quarta-feira, 30 de março de 2011

“LAPTOPTITE”, A DOENÇA DO LAPTOP

Querendo facilitar inúmeros afazeres e/ou se distrair, as pessoas acostumam-se com as novas tecnologias e não pensam nas consequências do uso abusivo de alguns aparelhos, como o computador e a televisão, por exemplo, quando a postura inadequada pode comprometer o seu corpo.

“O uso prolongado dos notebooks tem aumentado os casos de dores e lesões em ligamentos e articulações. O formato do aparelho dificulta uma boa postura durante a digitação e pode causar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e coluna, além de dor de cabeça e formigamento nos dedos”, escreve Julliane Silveira em seu artigo “A doença do laptop”, publicado na Folha de S.Paulo, Saúde, de 28 de março de 2011.

Segundo a autora, preocupado com a popularização dos PCs portáteis entre estudantes norte-americanos, o especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), cunhou o termo “laptoptite” – em analogia a doenças como a tendinite – para designar os problemas causados pelo uso do aparelho.


A preferência pelos laptops é impulsionada pela queda nos preços e a facilidade no transporte, e os efeitos já são comprovados em clínicas, diz a jornalista.

Comprar um modelo mais leve para não sobrecarregar as costas durante o transporte é uma sugestão. Por outro lado, Julliane também revela que quanto menor o aparelho, maiores são os riscos. Teclas pequenas obrigam o usuário a adotar uma postura restrita, comprimindo músculos e gerando tensão em todo o corpo.

Um estudo publicado em fevereiro na revista “Ergonomics” por pesquisadores da Boston University Sargent College, nos EUA, mostrou que usar o notebook por mais de quatro horas por dia já traz riscos de dores e lesões. “O ideal seria usar esse tipo de computador só para emergências e viagens”, revela Raquel Casarotto, professora de fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP, cita o artigo.

Assistir à televisão também pode comprometer a coluna vertebral, sobretudo quando a distração é por tempo prolongado e o corpo fica inadequadamente apoiado sobre sofás e camas. Leia mais sobre o assunto em: http://www.herniadedisco.com.br/noticias/fisioterapeuta-da-dicas-de-como-corrigir-a-postura-assistindo-televisao

Portanto, é preciso despertar para as possíveis consequências do nosso jeito inconsciente de maltratar o corpo com a utilização desses aparelhos. 
_______________
Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.