sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RIO DE JANEIRO: CHARME NACIONAL

Costumo visitar anualmente o Rio de Janeiro, como turista. Em 2010, cheguei a visitá-lo duas vezes, em janeiro e dezembro. Nesta última vez, algo me chamou a atenção: o jeito moderno de se vestir de alguns homens mais velhos. É comum cariocas, nessa faixa de idade, vestirem-se como surfistas (bermudas estampadas, camisetas criativas, sandálias havaianas...), sem parecerem ridículos. Ao contrário, ficam elegantes, dosando equilibradamente o que vestem, e joviais, preservando a alegria e vigor da juventude.

Ao observar o uso de peças modernas de vestuário pelo carioca mais velho, comparo-o com a maneira do vestir tradicional dos idosos em geral. Alguém conhece algum homem da meia idade em diante que usa bermuda com estampa florida, como surfistas? Calça com barra dobrada e sandália havaiana? Calça ou bermuda com elástico abaixo do umbigo, tipo “gancho folgado”, sem aquela coisa da calça na cintura, puxada para cima e presa com cinto, revelando as partes pudendas? Camisetas charmosas ou camisas mais informais e estruturadas, ao invés de camisões tradicionais de tecido como os que o ex-presidente Lula veste esportivamente?

Não estranhem não. Quem conhece o Rio sabe do que estou falando! E é justamente a liberdade do carioca, aliada ao seu acolhimento amigo e alegria peculiares, com os quais tanto me identifico, que alimentam meu forte sentimento pela “Cidade Maravilhosa”.

Portanto, quem visitar o Rio de Janeiro pela primeira vez não deve se surpreender com o jeitão descontraído do carioca: ele fala com gente desconhecida como se conhecesse há longo tempo. Num simples esbarrão na rua e em oportunidades inusitadas, o carioca personifica um ideal de vida, misto de alegria, humildade e companheirismo, que contagia!

________________
Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.