domingo, 24 de agosto de 2008

Consciência é a resposta

Título da obra de Robert Happé, ed. Talento, sintetizada por Tom Simões, http://tomsimoes.criarumblog.com, fevereiro 2008      

Não viemos a este mundo para sobreviver, ou levar uma vida medíocre, mas, sim, para evoluir e realizar juntos a tarefa de elevar o padrão de vida de todos. Quando um número maior de nós assumirmos compromisso com a mudança, transmutando o fantasma do medo, estaremos criando condições para resolver, em conjunto, problemas e dificuldades do mundo em que vivemos.  
   

Todos nós fomos programados para compreender a vida através da mente racional. Quando, porém, olhamos para nosso mundo, podemos ver claramente que esse enfoque exclusivo nela não nos garantiu um desempenho muito satisfatório.     

Nossa história é a história da expansão da consciência. Precisamos estudar a jornada que empreendemos e aprender a partir dela. A razão pela qual a maioria das pessoas não consegue entender os outros está ligada à falta de compreensão delas mesmas.     

Crise espiritual e ecológica     

O “novo” indica que algo é substancialmente diferente; assim, deixar o velho e mudar para o novo equipara-se aos antigos alquimistas buscando transformar chumbo em ouro. Hoje, porém, não falamos em metais, mas em consciência e compreensão: quando elevamos nossa consciência e ganhamos compreensão, a transformação que ocorre dentro de nós é tão substantiva como a transformação que o processo alquímico sugere.     

Estamos vivendo um tempo entusiástico, no qual existem muitas oportunidades para o entendimento. Nos tempos antigos, tínhamos que nos apoiar nas crenças e nos tornarmos apenas seguidores; agora, no entanto, precisamos aprender a seguir nossa própria orientação interior para adquirir confiança no nosso próprio conhecimento, em vez de buscá-lo fora de nós.     

Milhões de pessoas no nosso globo estão se tornando conscientes de que estamos vivendo uma crise espiritual e ecológica. Uma reflete a outra. Como não fomos ensinados sobre o amor, não temos acesso ao amor que habita nosso eu interior; passamos então a desonrar a terra, os oceanos, os rios e os lagos, contaminando a atmosfera com gases venenosos, demonstrando pouco, ou nenhum amor pelas coisas vivas. Nossa falta de equilíbrio e de acesso ao divino está refletida em toda parte; os danos que causamos na Terra se constituem num dos espelhos mais expressivos desse fato.     

Umas das Leis Cósmicas mais importantes é o conhecimento de que todo ser vivo possui a força e o poder de magnetizar para si tudo o que é necessário para o seu desenvolvimento e crescimento. Essa é uma Lei que merece toda atenção, porque significa que qualquer situação ou pessoa que encontramos, somos nós que atraímos, em função da necessidade dessa experiência para nosso próprio desenvolvimento.     

Integração significa equilibrar as polaridades da experiência, encarar a situação e se permitir ser guiado pela intuição. Então, ao invés de fugir ou negar algo que esteja acontecendo, simplesmente observe e se pergunte: ‘como posso lidar com essa situação?’, colocando-se disponível para ouvir os ensinamentos que vêm de dentro de você. Desligue-se do processo analítico por um momento e sinta cada aspecto da situação – a partir da intuição, você receberá informações sobre como agir. Nossa intuição tem acesso à nossa verdade interior, que é nossa luz, e ao nosso banco de dados.     

Fluxo da energia     

A substância básica do nosso Universo é energia. Ela está sempre se movendo de um pólo a outro, num movimento constante de alternância que perfaz o fluxo ao longo do símbolo do infinito – representado pela figura do oito na horizontal.     

A energia move-se continuamente entre os aspectos positivos e negativos da experiência. Assim, quando ficamos fixados em um pólo, a falta de movimento, por si só, causa muito desconforto.     

O movimento é fundamental para o nosso desenvolvimento. Somente quando você pára de se movimentar é que sente medo. Você, então, absorve-o para dentro de seu corpo, que se torna rígido e, eventualmente, até adoece.     

Meditar é, lentamente, recolher-se e escutar o som da paz interior, conectando-se pacificamente com tudo, unindo-se a tudo, tornando-se um com todos.     

Precisamos das experiências que atraímos     

Quando aceitamos a vida como ela vem e respondemos de uma forma harmoniosa com a Lei do Amor, tudo muda conforme essa nova direção.      

Estamos entrando numa nova freqüência que nos instiga a acordar para quem somos nós e a descobrir nosso verdadeiro propósito; de alguma forma, a pergunta sobre a razão de estarmos aqui se faz presente em todos nós.     

As novas energias convidam-nos a tentar desfrutar a vida, em vez de vivermos no caos de nossos dramas e conflitos cotidianos. As novas energias nos estimulam a criar um estilo de vida diferente, a enxergar beleza em tudo. Tocados pelas novas energias, nossa memória é reativada e começamos a olhar à nossa volta com um novo olhar, a buscar maneiras de nos tornarmos úteis.     

Ao nos tornarmos mais sábios, tornamo-nos também mais simples, até o dia em que passamos a perceber conscientemente a amplitude do nosso próprio saber, não mais turvado pelo que os outros dizem.      

Contudo, muito trabalho ainda tem que ser feito. Informações precisam ser compartilhadas, de tal modo que mais pessoas possam contatar o conhecimento dentro delas mesmas e se tornarem úteis neste fantástico processo de transformação. 
    
No momento da criação, foram dadas a cada um de nós qualidades preciosas: amor, compaixão, sabedoria, coragem, espontaneidade, imaginação criadora... Precisamos praticar esse poder nas experiências que vêm ao nosso encontro em nosso caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.