quinta-feira, 10 de maio de 2018

Johann Wolfgang von Goethe, 1749-1832


É considerado como a maior personalidade da literatura alemã, seu maior poeta, famoso também como dramaturgo, romancista e ensaísta, sendo notáveis suas obras autobiográficas, seus estudos de ciências naturais e suas conversações, fielmente notadas, com amigos. Sobre suas poesias, ele próprio dizia serem ‘ocasionais’, isto é, ligadas aos acontecimentos de sua vida e a experiências pessoais, de modo que não é possível separar as obras e a vida.







"EM relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer ou sonhe que possa, faça. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora."





“TODOS os pensamentos inteligentes já foram pensados; é preciso apenas tentar repensá-los.”




“QUANDO uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”






“AS PESSOAS tendem a colocar palavras onde faltam ideias.”




“SÓ sabemos com exatidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida.”




“O QUE passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecerá para sempre.”




“NÃO digas que darás, mas dá! Nunca satisfarás a esperança!”






“AH, que diferença entre o juízo que fazemos de nós e o que fazemos dos outros!”




“MAS onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma.”



“EM toda a parte só se aprende com quem se gosta.”




“NADA é mais repugnante do que a maioria, pois ela compõe-se de uns poucos antecessores enérgicos; velhacos que se acomodam; de fracos, que se assimilam, e da massa que vai atrás de rastros, sem nem de longe saber o que quer.”








“A MAIS nobre alegria dos homens que pensam é haverem explorado o concebível e reverenciarem em paz o incognoscível.”



“QUANDO o interesse diminui, com a memória ocorre o mesmo.”




“NEM sempre está na mão de cada um ser feliz; mas está merecê-lo.”




“NÃO existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.”





Michelangelo (1475–1564)
Michelangelo é considerado um dos principais representantes das artes plásticas durante o período do Renascimento na Itália. Suas obras vão muito além da pintura, pois ele também foi escultor, arquiteto e até poeta. Entre as suas principais obras na pintura está o monumental teto da Capela Sistina, localizada no Vaticano. A obra com mais de 800 m2 possui três momentos: ‘A criação da Terra por Deus’, ‘A criação da humanidade e sua queda’ e ‘A humanidade’. Bem ao centro da obra está localizada uma das figuras mais emblemáticas e repercutidas do mundo: a figura de Deus estendendo o dedo para tocar Adão.





“A NATUREZA reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência.”





“CREIO que o homem sonha unicamente para não deixar de ver; pode acontecer que um dia jorre a luz interior em nós e nenhuma outra nos será mais necessária.”




“O HOMEM não é feliz enquanto o seu estorço (*) indeterminado não fixar a si mesmo os seus limites.”
(*) Estorço: postura ou posição pouco natural, torcida, contrafeita.





“MUITOS são orgulhosos por causa daquilo que sabem; face ao que não sabem, são arrogantes.”




“EM geral, é o caráter pessoal do escritor, e não a arte do seu talento, que lhe marca a importância aos olhos do público.”




“ESCREVER a história é um modo de nos livrarmos do passado.”







“Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem.”



***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.







Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Um comentário:

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.