sexta-feira, 20 de abril de 2018

Milan Kundera, 1929 (88 anos)

Escritor tcheco. Com ‘A Insustentável Leveza do Ser’, tornou-se conhecido mundialmente.
Esse pensador não é somente um grande romancista, também se revelou um profundo filósofo de nossos tempos. Sua visão do mundo é profundamente realista e, ao mesmo tempo, comovente. Uma de suas grandes virtudes é saber capturar as motivações inconscientes. Isso é precisamente o que se reflete em muitas das frases de Milan Kundera: um grande conhecimento sobre o ser humano.








“A UNICIDADE do ‘eu’ se esconde exatamente no que o ser humano tem de inimaginável. Só podemos imaginar o que é idêntico em todos os seres, o que lhes é comum. O ‘eu’ individual é o que se distingue do geral, portanto o que não se deixa adivinhar nem calcular antecipadamente, o que precisa ser desvendado, descoberto, conquistado no outro.”



“A ARMADILHA do ódio é que ele nos prende demasiado estreitamente ao adversário. Não posso odiá-los, porque nada me liga a eles: não temos nada em comum.”



“PROCURAMOS sempre o peso das responsabilidades, quando o que na verdade almejamos é a leveza da liberdade.”








“PELO fato da vida ser, relativamente, tão curta e não comportar ‘reprises’, para emendarmos nossos erros, somos forçados a agir, na maior parte das vezes, por impulsos, em especial nos atos que tendem a determinar nosso futuro. Somos como atores convocados a representar uma tragédia (ou comédia), sem ter feito um único ensaio, apenas com uma ligeira e apressada leitura do script. Nunca saberemos, de fato, se a intuição que nos determinou seguir certo sentimento foi correta ou não. Não há tempo para essa verificação. Por isso, precisamos cuidar das nossas emoções com carinho muito especial.”




“ENQUANTO as pessoas são mais ou menos jovens e a partitura de suas vidas está somente nos primeiros compassos, elas podem compô-la juntas e trocar os motivos, mas quando se encontram numa idade mais madura, suas partituras estão mais ou menos terminadas, e cada palavra, cada objeto, significa algo diferente na partitura de cada um.”




"NUNCA somos nós mesmos quando há plateia.”



“TENHO medo de sentir vergonha. De quem? Você tem uma opinião tão alta assim das pessoas que o cercam para se importar com o que pensam?”






“PORQUE as perguntas realmente sérias são apenas aquelas que uma criança pode formular. Só as perguntas mais ingênuas são realmente perguntas sérias.”




“JÁ havia compreendido que as pessoas se alegravam tanto com a humilhação moral do próximo, que jamais abriam mão desse prazer ouvindo explicações.”




“O AMOR não se manifesta pelo desejo de fazer amor, mas pelo desejo do sono compartilhado.”








“NUNCA saberemos por que irritamos as pessoas, o que nos torna simpáticos, o que nos faz ridículos; nossa própria imagem é nosso maior mistério.”




"A MÚSICA é libertadora: ela o liberta da solidão e da clausura, da poeira das bibliotecas e abre-lhe no corpo as portas por onde a alma pode sair para confraternizar-se."



“QUANDO o coração fala, não é conveniente que a razão faça objeções.”



***






Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018



* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.