sábado, 14 de junho de 2008

Sobre Cory Doctorow

Cory Doctorow, 36, jornalista canadense, é editor do blog mais popular do mundo, o “Boing Boing”. Ele defende a liberdade na internet.

No Boing Boing, as dezenas de posts diários focam em assuntos tecnológicos, na defesa dos direitos dos usuários, e em cultura popular. “Sempre usei o Boing Boing como um lugar para guardar minhas anotações sobre o que estou pensando. Eu observo o mundo e vejo coisas que mereceriam livros, escrevo sobre elas no blog e, eventualmente, elas acabam em livros”, revela.



Ele lançou recentemente o livro “Little Brother” (em oposição ao Big Brother orwelliano), que trata de um grupo de jovens de San Francisco que usa a tecnologia para reconquistar sua liberdade, cerceada pelas ações adotadas pelo Departamento de Segurança dos Estados Unidos para combater o terrorismo.

O livro, que já se encontra na lista do “New York Times” dos mais vendidos,   pode ser baixado gratuitamente, permitindo aos usuários baixar, compartilhar, traduzir e até reeditar a obra, desde que sem fins lucrativos. “Distribuir gratuitamente livros digitais me dá satisfação artística, moral e comercial. Para mim, o grande problema não é a pirataria, mas a obscuridade”, diz Doctorow. Eis o endereço: craphound.com/littlebrother/download

“Havia diversas coisas que eu queria abordar no livro. A mais importante é que, na minha adolescência, via os computadores como uma ferramenta de liberação e, hoje, os garotos vêem, com razão, que os computadores são usados para rastreá-los, para espioná-los e controlá-los”, observa o autor.

Quem fala sobre Cory Doctorow é Marco Aurélio Canônico, em artigo publicado na Folha de S.Paulo de 10/6/2008.

É DESSES GÊNIOS QUE A HUMANIDADE MAIS NECESSITA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.