sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CHÁ DE CADEIRA

Imagem: http://wp.clicrbs.com.br 
Para as pessoas que passam grande parte do tempo na frente da tela de um computador ou de uma televisão, por exemplo, um alerta: “Movimentar-se, mesmo que seja por pouco tempo, aumenta a circulação do sangue, os batimentos cardíacos, eleva o gasto energético e ajuda a diminuir a pressão arterial”. É o que revela o artigo “Tempo demais sentado eleva risco cardíaco”, de autoria de Juliana Vines, publicado na Folha de S. Paulo, Saúde, de 12 de janeiro de 2011.


Conta Juliana que levantar mais vezes, mesmo que seja para beber água ou mudar o canal da televisão, diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas.
A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Queensland, Austrália, em estudo publicado em 12/1/2011 na versão on-line da revista “European Heart Journal”, comenta a jornalista. 

 “Segundo a pesquisa, até quem é sedentário, mas faz várias pausas para levantar durante o dia, tem menor risco do que quem faz atividades físicas e fica longos períodos sentado”. 

Chá de cadeira 

Juliana complementa o artigo explicando como ficar muito tempo sentado pode prejudicar o sistema cardiovascular. Ela baseou-se na orientação de Ricardo Pavanello, cardiologista do HCor (Hospital do Coração):  


(1) Os músculos da perna, principalmente a panturrilha, ajudam no bombeamento do sangue. 


(2) A falta de movimentação desses músculos deixa a circulação mais lenta. 


(3) Com o fluxo sanguíneo mais lento, há a maior chance de serem formados pequenos coágulos de sangue, que podem atrapalhar ainda mais a circulação. 


(4) Depois que o coágulo é formado, ele pode se desprender e ser levado pelo sangue até o pulmão. 

(5) Lá ele pode obstruir artérias e até causar a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.