quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

“NÃO LEVE A VIDA TÃO A SÉRIO”


Hugh Prather, 1938-2010, escritor americano. Foi ministro da Igreja Metodista Unida e apresentava um programa diário de rádio nos Estados Unidos. Autor de 15 livros de ensinamentos sobre espiritualidade.




A VIDA não precisa ser tão complicada quanto insistimos em torná-la. A simples decisão de não se agarrar aos problemas pode melhorar – e muito – nossas vidas. É isso o que Hugh Prather mostra com humor e clareza neste livro. Ele escreve sobre as dificuldades do dia a dia e nos dá ferramentas para contorná-las, mudando o que há de mais importante na vida: nossa atitude mental e a forma de reagir aos inevitáveis contratempos. Seus ensinamentos são baseados em histórias reais que nos deixam com a sensação de já ter passado por aquela situação ou testemunhado algo parecido.







Livros Recomendados

TENHO este hábito. Sintetizar os livros que leio, compartilhando trechos de alguns deles com meus seguidores. Esta síntese é uma simples ideia desta obra de Hugh Prather, que li em 2009. Quem se identificar com o conteúdo deve ler o livro. Há muito mais a ser explorado sobre o tema. Vai aqui também a sugestão de um presente útil a alguém que valorize a leitura.

Tom Simões





Conheça algumas das valiosas lições aplicáveis desta obra:




TRANSFORMAR-SE numa ‘criança’ é abrir mão da responsabilidade de julgar e de estar certo em todos os momentos. Isso elimina os bloqueios e permite a ampliação de nossa capacidade de apreciar qualquer coisa ou, pelo menos, de estarmos serenos e em paz. Existem três coisas que é preciso abrir mão: julgar, controlar e ser o dono da verdade. É como se a nossa mente focasse em problemas, não em soluções; como se remoêssemos as questões, não as respostas.”








ABENÇOAR, rezar ou mentalizar na pessoa que é objeto de sua preocupação também é uma energia muito forte. Pense em qualquer coisa que tenha a ver com amor ou união. Interrompa o pensamento e inunde de luz uma pessoa, sempre que surgir algum pensamento perturbador.”



TODOS OS DIAS nos reunimos diante da televisão para ouvir intermináveis reportagens sobre problemas da vizinhança e do mundo sem sequer nos lembrarmos de procurar alguma solução. Absorver o problema já é o bastante para nos satisfazer – e a mídia sabe muito bem disto. Noticiários e documentários são campeões de audiência porque estão sempre trazendo uma lista de más reportagens ao vivo para que o espectador possa se preocupar. Reportagens investigativas que revelam perigos em lugares insuspeitos estimulam nossa ansiedade, que, por sua vez, provoca as alterações químicas no organismo – e, assim, o vício da ansiedade se alimenta.”






EMBORA comecemos a vida com integridade e bom humor, quanto mais envelhecemos, mais nos tornamos inflexíveis, amedrontados e irritadiços. Como a curiosidade natural e alegria inicial diminuem, tudo fica mais difícil, inclusive fazer amizades. Também ficamos menos generosos e mais infelizes. Fato é que, de modo geral, poucas pessoas ‘suavizam’ com a idade.”




ESTEJA só interiormente. Não siga vivendo a vida sem propósitos que tantas pessoas levam. Medite mais e leia mais bons livros... De vez em quando não há problemas em assistir filmes e ter um pouco de vida social, mas, na maior parte das vezes, permaneça sozinho e viva dentro de si mesmo... Aprecie a solidão; mas quando quiser misturar-se com outros faça-o com todo o seu amor e amizade, de modo que essas pessoas não se esqueçam de você e sempre se lembrem que conheceram alguém que os inspirou e dirigiu suas mentes em direção a Deus.”

Paramahansa Yogananda, 1893-1952, iogue e guru indiano; considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente.




NORMALMENTE, nossas mentes são tão barulhentas que poucos escutam o silêncio da serenidade e da paz, única possibilidade de viver o presente e nada mais. Existe um lugar dentro de nós onde entramos em contato com o eterno e o belo, um lugar em que realmente sentimos nosso ser interior em paz. Com tranquilidade e generosidade, ele é visto claramente, e tudo em relação a ele é conhecido e familiar – porque este ser é íntegro.”






LEMBRE-SE que só a tranquilidade, e não a perturbação, alcança as profundezas de nossa mente. Para chegar a nossas convicções mais profundas, escutar nossas intuições e lembrar nosso amor pelas pessoas, só mesmo apostando na paz interior. A perturbação mental impede que você escute e sinta seus verdadeiros pensamentos e sentimentos.”



A MENTE coleta muito lixo mental durante nossos anos de formação, mas seu núcleo continua puro. Embora corramos o risco de usá-la de maneira conflitante, nenhuma realidade tem mais unidade básica do que a mente. Buscar nossa natureza essencial é uma tarefa que pode ser realizada com simplicidade e tranquilidade se damos alguns passos a cada dia.”





Cadê atenção plena e mente presente? Ficar no celular é perigoso e reduz muito o seu desempenho – batimentos cardíacos e agilidade lá embaixo.




A CERTEZA de que existe ‘algo– uma força, um poder, uma realidade, uma inteligência, uma presença – que entende as nossas questões, o nosso turbilhão interior, e sabe como nos conduzir para fora dele, faz com que o ato de relaxar e esvaziar a preocupação de nossas mentes seja bem mais simples do que enfrentar o problema sozinho. Não é uma questão de fé, e sim uma realidade.”






O médico Marcelo Demarzo, coordenador da especialização em ‘Mindfulness’ (atenção plena e mente presente) da Unifesp, explica que o jogador Cristiano Ronaldo maneja o estresse com a respiração.
Antes de o jogador bater faltas, ele faz uma série de respirações profundas. Isso faz diferença? Sim. A respiração profunda ajuda a acalmar a mente e levá-la para o momento presente, é como se fosse uma breve meditação. Desta forma, contribui para aliviar o estresse da situação, em especial com o ‘medo de falhar’.


  

NOSSA tendência é pensar que o cerne de um problema é uma situação específica ou nossa relação com uma pessoa, mas a verdadeira dificuldade são as nossas convicções. Não importa a forma que venha a assumir, esta certeza bloqueia a nossa liberdade.”




A ÚNICA regra da vida mais ou menos estabelecida é que, estando relaxados e flexíveis, somos felizes. Sendo rígidos e controladores, somos infelizes. Portanto, é importante nos desapegarmos de nosso anseio em fazer as pessoas se comportarem à nossa imagem e semelhança.”



***



EU COMPARTILHO ideias com as quais acredito. Se uma única dessas ideias puder ser útil a uma única pessoa, que a coloque em prática, meu propósito não será em vão. Todas as palavras não podem ser senão úteis, capazes de promover mudanças.”

Tom Simões


TODO mundo pode mudar para melhor, se quiser. Carlos Castaneda, escritor e antropólogo peruano, diz que o homem só vive para aprender. “E se aprende, é porque é essa a natureza de seu destino, para melhor ou para pior”.

O autoconhecimento nos traz o saber, e este, o poder de nos transformar em pessoas melhores e mais plenas internamente. Trata-se de um longo caminho a ser percorrido e que exige a reinvenção de nós mesmos. A gente tem de estar sempre se testando e se reinventando... 
Aperfeiçoando-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.