sábado, 19 de fevereiro de 2011

CORRIDA PARA INICIANTES

http://pelejasemanal.blogspot.com/
A caminhada é, certamente, um bom começo, mas deve-se buscar sempre, gradativamente, a superação do esforço físico. A partir da caminhada lenta pode-se passar, aos poucos, a uma caminhada mais acelerada, inserindo-se alongamentos antes e depois da atividade física.

O passo a seguir é começar a se preparar para a corrida. Isto se consegue lentamente, correndo-se a princípio o que o corpo é capaz de suportar. Claro que é fundamental exigir do corpo sempre um pouco mais do que se acredita ser ele capaz de responder. Há nisto, certamente, um forte componente emocional, que pode desestimular o progresso do exercício físico. É normal a pessoa achar-se incapaz de superar o seu limite físico, sendo importante a sua determinação para ultrapassar barreiras. Vencer obstáculos é uma questão de condicionamento físico. E isto só se consegue com treinamento de, no mínimo, três a quatro vezes por semana.


Quando comecei a correr, acho que em 2002, aos 54 anos, em um percurso de poucos metros fiquei com a “língua para fora”. Guilherme, meu filho, estava comigo. Só corri porque estava com ele e porque já era noite, pois sozinho sentia-me inibido. E isto é uma característica de muitos iniciantes no esporte. A pessoa se sente sem graça, achando que todos a observam. Ela teme se passar por ridícula. Pura bobagem. É apenas uma questão de se lançar ao desafio. No início, o andar pode ser a trote, alternado com caminhadas mais rápidas. Já nos primeiros dias vai surgindo o prazer, a confiança e o desejo de superação gradativa. Portanto, é só começar o quanto antes o investimento pessoal no campo da atividade física para aumentar a autoestima, melhorar a qualidade de vida e, com certeza, se transformar em uma pessoa mais feliz.

Outro resultado a se obter com a prática do esporte é o controle da alimentação. O esportista, ao perceber o progresso de seu desempenho físico, acaba naturalmente por selecionar a sua alimentação, evitando sobretudo gorduras, doces em excesso e bebidas alcoólicas, e inserindo muitas frutas e verduras em seu cardápio. Outro hábito que ele acaba adquirindo é o aumento das horas de sono. O praticante de esporte sabe que qualquer horinha a mais de sono reparador repercute em seu condicionamento físico.

A semente da vitória

Li, em 2003, “A semente da vitória”, escrito por Nuno Cobra. Uma leitura obrigatória para quem busca o melhor condicionamento físico e o equilíbrio das emoções. De forma didática, Nuno traz importantes conceitos sobre o corpo que levam a uma possível transformação do indivíduo.

“Quando alguém muda o corpo, muda também sua cabeça e suas emoções”, revela o autor. Para ele, quando a pessoa se desenvolve como um todo a partir do corpo, ganhando nova estrutura, gera autoestima e consciência de sua capacidade de conquista, amplia suas possibilidades de realização. “A partir daí cria também uma modelagem mental de sucesso. Assim vence o bombardeio de todas as negatividades e resgata o seu poder espiritual”.

Cooper corre atrás da juventude

“Se uma pessoa sente dores e falta de ar ou demora muito tempo para se recuperar de uma atividade física, ela está ultrapassando seus limites”, diz o famoso médico norteamericano Kenneth H. Cooper. O caderno “Equilíbrio” da Folha de S. Paulo de 14 de fevereiro de 2002 aborda o assunto no artigo “Cooper corre atrás da juventude”.

Para Cooper, “descobrimos que pessoas que praticam atividades físicas diariamente são menos deprimidas e menos hipocondríacas e têm autoestima mais elevada e atitude mais positiva em relação à vida. O mais importante é que elas reclamam menos. Quando pessoas sedentárias envelhecem, as dores que surgem são muito mais intensas”.

Segundo o artigo da Folha, Cooper diz conhecer pessoas entre 35 e 45 anos que estão hoje em melhor forma do que estavam quando tinham 20, principalmente se eram sedentárias naquela idade. Pessoas entre 40 e 50 anos podem recuperar a força da juventude. “Não estou dizendo que serão como eram, estou dizendo que conseguirão reduzir o processo de envelhecimento desde que eliminem três coisas: o cigarro, o sedentarismo e a obesidade. Estar em forma não é um destino, mas uma jornada. O corpo não perde a força porque a pessoa está envelhecendo, mas porque ela está se exercitando menos. Por isso é possível alguém com até 80 anos, acompanhado por um especialista, aumentar a massa muscular com exercícios específicos. Em mulheres, dá para aumentar a densidade óssea e interromper o processo de osteoporose, praticando exercícios com peso e aumentando o consumo de cálcio”, explica o médico.

Advertência

Copper faz uma advertência importante a quem já pratica algum tipo de atividade física. É que, ao final do exercício, há danos nos músculos, que podem deixar certas regiões do corpo doloridas. O pico de dor ocorre entre 24 e 36 horas após a atividade. Essa é uma resposta normal.  A situação é outra se a dor persistir por 48 a 72 horas após o exercício. E se a dor for no peito e ocorrer só quando a pessoa estiver se exercitando, então ela tem angina, uma doença cardíaca. Nesse caso, procurar um médico imediatamente.

_____________
Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.