quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Blog: cada vez mais popular, precisa de tema central e conteúdo próprio

A Folha de S.Paulo (caderno "Folhateen"), de 19 de janeiro, abordou a atual importância dos blogs. O artigo "Blogs obrigatórios" é de autoria da jornalista Marina Fuentes. Marina diz que aquela idéia de que blogs são espaços democráticos onde cada um escreve o que bem entende está cada vez mais distante.


Esses instrumentos de comunicação não são apenas analisados durante um processo de seleção para estágio ou trabalho como também são obrigatórios. Pelo menos quando se trata do mercado de comunicação, literatura e arte, conta a jornalista.


O blog já é fundamental em algumas contratações. Dá para avaliar o texto da pessoa, como ela desenvolve idéias, de quais temas ela gosta e como ela reage a algumas situações, como a críticas e a ataques nos comentários. A ferramenta é uma mistura de currículo com dinâmica de grupo; a pessoa mostra como realmente é, orienta Marina.

O artigo descreve oito passos fundamentais para o sucesso do blog:

1 – Escolha um tema central e não fuja muito do assunto. Blog de "variedades" ou muito pessoal não fazem bem o papel de vitrine.

2 – Tente se destacar de alguma forma. Produzir conteúdo próprio em vez de ficar só no "crtl C" "crtl V" é fundamental.

3 – Informalidade, gírias e bom humor são bem vistos. Já palavrões, brigas em comentários e erros de português queimam o filme.

4 – Divulgue sempre seu blog: mande aviso a amigos sobre novas postagens, coloque o link em todas as comunidades das quais faz parte e no seu nick do Messenger.

5 – Coloque links de sites interessantes e de comunidades de blogueiros profissionais. Isso mostra que você está empenhado e comprometido com seu blog e com o assunto.

6 – Procure sempre responder aos comentários e deixar comentários nos blogs que tratam do mesmo assunto. Assim você divulga o seu nome e tem mais chance de ficar popular na blogosfera.

7 – No perfil, inclua informações sobre cursos que fez, faz ou pretende fazer e as áreas que se interessa e deseja atuar. Colocar um link com seu currículo on-line é uma boa.

8 – Pegue leve nas piadinhas e nas comunidades de que faz parte: agências que olharem seu blog também vão buscar seu perfil no Orkut, no MySpace etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.