quarta-feira, 9 de julho de 2008

Facilidade de esquecer tudo, quem se identifica com isto?

A gente sempre conhece alguém que é esquecido por natureza. Eu sou um deles. Ainda bem que não é em tudo, sou daquele tipo que não esquece compromissos relacionados a coisas concretas, como casa e trabalho, e fatos que comovem, por exemplo. Ao ler a crônica "Resmungos", de Ferreira Gullar,
Folha de S.Paulo de 2/1/2005, identifiquei-me com o seu saudável desabafo.

Se esperar que me mostre um homem culto, estou perdido, revela Gullar. Um dos traços mais lamentáveis de sua personalidade, diz ele, é a facilidade de esquecer tudo o que lê, a não ser quando está invocado com determinado assunto e aí ele se debruça atentamente sobre o livro, lê e relê cada frase, e toma notas. Fora esses casos, Gullar nada consegue guardar na memória.

Certa vez, diz o poeta, falei entusiasmado a um amigo do "Coridon", de André Gide, e lhe contei a história narrada no romance. Semanas depois, nos encontramos, acrescenta Gullar: "Leu o livro? Gostou?", perguntou ao amigo, que respondeu: "Você é maluco! A história que me contou não tem nada a ver com o romance de Gide, cara!".

É isso aí, quem não tem memória não pode ser culto, conta o poeta. Porém, ele argumenta haver uma atenuante: é próprio dos poetas só guardar na memória o que os comove. Alegarão que nem todos, já que há poetas cultíssimos. De qualquer modo, prossegue Gullar, quem nada guarda na memória tem a possibilidade de estar sempre vendo as coisas pela primeira vez e descobrir nelas – num filme, num quadro, num poema – aspectos inusitados, o que daria validez a um aforismo que forjei há muitos anos numa época em que me dedicava a esse gênero literário e que diz: "Um homem desprevenido vale por dois". Certamente não em certos pontos da cidade do Rio de Janeiro ou de São Paulo, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.