quarta-feira, 10 de março de 2010

Expansão da consciência

Li em janeiro “O que realmente importa?”, de Anderson Cavalcante. Resolvo então compartilhar com o leitor algo que selecionei dessa obra e que é um fato muito comum nos relacionamentos pessoais.
 
Cavalcante leva a nos identificarmos com o que escreve, por exemplo, que, ao longo do caminho, a gente percebe que vai se distanciando de uma pessoa. “Eu sei que as pessoas mudam, que todos nós estamos num processo de evolução e transformação permanente. Talvez um dia vocês se encontrem lá na frente, mas estarão tão diferentes que poderão não mais se reconhecer”.
 
“Lembre-se de que as pessoas mudam, todo mundo muda, incluindo nós mesmos. A pessoa que você era quando casou ou entrou em uma faculdade, hoje já é outra. Não há nenhum problema nisso. Passamos a ter problemas quando as mudanças ocorrem só de um lado, quando uma das partes fica estacionada, focada apenas em seu eu, sem uma visão coletiva, sem pensar na evolução e no desenvolvimento do bem comum”, narra o escritor. Ele revela que é nessa hora que a distância aumenta de tal forma, que muitos relacionamentos acabam de vez, pois as pessoas tomam caminhos paralelos, ou seja, nunca mais se encontram.
 
Renovação constante é essencial
 
Nos muitos anos em que trabalhou como psicoterapeuta, Roberto Shinyashiki descobriu que nós só conseguimos mudar a nós mesmos, embora a maioria das pessoas sempre procure mudar os outros, na esperança de que será mais fácil. Ele aborda o assunto em sua obra “A coragem de confiar”, que também li recentemente. “Na verdade, mudar os outros é impossível! Você já notou que sua mudança cria um campo energético onde pessoas com as mesmas características começam a aparecer?”, escreve Shinyashiki.
 
A reciprocidade é um fenômeno que acontece naturalmente na vida de todos nós, prossegue o psicoterapeuta. “Se você dá amor a uma pessoa aparentemente fria, vai perceber que ela tenderá a se tornar amorosa. Porém, se a essência dela for de egoísmo, então começará a se sentir mal com sua presença e se afastará”.
 
Shinyashiki lembra que o destino decide quem passa por nossa vida, mas nós sempre podemos escolher quem queremos manter por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.