Foto: http://www.fotolog.com.br/fleshbeckcrew |
Ao enfrentar o trânsito caótico da capital paulista, não me canso de olhar a arte dos grafiteiros. É uma arte que me fascina, sobretudo pela engenhosidade desses artistas. Essas obras de arte nos muros da cidade amenizam, ainda que algumas vezes indiretamente, o desconforto de motoristas e passageiros que enfrentam diariamente o congestionamento nas grandes avenidas da cidade de São Paulo.
Arte celebrada
“Foi o talento de jovens que insistiram em colorir os muros da cidade, à revelia de tudo e de todos, que colocou São Paulo no mapa da arte de rua. Hoje, nas ruas ou nos museus, a capital paulista é referência mundial quando o assunto é arte urbana”, escreve Fernanda Mena, em seu artigo “São Paulo ganha bienal de grafites e de pichações a partir de 2010”, publicado na Folha de S.Paulo, “Ilustrada”, de 5 de dezembro de 2009.
Segundo Fernanda, o sucesso desta arte ganha agora um novo capítulo com o projeto da 1ª. Bienal Internacional de Arte de Rua de São Paulo (BIAR), prevista para acontecer no segundo semestre de 2010. “O evento deve reunir sobre um mesmo ‘slogan’ – arte de rua – as várias linguagens estéticas: o grafite, o ‘pixo’, os ‘stickers’ (adesivos) e o lambe-lambe (*). A ideia é instituir no calendário cultural da cidade uma grande mostra que celebre essa produção contemporânea periodicamente”.
Fernanda explica também que a BIAR pretende explorar a história do grafite e expor painéis, instalações e vídeos no prédio que sediará o MAC (Museu de Arte Contemporânea) no Ibirapuera (antigo Detran). “Ao mesmo tempo, o evento quer pulverizar trabalhos de artistas do Brasil e do mundo pela cidade, do centro às periferias de São Paulo”.
Sou fã incondicional desses artistas que fazem tão bem para toda a população, ao emoldurar com suas intervenções artísticas a paisagem das grandes metrópoles.
___________
(*) espécie de fotos ou cartazes colados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.