sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cada um por si e Deus por todos?

Rudolf Steiner (www.a-ama.com.pt)
Acabo de ler “Economia e Sociedade à Luz da Ciência Espiritual”, de Rudolf Steiner, tradução de Marco Bertalot. Steiner nasceu na Áustria, em 1861 e morreu em 1925. 

Steiner diz: “O bem (neste contexto entendido também como saúde, bem-estar, harmonia etc.) de uma integralidade formada por pessoas que trabalham em conjunto será tanto maior quanto menos o indivíduo exigir para si os resultados de seu trabalho, ou seja, quanto mais ele ceder esses resultados a seus colaboradores, e quanto mais suas necessidades forem satisfeitas não por seu próprio trabalho, mas pelo dos demais”. 


Ou seja: o bem-estar humano é tanto maior quanto menor é o egoísmo.


Para Steiner, filósofo e educador, “A única coisa capaz de ajudar é uma cosmovisão espiritual que por si mesma, pelo que tem a oferecer, se introduza nos pensamentos, nos sentimentos e na vontade, ou seja, na alma humana como um todo”.


As condições em que vivemos são criadas por nossos semelhantes; e nunca seremos capazes de criá-las melhor se não partirmos de pensamentos, atitudes e sentimentos diferentes do que eles tiveram, escreve o filósofo. Ele revela que, hoje em dia, poucas pessoas têm essa disposição, mas também é verdade que o raio de atuação da verdadeira Ciência Espiritual se amplia cada vez mais. E à medida que isso ocorre, as pessoas poderão encontrar o que é adequado ao progresso social. 


Disto não se pode duvidar, admite Steiner, pois até hoje aparentemente nenhuma concepção de mundo trouxe felicidade aos homens. 


As concepções de mundo que existiram até hoje eram acessíveis apenas a certos grupos de pessoas. Por outro lado, no entanto, o bem que até hoje se fez parece dever-se somente a tais concepções. O bem de todos só poderá resultar de uma cosmovisão que possa impregnar as almas, inflamando-lhes a vida interior, escreve o filósofo.


Portanto, individualmente, o que cada um pode fazer é atuar altruisticamente em sua área, o que sempre é possível, por mais insignificante ou influente que seja a posição social ocupada pelo indivíduo. O egoísmo puxa o indivíduo e muito do que o rodeia para o centro de seu próprio ser, drena avidamente recursos do meio e dificulta a expansão criativa do social. Seres egoicos podem levar à inanição outros que teriam muito a contribuir para a comunidade. 


Então, colocar o bem social no foco de nossas ações é o desafio, já apontado por Steiner no primeiro quarto do século passado, a que se deve estar atento. O passar do comportamento egoísta para o altruísta transformará a questão inicial na máxima “cada um por todos e Deus em cada um”.
 

Ciência Espiritual

Rudolf Steiner foi fundador da Antroposofia, por ele denominada uma ciência espiritual, que originou vários aplicativos práticos para benefício da sociedade, como a Pedagogia Waldorf, a Medicina Antroposófica e a Agricultura Biodinâmica, dentre muitos outros. 

Segundo Valdemar W. Setzer, a Antroposofia, do grego "conhecimento do ser humano", pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como, a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana. O site www.sab.org.br dá uma idéia dessas áreas e da abrangência da Antroposofia.

Segundo a Wikipédia, a Antroposofia foi considerada por seu fundador uma Ciência Espiritual porque seus resultados podem ser verificados por qualquer um que se dispuser a se preparar por meio do trabalho interior. Trata-se, por isso, de um conhecimento exato possível de ser acessado pelo pensar, desde que este seja desenvolvido para tal pelo trabalho diário (exercício de concentração, revisão da memória, ação pura, percepção pura etc.).

___________
(*) Com a colaboração de Roberto da Graça Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.