sábado, 7 de abril de 2018

Rubem Alves, 1933-2014


Psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex-pastor presbiteriano mineiro. Autor de livros de filosofia, teologia, psicologia e histórias infantis.



Em 1968, foi perseguido pelo regime militar brasileiro, que o acusou de subversão. Nos EUA, cursou doutorado em filosofia, no ‘Princeton Theological Seminary’. De volta ao Brasil, nos anos 70, Rubem Alves lecionou filosofia na Universidade de Campinas (Unicamp). Nos anos 80, tornou-se psicanalista através da Sociedade Paulista de Psicanálise. Passou a escrever em grandes jornais sobre comportamento e psicologia.



"AS PALAVRAS só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos.
Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"

  
"O QUE AS PESSOAS mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: 'Se eu fosse você'. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na ‘não escuta’ que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."


“ÓDIO produz casamentos duradouros. O ódio não suporta a ideia de ver o outro voando livre, para longe... O ódio segura, para que o outro não seja feliz. O ódio gruda mais que amor. Porque o amor deixa o outro voar.”



“AMO os ipês, mas amo também caminhar sozinho. Muitas pessoas levam seus cães a passear. Eu levo meus olhos a passear. E como eles gostam! Encantam-se com tudo. Para eles, o mundo é assombroso!”



“OS ANTIGOS filósofos pensavam muito mais que liam. A invenção da imprensa modificou as coisas. Lê-se mais do que se pensa”.



“EU QUERO desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.”




“MINHA vida se divide em três fases.
Na primeira, meu mundo era do tamanho do Universo.
E era habitado por deuses, verdadeiros e absolutos.
Na segunda fase, meu mundo encolheu,
ficou mais modesto e passou a ser habitado
por heróis revolucionários que portavam armas
e cantavam canções de transformar o mundo.
Na terceira fase, mortos os deuses,
mortos os heróis, mortas as verdades e os absolutos,
meu mundo se encolheu ainda mais
e chegou não à sua verdade final
mas à sua beleza final:
ficou belo e efêmero como uma jabuticabeira florida.”




“NÃO havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro.”



“QUEM é movido pela avareza não tem olhos nem coração para sentir o sofrimento dos outros, porque estes lhe são apenas um valor econômico. A avareza tira a capacidade de compaixão. E, com isso, nossa condição de seres humanos.”



 

“DEUS é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o Universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar.”



“NÃO foi à toa que Adélia Prado disse que ‘erótica é a alma’. Enganam-se aqueles que pensam que erótico é o corpo. O corpo só é erótico pelos mundos que andam nele. A erótica não caminha segundo as direções da carne. Ela vive nos interstícios das palavras. Não existe amor que resista a um corpo vazio de fantasias. Um corpo vazio de fantasias é um instrumento mudo, do qual não sai melodia alguma. Por isso, Nietzsche disse que só existe uma pergunta a ser feita quando se pretende casar: ‘continuarei a ter prazer em conversar com esta pessoa daqui a 30 anos?’.”



 “O ESQUECIMENTO, frequentemente, é uma graça. Muito mais difícil que lembrar é esquecer! Fala-se de ‘boa memória’. Não se fala de ‘bom esquecimento’, como se esquecimento fosse apenas memória fraca. Não é não. Esquecimento é perdão, o alisamento do passado, igual ao que as ondas do mar fazem com a areia da praia durante a noite.”



“HÁ PESSOAS que nos fazem voar. A gente se encontra com elas e leva um bruta susto (…) elas nos surpreendem e nos descobrimos mais selvagens, mais bonitos, mais leves, com uma vontade incrível de subir até as alturas, saltando de penhascos. Outras, ao contrário, nos fazem pesados e graves. Pés fincados no chão, sem leveza, incapazes de passos de dança. Quanto mais a gente convive com elas mais pesados ficamos.”



“AO FINAL de nossas longas andanças, chegamos finalmente ao lugar. E o vemos então pela primeira vez. Para isso caminhamos a vida inteira: para chegar ao lugar de onde partimos. E, quando chegamos, é surpresa. É como se nunca o tivéssemos visto. Agora, ao final de nossas andanças, nossos olhos são outros, olhos de velhice, de saudade.”



“COMPREENDI, então, que a vida não é uma sonata que, para realizar a sua beleza, tem de ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de minissonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e amor justifica a vida inteira.”



“ENTRE as muitas coisas profundas que Sartre disse, essa é a que mais amo: ‘Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você’. Pare. Leia de novo e pense. Você lamenta essa maldade que a vida está fazendo com você, a solidão. Se Sartre está certo, essa maldade pode ser o lugar onde você vai plantar o seu jardim.”



“O TEMPO pode ser medido com as batidas de um relógio ou pode ser medido com as batidas do coração.”



“BUSCAMOS, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe.”



“UMA PESSOA é bela, não pela beleza dela, mas pela beleza nossa que se reflete nela...”



“NOSSA incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade. No fundo, somos os mais bonitos...”



“QUEM sabe que o tempo está fugindo descobre, subitamente, a beleza única do momento que nunca mais será.”



“TODO conhecimento começa com o sonho.
O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra. Como mestre, só posso então lhes dizer uma coisa. Contem-me os seus sonhos para que sonhemos juntos.”



“NÓS não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só veem as belezas do mundo aqueles que têm belezas dentro de si.”



“SOMOS as coisas que moram dentro de nós. Por isso, há pessoas tão bonitas, não pela cara, mas pela exuberância de seu mundo interior.”



“LUTAM melhor aqueles que têm sonhos belos. Somente aqueles que contemplam a beleza são capazes de endurecer sem nunca perder a ternura. Guerreiros ternos. Guerreiros que leem poesias. Guerreiros que brincam como criança.”



“O DESEJO de liberdade é mais forte que a paixão. Pássaro, eu não amaria quem me cortasse as asas. Barco, eu não amaria quem me amarrasse no cais.”



“AMO a minha vocação, que é escrever. Literatura é uma vocação bela e fraca. O escritor tem amor, mas não tem poder.”



“HÁ muitas pessoas de visão perfeita que nada veem. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido!”



“MINHA ALMA é um quarto onde os objetos mais estranhos estão colocados, um ao lado do outro, sem ordem, sem nenhuma intenção de fazer sentido.”



“QUEM é rico em sonhos não envelhece nunca. Pode até ser que morra de repente. Mas morrerá em pleno voo.”



“MILHO de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.”



“A VIDA tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que têm de acontecer de dentro para fora.”



“CAMINHAR perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.”



  

“AS COISAS que restam sobrevivem num lugar da alma que se chama saudade. A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovouAprovadas foram as experiências que deram alegria. O que valeu a pena está destinado à eternidade. A saudade é o rosto da eternidade refletido no rio do tempo”.



“A BELEZA é a face visível de Deus.”



“O QUE faço é tentar pintar com palavras as minhas fantasias diante do assombro que é a vida.”



“AS RAZÕES de poder transformam crimes em heroísmo.”



“É ISTO que amamos nos outros: o lugar vazio que eles abrem para que ali cresçam as nossas fantasias.”


  

"Carpe Diem quer dizer colha a vida. Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.”



“FOI ASSIM que a escola me ajudou: forçando-me a pensar ao contrário dos meus próprios pensamentos.”



"ALMA é o nome do lugar onde se encontram esses pedaços perdidos de nós mesmos. São partes do nosso corpo como as pernas, os braços, o coração. Circulam em nosso sangue, estão misturadas com os nossos músculos. Quando elas aparecem, o corpo se comove, ri, chora...”



“TODA saudade é uma espécie de velhice. É por isso que os olhos dos velhos vão se enchendo de ausências.”



“TUDO é música que se toca... descobri que posso fazer música com palavras. Assim, toco a minha música.”



“E o meu encanto precisa da saudade.”



“O CORPO humano se alimenta também de ausências. A alegria, na ausência, tem o nome da saudade. É amarga, por causa da ausência. É feliz pela esperança do reencontro. Deus é a presença de uma ausência. Na ausência do objeto amado, a comida dá prazer, mas o que dá alegria é o sonho.”

"E BEM pode ser que as pessoas descubram no fascínio do conhecimento uma boa razão para viver, se elas forem sábias o bastante para isto, e puderem suportar a convivência com o erro, o não saber e, sobretudo, se não morrer nelas o permanente encanto com o mistério do Universo."



“NOS MOVEMOS mais pelo que nos falta do que pelo que possuímos!”


“A CELEBRAÇÃO de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe. Fósforo que foi riscado. Nunca mais acenderá. Daí a profunda sabedoria do ritual de soprar as velas em festa de aniversário. Se uma vela acesa é símbolo de vida, uma vez apagada ela se torna símbolo de morte.”



“MAS é preciso escolher. Porque o tempo foge. Não há tempo para tudo. Não poderei escutar todas as músicas que desejo, não poderei ler todos os livros que desejo, não poderei abraçar todas as pessoas que desejo. É necessário aprender a arte de ‘abrir mão’ – a fim de nos dedicarmos àquilo que é essencial.”



“O ESQUECIMENTO, frequentemente, é uma graça. Muito mais difícil que lembrar é esquecer! Fala-se de ‘boa memória’. Não se fala de ‘bom esquecimento’, como se esquecimento fosse apenas memória fraca. Não é não. Esquecimento é perdão, alisamento do passado, igual ao que as ondas do mar fazem com a areia da praia durante a noite.” 






“O QUE é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujos sonhos estão cheios de jardins. O que faz um jardim são os sonhos do jardineiro.”



“O CIÚME é aquela dor que dá quando percebemos que a pessoa amada pode ser feliz sem a gente.”


“ESCREVER e ler são formas de fazer amor. O escritor não escreve com intensões didático–pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para fazer amor. Escrever e ler são formas de fazer amor. É por isso que os amores pobres em literatura ou são de vida curta ou são de vida longa e tediosa.”



“AMIZADE é o encontro de duas solidões. Quando duas solidões se encontram, acontece a comunhão.”



“AMIGO é alguém cuja simples presença traz alegria independentemente do que se faça ou diga.”



"NA VERDADE, o intelecto puro odeia a repetição. Está sempre atrás de novidades. Uma vez de posse de um determinado conhecimento ele não o fica repassando e repassando. ‘Já sei’, ele diz, e prossegue para coisas diferentes."



“É PRECISO espantar o medo para que a vida não se encolha. Mas o medo só sai quando se confia.”



“UMA das missões da poesia é colocar palavras no lugar da dor. Não para que a dor termine, mas para que ela seja transfigurada pela beleza.”



“A LINGUAGEM tem a possibilidade de fazer curtos-circuitos em sistemas orgânicos intactos, produzindo úlceras, impotência ou frigidez. Porque são as palavras que carregam consigo as proibições, as exigências e expectativas. E é por isto que o homem não é um organismo, mas este complexo linguístico a que se dá o nome de personalidade.”



“ENSINAR é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.”



“PARA isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.”



"SEMPRE vejo anúncios de oratória. Nunca vi anúncios de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir!"



"ORAÇÕES e poemas são a mesma coisa: palavras que pronunciamos a partir do silêncio, pedindo que o silêncio nos fale."



“AH! Como as entrelinhas são importantes! É nelas que estão escritas as coisas que só a alma pode entender.”



“SUSPEITO que nossas escolas ensinem com muita precisão a ciência de comprar as passagens e arrumar as malas. Mas tenho sérias dúvidas de que elas ensinem os alunos a arte de ver enquanto viajam.”



“NÃO tenho problemas com Deus. Mas tenho muitos problemas com aquilo que os homens pensam sobre Deus.”



“AO FIM de uma entrevista, a entrevistadora me pediu: ‘Rubem Alves em uma frase...’. O pensamento voou até que parou num verso de Robert Frost que seria o seu epitáfio: ‘Ele teve um caso de amor com a vida’.”



“NÃO é a sua vida que vai mal. É a sua alma.”



“E O QUE resta da vida se um homem não pode escutar o choro solitário de um pássaro ou o coaxar dos sapos à volta de uma lagoa à noite?”



“TODAS as palavras tomadas literalmente são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua: toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio!”



“A SAUDADE se parece com a fome.
A fome também é um vazio.
O corpo sabe quando alguma coisa esta faltando.
A fome é a saudade do corpo.
A saudade é a fome da alma.”



“DEUS nos deu asas, mas as religiões inventaram gaiolas.”



“VALORIZAR o seu trabalho não é criar expectativa do reconhecimento alheio, o reconhecimento deve partir de você. Autovalorizar-se, esse é o segredo!”



"DENTRO de mim mora um palhaço e um poeta: riso e beleza... Se eu não fosse escritor, acho que seria um jardineiro. No paraíso Deus não construiu altares e catedrais. Plantou um jardim. Deus é um jardineiro. Por isso, plantar jardins é a mais alta forma de espiritualidade."



“A ALMA é o lugar onde os sentimentos 
são profundos demais para palavras. 
Calamos não porque não tenhamos o que dizer, 
mas porque não sabemos como dizer tudo 
aquilo que gostaríamos de dizer.”



“AS CRIANÇAS não têm ideias religiosas, mas têm experiências místicas. Experiência mística não é seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza.”



"OS OLHOS são pintores: eles pintam o mundo de fora com as cores que moram dentro deles. Olho luminoso vê mundo colorido: olho trevoso vê mundo escuro".


“É PRECISO reconhecer que Dostoiévski estava certo: os homens não estão
atrás de Deus por amor; o que eles querem mesmo são os milagres.”



"PENSO que borboletas, seres alados, diáfanos e coloridos, devem ser emissários dos deuses, anjos que anunciam coisas do amor. Imaginei então que aquela borboleta era um anjo disfarçado que os deuses me enviavam com uma promessa de felicidade."



“AMO aqueles que plantam árvores mesmo sabendo que nunca se sentarão em sua sombra. Plantam árvores para dar sombras e frutos para aqueles que ainda não nasceram.”  



"QUANDO a gente ensina, a gente continua a viver na pessoa que foi ensinada!”


“SOMOS como os moluscos. Frágeis diante de um mundo imenso e assustador. Tratamos, então, de nos defender: construímos conchas duras de palavras.”



“PREFIRO a música do mar e do vento, porque ela faz eco na minha alma.”


“SÃO as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida. Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança, jamais será sábio.”



"EU PEDIA às pessoas mais do que elas me podiam dar: uma amizade contínua, uma emoção permanente. Hoje sei pedir-lhes menos do que podem dar: uma companhia sem palavras".



"SÁBIOS são aqueles que, da multiplicidade, escolhem o essencial. Simplicidade é isso: escolher o essencial".


“TRISTEZA e comunhão Os que bebem juntos da mesma fonte de tristeza descobrem, surpresos, que a tristeza partilhada se transmuta em comunhão.”



“ORAÇÃO de uma criança: ’Deus, que os maus não sejam tão maus e que os bons não sejam tão chatos. Amém’.”



“SOBRE direitos e avessos: ‘Consulte sempre um advogado. Você tem direitos. Consulte sempre um psicanalista. Você tem avessos’.”



“O QUE tenho sentido? Beleza. Nostalgia. Tristeza. Cansaço. Urgência. A curteza do tempo. Um enorme desejo de passar uns tempos num mosteiro, longe de cartas, telefones, micros, viagens, e-mails, curtindo a solidão e a ausência de obrigações.”



“O ESSENCIAL é aquilo que, se nos fosse roubado, morreríamos. O que não pode ser esquecido. Substância do nosso corpo e da nossa alma. Os poetas são aqueles que, em meio a dez mil coisas que nos distraem, são capazes de ver o essencial e chamá-lo pelo nome. Quando isto acontece, o coração sorri e se sente em paz.”



“E A humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração.”


“PESSOAS que sabem as soluções já dadas são mendigos permanentes. Pessoas que aprendem a inventar soluções novas são aquelas que abrem portas até então fechadas e descobrem novas trilhas. A questão não é saber uma solução já dada, mas ser capaz de aprender maneiras novas de sobreviver.”



“SÃO muitos os estudos da psicologia das crianças. Estudamos as crianças para ensiná-las a maneira adulta de ser. Não conheço estudos que tenham por objetivo o contrário: ensinar aos adultos a maneira de voltar a ser criança.”



“A VIDA não é uma sonata que, para realizar a sua beleza, tem de ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de minissonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à Eternidade.”



“APRENDI que hoje as pessoas procuram os terapeutas por causa da dor de não haver quem as escute. Não pedem para ser curadas de alguma doença. Pedem para ser escutadas. Querem a cura para a dor da solidão.”



***






Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.



Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018



* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.