terça-feira, 29 de maio de 2018

Charles Darwin, 1809 – 1882


Darwin, naturalista britânico, foi um dos pesquisadores que mais influenciaram a história da Ciência, uma vez que levantou importantes pontos sobre como as espécies mudaram ao longo do tempo. Em sua obra ‘Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural’, ele convenceu a comunidade científica da ocorrência da evolução, propondo uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural.






A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor.
Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.


Lê-se em http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/marcelmarques/hist%F3ria.htm que, quando criança, Darwin cultivava o hábito de colecionar besouros e acabou ficando obcecado por isso. Seu pai, um médico muito conhecido, temia que ele não seria capaz de fazer nada além de caçar ratos e besouros e que acabasse por desgraçar o nome da família. Por ser um hábil caçador, aprendeu a observar o hábito dos animais. Concluiu que o prazer de observar era maior do que o prazer de caçar.







Conforme consta em https://www.infoescola.com/biografias/charles-darwin/, na faculdade de teologia conheceu o professor Henslow, um botânico de coração, que despertou novamente o seu amor pela natureza, tornando-se um ávido conhecedor e colecionador de espécies. Henslow sugeriu para o capitão do navio Beagle, que estava precisando de um naturalista, para acompanhar na expedição que iriam fazer, o nome de Darwin. Essa missão, que tinha por objetivo mapear mares e costas que eram desconhecidas pela Marinha Britânica, duraria cinco anos. Mesmo não tendo qualificação, ele foi aceito pelo capitão, e desempenhou sua função com perfeição, aproveitando também para coletar tudo que era possível, desde rochas e fósseis até animais de grande porte, tudo que via e coletava era descrito num diário. Todo o material coletado era despachado para o professor, o que garantiu o seu reconhecimento como naturalista.








“Charles Darwin deixou uma obra extensa. Guardava em seu escritório frascos com amostras de várias espécies animais e vegetais e, apesar da igreja fazer campanhas severas contra as suas ideias, permitiu que, após sua morte em 1882, fosse enterrado na abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton. Esse fato fez com que, um tempo depois do enterro, seu filho fizesse um comentário: ‘Você pode imaginar que conversas deliciosas o pai e Sir Isaac terão à noite, depois que a abadia fechar e tudo ficar quieto?’.”, menciona o site da PUC.





Aqui, um pouco do pensamento do naturalista britânico:





“DURANTE dois bilhões de anos a terra ‘viveu’ sem os seres humanos, não acho que ela precise de nós.”





O AMOR por todas as coisas vivas, é o mais nobre atributo de um homem.”





“SE EU tivesse minha vida para viver de novo, eu teria feito uma regra de ler alguma poesia e ouvir música pelo menos uma vez a cada semana.”





NÃO são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.”











“CONSIDERO que tudo que aprendi, de qualquer valor, foi de uma forma autodidata.”






A IDEIA de um Criador universal e beneficente não parece surgir na mente do homem, até que ele tenha sido elevado pela exposição continuada à cultura.”






“NÃO consigo me contentar em ver este maravilhoso Universo e concluir que tudo é resultado de força bruta. Sinto que todo esse assunto é profundo demais para o intelecto humano. É como um cão tentando especular sobre a mente de Newton.”






MUITAS superstições existentes são os restos de antigas crenças religiosas falsas. A mais elevada forma de religião - a grande ideia de que Deus odeia o pecado e ama a justiça - era desconhecida nos tempos primitivos.”





NÃO vejo razão alguma para que as opiniões desenvolvidas neste volume firam o sentimento religioso de quem quer que seja.”





“A IGNORÂNCIA gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categórica que este ou aquele problema nunca será resolvido pela ciência.”






“CONSEGUIMOS realizar nossos propósitos, economizando os minutos. O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida.”






“SE a miséria dos pobres não é causada pelas leis da natureza, mas pelas instituições, é grande o nosso pecado.”





NÃO há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais (...) Os animais, como o Homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.”









“O HOMEM tem apenas um fim: escolher para vantagem de si próprio; a natureza, ao contrário, escolhe para a vantagem do próprio ser.”






POR natureza, entendo somente a ação combinada e os resultados complexos de um grande número de leis naturais; e, por leis, a série de fatos que temos reconhecido.”











A EXTINÇÃO das espécies e de grupos completos de espécies, que tem gozado de um papel tão considerável na história do mundo orgânico, é a consequência inevitável da seleção natural; porque as formas antigas devem ser suplantadas pelas formas novas e aperfeiçoadas.”





O HOMEM pode produzir grandes alterações nos seus animais domésticos e nas suas plantas cultivadas, acumulando as diferenças individuais numa dada direção; a seleção natural pode obter os mesmos resultados, mas muito mais facilmente, porque a sua ação pode prolongar-se por um lapso de tempo mais considerável.” 
    




NÃO nos surpreendemos com a raridade de uma espécie, mas ficamos chocados com o seu desaparecimento; é como admitir que a doença é o prelúdio da morte e não se sentir surpreso diante da doença, mas apenas com a morte da pessoa doente, não atribuindo o falecimento ao mal de que ela sofria, mas a algum ato desconhecido de violência.”










Um pouco mais sobre a sua biografia:


Segundo https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/conheca-as-frases-que-charles-darwin-nunca-disse,b0881557419ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html, o naturalista britânico que revolucionou a Biologia era um homem prudente e se preocupava com as repercussões de suas obras. A isso se deve o fato de utilizar um estilo cheio de rodeios que se prestava pouco às frases impactantes, fáceis de recordar e populares.

"As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças". A frase soa bem, mas não é de Darwin, embora tenha sido atribuída a ele. No entanto, está gravada em uma placa de mármore do átrio da Academia de Ciências da Califórnia e figurou em uma exposição dedicada à Paleontologia na Cidade das Ciências de Paris.

Outra frase falsa foi utilizada pelo Museu de História Nacional de Londres, templo do darwinismo, no site dedicado à exposição de celebração do bicentenário de Darwin: "Na luta pela sobrevivência, os mais aptos ganham à custa de seus rivais, porque conseguem se adaptar melhor ao seu entorno".







"Estas frases não aparecem em momento algum na obra de Darwin", assegura Patrick Tort, autor de diversas obras sobre Darwin e o darwinismo, que trabalha no Museu Nacional de História Natural de Paris. O mais grave é que certas frases não só são atribuídas erroneamente a Darwin, como também nem sequer são fieis a sua mentalidade.

Isso se explica pelo fato de que as espécies que têm mais chances de sobreviver não são as mais reativas a mudanças. "São as mais afortunadas, ou aquelas que já têm as boas características físicas para transmitir para a geração seguinte", explica o professor.

"Darwin tem frases falsas atribuídas a ele porque todo mundo ouviu falar dele, mas quase ninguém leu", justifica o especialista em Darwin e professor de Cambridge, John van Wyhe.



***



Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.