sexta-feira, 24 de julho de 2020

Qual Legado Você Quer Deixar Neste Mundo?

Márcia Mattiollo, coach e mentora de carreira

Blumenau (SC), 31 de outubro de 2017

 

ESTA é uma pergunta complexa geralmente trabalhada nas primeiras sessões do meu processo de Coaching. Sessão intensa que, em alguns momentos, gera muitas dúvidas para na sequência gerar muita clareza e direção na vida do ‘Coachee (aprendiz).

Quando pergunto se já pensou em deixar um legado? Qual é o cheiro que você quer deixar no mundo? Como você gostaria de ser lembrado? Dinheiro, bens ou uma história que possa ser contada por várias gerações? O que faz a vida valer a pena? Qual é o seu sonho? O que ainda está faltando? Onde estão as respostas? Como você gostaria de ser lembrado no futuro? Você já pensou em deixar um legado? ... Percebo que a maioria das pessoas não tem por hábito fazer estas reflexões, incorrendo no risco de viver uma vida: “Vida Leva EU”.

Na prática, percebo que quando o Coachee começa a ter a resposta para essas questões, ele passa a ter atitudes alinhadas com o objetivo de vida, ele passa a conhecer as suas deficiências ou limitações, percebe o que é necessário para corrigir os desvios e, principalmente, jamais perderá o seu objetivo de vista. E pode acreditar, se você não tem a resposta, a construção do legado será mais difícil. Tenha certeza de que o seu maior legado será resultante das suas atitudes.

Então pratique os quatro verbos mais importantes que contribuem para uma existência plena. Se você souber aplicá-los com paixão e entusiasmo, porém de maneira equilibrada, o mundo será muito diferente daquele que estamos acostumados a ver todos os dias na mídia. São eles:

Aprender: segundo Leonardo Da Vinci, “Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.

Viver: como diria Fernando Pessoa, poeta lusitano, “Tudo na vida vale a pena se a alma não é pequena”. Viva intensamente e faça a vida valer a pena. Chegar aos oitenta ou noventa anos e descobrir que tudo saiu errado será uma grande decepção.

Ensinar: de acordo com Píndaro, poeta grego, “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. Poucas coisas são tão gratificantes quanto se sentir valorizado pelo fato de disseminar conhecimento para quem precisa dele.

Amar: para Khalil Gibran, escritor libanês, "O amor é suficiente ao amor”.

Bem, para mim este tema é apaixonante e toda vez que encontro uma matéria que esclarece mais o seu significado sinto-me motivada em compartilhar!

Abaixo, compartilho o discurso de formatura na ‘Agnes Scott College’, uma faculdade americana para mulheres, Oprah Winfrey explica o que considera um legado e como viver uma “vida de substância”. Espero que apreciem! 

 

         ·         Fonte: https://www.napratica.org.br/oprah-voce-nao-precisa-saber-todos-os-passos-apenas-qual-e-o-proximo/?htm_source=Push&utm_medium=PushNotification&utm_campaign=pushnotificationsnp 

 

É difícil descrever Oprah Winfrey em poucas palavras: executiva, apresentadora de TV, atriz premiada, bilionária e uma das pessoas mais ativas do mundo da filantropia. Ela é, acima de tudo, uma ótima comunicadora.

Em um bem-humorado discurso de formatura na ‘Agnes Scott College’, uma faculdade americana para mulheres, Oprah colocou essa habilidade em prática para incentivar jovens a construir algo que ela chama de uma “vida de substância”.

 

A base para uma vida de substância é o que é verdade para você”, resumiu. “O que você representa”?

 

Os conselhos de Oprah Winfrey para uma vida de substância

 

Se pudesse deixar vocês com uma mensagem, seria essa: a maior recompensa não é financeira – apesar de todos os sapatos incríveis que você pode comprar – porque um closet cheio de sapatos não preenche sua vida.

O que preenche é uma vida de substância. E a base para uma vida de substância é o que é verdade para você. O que você representa?

Uma vez por ano, visito minha escola na África do Sul e, por uma semana, dou aulas que chamo de “Vida 101”. Lá, falo sobre o que acho que as meninas deveriam saber para viver no mundo, e é o que tento trazer para vocês hoje.

Compaixão está no topo da lista, assim como compromisso e espírito de engajamento construtivo. Compaixão não é só simpatia – e certamente não é pena. É estar presente. Significa “eu sinto com você”. Significa “não só estou disposta a andar em seus sapatos, mas me vejo em você. Posso não compartilhar sua experiência, mas sei o que a dor significa – e toda dor é igual”. Compaixão é uma das melhores qualidades que um grande ser humano pode ter.

Compromisso é outra. Tenho um compromisso com o meu serviço através do meu trabalho e do meu propósito de vida. Se você intencionalmente se comprometer com o trabalho que faz e com os relacionamentos que tem, sua vida se desdobrará com graça e beleza. E, nesse momento em que você está tentando descobrir o que fazer… Se não sabe o que fazer, não faça nada. Fique quieta até descobrir.

Se estiver perguntando para todo mundo “devo fazer isso”?, significa que não tem a resposta completa ainda. Fique quieta e saiba que a resposta virá.

E entre em cada situação entendendo o seu contexto. Esteja de coração aberto, tanto para escutar a verdade dos outros quanto para se abrir ao processo de deixar o mundo lhe mudar.

Esse é o espírito do engajamento construtivo.

 

Trabalhe do seu jeito para mudar o mundo através de conversas respeitosas com outros e em um ritmo em harmonia com sua verdade.

 

 

Se focar nisso, o sucesso virá.

E deixe o fracasso ser seu amigo.

Haverá momentos em que você vai vencer muito. E é maravilhoso aproveitar esses momentos. Vencer é ótimo!

Mas é quando as coisas dão errado que você mais aprende sobre si mesma.

Por vinte e cinco anos, o ‘The Oprah Winfrey Show’ foi o programa mais assistido da televisão.

E então eu terminei o programa e comecei uma rede de TV. Tomei tombos por um tempo e fiquei muito chateada comigo mesma.

Quando consegui mudar o paradigma e olhar para o que eu tinha ao invés de olhar para o que achava que tinha perdido, comecei a virar o jogo.

Você não precisa saber todos os passos – só o próximo passo certo.

 

Legado


Saiba que você não vai chegar em lugar nenhum sem uma prática espiritual. Isso não significa necessariamente uma religião.

Para algumas pessoas é a igreja, para outras é a meditação, a dança, o canto.

Só encontre um jeito de cuidar da sua essência, para que tenha o suficiente para oferecer aos outros.

Se não dedicar tempo a si mesma, seu tanque vai ficar vazio e você não terá mais nada para dar.

Arranje tempo diariamente para cuidar desses aspectos do seu ser.

É isso que quero dizer com prática espiritual: cuide de sua essência.

Por fim, deixo vocês com as palavras de minha mentora, Maya Angelou.

Quando eu terminei minha escola na África do Sul e estava me sentindo orgulhosa, falei para ela: “Esse vai ser meu maior legado”! Ela respondeu: “Você não tem ideia de qual será seu legado”. Continuei: “Ah, eu sei, mas realmente acho que vai ser a escola”!

E ela disse o seguinte, que deixo para todos os presentes: “Seu legado é cada vida que você tocou. Cada ser humano com quem você já entrou em contato e deixou sua marca é seu legado. A cada momento, você está construindo seu legado”.

 

***

2 comentários:

  1. Apenas excepcionalmente eu insiro artigo de outros autores. Apenas quando me identifico plenamente com o texto.

    ResponderExcluir
  2. Maya Angelou, 1928-2014, figura extraordinária da literatura norte-americana, foi porta-voz dos anseios e da revolta dos negros. Era amiga de Martin Luther King (ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos) e de Malcolm X (um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos).

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.