segunda-feira, 5 de novembro de 2018

COMO SABER ESCUTAR

Alejandro Jodorowsky, 1929 : cineasta, ator, poeta, escritor e psicólogo chileno. 






“AS PALAVRAS mais usadas significam coisas diferentes para pessoas diferentes.

A maioria de nós está quase sempre preocupada em expor nossas próprias opiniões, e tendemos a considerar o que as outras pessoas dizem como uma interrupção tediosa no fluxo de nossas próprias ideias. Ideias cuja maior parte são crenças sem experiência. O que acreditamos não é descoberto por uma série de atos na realidade, mas é inculcado desde a infância por nossos pais, pela escola, pela pressão sócio-comercial-religiosa-política.

Ontem conversei com uma pessoa que parecia completamente alheia ao que eu estava comunicando. Eu queria dizer:

‘Eu digo o que digo, mas o que você ouve não é o que eu digo, mas o que você pensa que estou dizendo. Esqueça suas crenças, esvazie sua mente, abra seu coração e então você ouvirá o que as pessoas dizem para você.’


Esvazie a mente. Como?


Cada um de nós possui não apenas um eu, mas um autoconceito. Todos nós reprimimos, até certo ponto, aquela informação que não gostamos de enfrentar, seja sobre nós mesmos ou sobre qualquer outra questão. O autoconceito inclui apenas aquilo que somos capazes de nos dizer sobre nós mesmos.

Da mesma forma que o mapa não é o território, o autoconceito, da mesma forma, nunca inclui todo o eu.

Como o propósito básico de nossa atividade na vida é a proteção, a manutenção e o aperfeiçoamento de nosso autoconceito, tendo grande pressa em nos tornarmos mais do que somos, defendendo nossas particularidades, não nos damos tempo para ouvir os outros. Mas nós levamos tempo para ficar com raiva e atacar tudo o que nos é apresentado como alienígena.

Essa atitude não nos permite desenvolver plenamente. Vivemos entrincheirados em nossa personalidade infantil, presos em um mundo limitado, como uma galinha que não quer quebrar a casca do ovo que o contém. Esse ovo é formado pela sociedade estacionária, aquela que rejeita todas as mudanças essenciais.

Uma pessoa totalmente desenvolvida está dentro e é da sociedade da qual ela é um membro, mas não é uma prisioneira dessa sociedade. Ela pode ver o autismo dos outros, mas também pode reconhecer e admirar qualquer valor que os outros tenham.

‘Como poucos são verdadeiramente honestos consigo mesmos, não há dúvida de que pode haver pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades que eles não tiveram a oportunidade de sentir. Se eles mudassem sua atitude de teimosamente defender suas autodefinições, poderiam despertar seus valores sublimes.’

Ao mudar nossa aparência interior, podemos nos livrar desses problemas devido à falta de conhecimento de nós mesmos. E o conhecimento de nós mesmos é necessário e anterior a todos os outros tipos de conhecimento.

Quando dizemos ‘nós mesmos’ devemos entender que estamos separados dos outros, como uma ilha? De maneira nenhuma. Somos uma parte infinita de uma unidade eterna e infinita. Mais do que pessoas, somos uma humanidade. E mais que isso: somos uma unidade cósmica. Nós não vivemos em um país, em um planeta, mas em um gigantesco, imenso, misterioso e tremendo universo.

Conhecer-se é conhecer o mundo infinito e eterno que existe em nós.

Ouvir os outros é nos ouvir. Amar os outros é amor. Dar aos outros está nos dando. Para saber escutar, é necessário saber reinar o silêncio dentro de nós. O cérebro ressoa em sua matéria, sem cessar, palavras que o ensurdecem. O coração não pensa, bate, e aqueles batimentos cardíacos se unem às batidas de todos os outros corações.

Escutar o outro é acompanhar carinhosamente o eu autêntico do outro, sem aprovar ou desaprovar seu autoconceito.”


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.