quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Blogueiros copiam textos e ignoram necessidade de citar as fontes

Tenho observado, na maioria dos blogs, que os seus editores não se preocupam com a adequada citação das fontes. Como jornalista especializado em “divulgação científica”, convivo com o rigor da referência bibliográfica, ou seja, a obrigatoriedade da menção ao autor que produz o conhecimento.

Não raramente, ao pesquisar determinado assunto no Google, por exemplo, defronto-me com várias páginas em que o assunto é abordado sem as devidas referências que me permitiriam mergulhos mais profundos. 



Em meu blog, http://tomsimoes.criarumblog.com (**), na reprodução, tanto de trechos de outros autores aos textos que produzo, quanto de textos em sua totalidade que seleciono, cuido sempre de mencionar os autores e o respectivo veículo de divulgação, este grifado em negrito.


Tal procedimento rigoroso passa não apenas pela confiança que o internauta deposita no blog que acessa, mas também pelo respeito ao autor e a sua criação original (o produtor do conhecimento e sua criatura).


Por outro lado, é preciso ainda maior rigor dos blogueiros com a reprodução de textos. Costumo defrontar-me, em diferentes blogs, com variações, talvez involuntárias, de um mesmo texto. Alguns acrescentam idéias ao texto original, outros o mutilam ou subvertem. 


De textos de origem desconhecida e versões múltiplas, que, sem a devida responsabilidade são inseridos na rede, alimenta-se a fama, em parte merecida, de a internet ser um espaço às vezes de pouca credibilidade. Um prejuízo à imagem de um dos mais potentes instrumentos de democratização/facilitação do conhecimento.  

__________
 
(*) Também editor do site: www.pesca.sp.gov.br, com finalidades científicas.


(**) Alicerçado no “Jornalismo Formativo”, este blog tem a missão de levar leitores à auto-reflexão e mudança gradativa positiva de mentalidade, visando à participação individual ativa na construção de um mundo melhor. Ou seja, “O que busco hoje, diariamente, para me tornar uma pessoa melhor?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.