

Essa geração está tomando os locais de trabalho, o mercado e cada nicho da sociedade, no mundo todo. Está trazendo sua força demográfica, seus conhecimentos de mídia, seu poder de compra, seus novos modelos de colaboração e de paternidade, empreendedorismo e poder político. Eles são ‘multitarefeiros’, realizam várias atividades ao mesmo tempo. Para eles, e-mail é antiguidade. Eles usam telefone para mandar textos, navegar na internet, achar o caminho, tirar fotos e fazer vídeo – e colaborar.
O adulto típico de meia-idade de hoje cresceu assistindo a cerca de 22 horas de TV por semana.
Mas só assistia. Quando a ‘geração net’ vê TV, trata-a como música ambiente, enquanto busca informação, joga games e conversa com os amigos on-line.

Os ‘digitais’ representam um desafio para todas as instituições. Para o governo, são desafio como consumidores dos serviços, mas também como cidadãos que querem se envolver no processo democrático. Como consumidores, são muito mais exigentes que seus pais e estão acostumados a um serviço personalizado e rápido. Como empregados, seu instinto contraria práticas tradicionais do ambiente de trabalho."

‘Digitais’ formam exército ‘Obama 2.0’
 
... "Quando Don Tapscott chama Barack Obama de primeiro presidente digital, o estudioso canadense não está usando apenas uma ‘frase de efeito’.

Até a conclusão do referido artigo da Folha, cerca de meio milhão de pessoas havia assistido no YouTube ao programa semanal de Barack Obama de sábado, sua estreia como presidente americano. É o primeiro pronunciamento do tipo, posto simultaneamente no endereço oficial do governo americano e o no site para compartilhar vídeos.

Depois de muita luta, o democrata conseguiu levar seu celular multitarefa para a Casa Branca, feito inédito. O aparelho, um Black-Berry, está sendo adaptado para seguir as normas de segurança do governo, e as mensagens serão recebidas e enviadas para uma lista autorizada.

De qualquer maneira, como disse o próprio Obama, será uma maneira de furar a ‘bolha’ em que o líder é colocado tão logo faz o juramento. A equipe que chega ao poder com ele também faz seus furos na redoma oficial. Mais da metade dos funcionários que Obama leva para a Casa Branca e o prédio executivo anexo são mais novos que o presidente, aos 47 o quarto mais jovem da história."...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.