sábado, 28 de janeiro de 2012

ESTUDO INÉDITO ANALISA ‘INVISIBILIDADE’ DOS GARIS

“Pesquisa do Dieese revela que 25% dos funcionários da área de limpeza relatam casos de preconceito”


Imagem: www.correiobraziliense.com.br
Cotidianamente, ao dirigir-me ao trabalho, costumo encontrar um caminhão e  trabalhadores recolhendo lixo, na cidade de Santos. Gosto de vê-los sorrindo e brincando entre eles, sempre... É muito bom começar o dia com uma cena como essa.  Sempre olho sorridente, de meu automóvel, e, quando a oportunidade se apresenta, aceno a eles, que me respondem, felizes!
Daí, fico imaginando: quantas pessoas em condições melhores de trabalho iniciam normalmente a sua jornada, tão cabisbaixas? Algumas costumam revelar que são assim mesmo, quando amanhece. Para essas pessoas, uma sugestão: despertar para a alegria dos garis que recolhem o lixo urbano logo cedo!

Os garis foram abordados pela Folha de S. Paulo, Cotidiano, de 23 de janeiro de 2012. Pela primeira vez, segundo o jornalista Uirá Machado, o perfil desses ‘trabalhadores invisíveis’ será conhecido. “O Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo), que representa a categoria, lançará um estudo inédito sobre os cerca de 100 mil responsáveis pela limpeza e conservação da cidade de São Paulo”.

Uirá revela que a pesquisa, conduzida pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), ouviu 1.851 trabalhadores, entre coletores de lixo, varredores, auxiliares de limpeza, jardineiros.

O jornalista conta que, de acordo com Moacyr Pereira, presidente do Siemaco, eles são “invisíveis” aos olhos da maioria das pessoas. “Muitos reclamam que nunca são chamados pelo nome”, diz.  Conforme a pesquisa, uma em cada quatro pessoas que trabalham com limpeza em São Paulo já sofreu discriminação. Entre os garis, esse percentual é maior. Chega a 42%, escreve Uirá.

Uirá Machado conta que no livro “Homens invisíveis – relatos de uma humilhação social”, de 2004, o psicólogo Fernando Braga da Costa relata a experiência de quase uma década trabalhando com garis.

“Numa das primeiras vezes que Fernando vestiu o uniforme, o então estudante caminhou pela USP e passou por colegas e professores. Ninguém o reconheceu”.

Vamos então refletir um pouco sobre esta realidade.

TRABALHO BRAÇAL

Imagem: http://projetoimagensfaladas.wordpress.com
Em sua obra, “Aprendendo a silenciar a mente”, que já li duas vezes, o filósofo indiano Osho fala sobre o trabalhador braçal: “Aqueles que têm conhecimento sobre os centros mais profundos do cérebro costumam dizer que os trabalhadores braçais são pessoas menos ansiosas e tensas, que dormem melhor. Isto pode ser explicado porque as mãos estão conectadas com a parte mais profunda do cérebro. Quando você trabalha com as mãos, a energia está fluindo da cabeça para as mãos e sendo liberada. As pessoas que trabalham com as mãos não precisam de uma catarse, mas aquelas que realizam trabalhos essencialmente mentais precisam de muita catarse porque acumulam energia demais e não possuem uma saída ou abertura por onde ela possa ser liberada do corpo. Essa energia permanece dentro da mente o tempo todo, enlouquecendo-a”.

Contudo, explica o filósofo, em nossa cultura e sociedade – no escritório, na fábrica, no mercado -, aqueles que trabalham com a mente são conhecidos como “cabeças”: são os chefes, gerentes, diretores, presidentes. Já os que trabalham com as mãos são a “mão-de-obra”; há um significado pejorativo associado ao trabalho manual, complementa Osho.

REFLEXÃO

Imagem: www.trabalhonota10.com.br
“Se todos os dias nos analisarmos com cuidado e atenção, verificando nossos pensamentos, nossas motivações e suas manifestações no comportamento externo, abriremos em nosso íntimo uma boa possibilidade de fazer mudanças e efetuar um aprimoramento pessoal”, são palavras de sabedoria do Dalai-Lama. Para o monge, embora ele próprio não possa afirmar com toda a confiança que tenha feito algum progresso notável no decorrer dos anos, seu desejo e sua determinação de mudar e melhorar são sempre firmes.

“Desde o momento em que acordo até a hora de dormir e em todas as situações da minha vida, sempre tento analisar minhas motivações e ser meticuloso e atento a cada instante. Pessoalmente, acho que isto é de grande utilidade para minha vida”, diz.

O Dalai-Lama revela também que “A verdadeira compaixão decorre da percepção do sofrimento dos outros. Nós nos sentimos responsáveis e desejamos fazer algo por eles. Se tivéssemos que escolher entre conhecimento e virtude, a última seria sem dúvida a melhor escolha, pois é mais valiosa. O bom coração que é fruto da virtude é por si só um grande benefício para a humanidade. O mero conhecimento, não”.

Para finalizar, busco inspiração no jornalista Gilberto Dimenstein (Folha de S. Paulo de 22/1/2006): “A invisibilidade é a principal causa da violência, maior ainda do que a pobreza. O que gera a violência é a sensação de não ter conhecimento, de não pertencer à sociedade. Ao se tornar visível, o sujeito vira cidadão”.

Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.