quarta-feira, 20 de junho de 2018

Bertrand Russell, 1872-1970


O mais influente filósofo britânico do século XX. Foi ensaísta e crítico social, mais conhecido por seu trabalho de lógica matemática e filosofia analítica.

"Por que repetir erros antigos, se há tantos erros novos a escolher?" A provocação espirituosa de Bertrand Russell bem demonstra seu interesse pela vida, pela liberdade e pelo conhecimento.




Como se lê em https://www.ebiografia.com/bertrand_russell/, apesar de sua imensa produção filosófica, que abordava assuntos como física, lógica, religião, educação e moral, Bertrand Russell nunca foi uma personalidade estritamente acadêmica.


O filósofo sempre demonstrou grande interesse pelos problemas sociais, posicionando-se a favor da emancipação feminina, por exemplo. Foi preso por atividades pacifistas durante a Primeira Guerra Mundial e condenado ao ostracismo por seus pontos de vista sobre moral sexual. Passou cinco meses na prisão, época em que escreveu ‘Introdução à Filosofia Matemática’, publicada em 1919.


No que tange à sexualidade, cita https://www.comunidadeculturaearte.com/bertrand-russell-o-pensador-logico-da-sociedade/, Russell sempre viu com naturalidade a eventualidade do sufrágio feminino, a utilização de métodos contraceptivos, a poligamia, a educação sexual e a homossexualidade, inspirando vários autores, que em si viram como uma insigne referência a quebrar tabus e a apelar à coesão e transparência social.


O Estado, segundo ele, teria um papel de extrema responsabilidade a desempenhar para com a educação, obrigatória para a sociedade, oferecer uma saúde descente ao povo e uma administração baseada na justiça econômica.







Suas valiosas lições:



“TRÊS paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade.”




“O QUE faz um livre-pensador não são suas crenças, mas a maneira pela qual ele as mantém.”




A MAIOR parte das pessoas prefere morrer a pensar; na verdade, é isso que fazem.”




O SEGREDO da felicidade é o seguinte: deixar que os nossos interesses sejam tão amplos quanto possível, e deixar que as nossas reações em relação às coisas e às pessoas sejam tão amistosas quanto possam ser.”





O TRUQUE da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda.”





“AQUILO que os homens de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza.”





COM um pouco de agilidade mental e algumas leituras em segunda mão, qualquer homem encontra as provas daquilo em que deseja acreditar...”





É IMPORTANTE aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado.” 





“A MATEMÁTICA, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera -, como a da escultura.”








AS CIÊNCIAS se desenvolveram na ordem inversa ao esperado: o que estava mais longe foi trazido primeiro para o domínio da lei e, depois, o que estava mais perto. Primeiro foi o céu, depois a terra. Em seguida, a vida animal e vegetal. Finalmente, foi a vez do corpo humano e, por último, da mente humana - até agora, muito imperfeitamente.”





MORALISTAS são pessoas que renunciam às alegrias corriqueiras para poder, sem culpa e recriminação, estragar a alegria dos outros.”




“SÊ escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares escondê-la.”





HÁ muitas espécies de liberdade. Umas tem o mundo de menos, outras tem o mundo de mais. Mas ao dizer que pode haver mais de uma certa espécie de liberdade, devo apressar-me a acrescentar que a única espécie de liberdade que considero indesejável é aquela que permite diminuir a liberdade de outrem, por exemplo, a liberdade de fazer escravos.”





O TRABALHO é desejável, primeiro e antes de tudo como um preventivo contra o aborrecimento, pois o aborrecimento que um homem sente ao executar um trabalho necessário embora monótono, não se compara ao que sente quando nada tem que fazer.” 





“UM dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões.”




MESMO quando todos os especialistas estão de acordo podem muito bem estar enganados.”









Sem esforço não se tem felicidade... 


O ANIMAL humano, como os outros animais, está adaptado para uma certa luta pela vida e, quando, graças à sua riqueza, o Homo sapiens pode satisfazer todos os desejos sem esforço, a simples ausência do esforço na sua vida afasta dele um elemento essencial de felicidade. O homem que adquire facilmente as coisas, pelas quais sente apenas um desejo moderado, conclui que a realização do desejo não dá felicidade. Se tem disposição para a filosofia, conclui que a vida humana é essencialmente desprezível, pois o homem que tem tudo o que precisa ainda assim é infeliz. Esquece-se de que privar-se de algumas coisas que precisa é parte indispensável da felicidade.”





“É A AMBIÇÃO de possuir, mais do que qualquer outra coisa, que impede os homens de viverem de uma maneira livre e nobre.”





A VIDA é demasiado curta para permitir interessar-nos por todas as coisas, mas é bom que nos interessemos por tantas quantas forem necessárias para preencher os nossos dias.”






“O AMOR sob a sua forma mais elevada revela valores que sem ele ficariam ignorados.”






O AMOR é sábio, o ódio é tolo. Nesse mundo que está cada vez mais interconectado, nós temos que aprender a tolerar uns aos outros, nós temos que aprender aceitar o fato de que algumas pessoas dizem coisas que não gostamos. Nós precisamos aprender a bondade da caridade e da tolerância. Que é absolutamente vital para a continuação da vida humana neste planeta.”





“OS NOSSOS pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante mas, nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.”








O HOMEM hoje, para ser salvo, só tem necessidade de uma coisa: abrir o coração à alegria.”




“EXISTE um artista aprisionado em cada um de nós. Deixe-o solto para espalhar alegria por toda parte.”





POUCAS pessoas conseguem ser felizes, a menos que odeiem alguém.”



***


Segundo https://www.comunidadeculturaearte.com/bertrand-russell-o-pensador-logico-da-sociedade/, Bertrand Russell foi um dos intelectuais mais holísticos que a humanidade alguma vez conheceu. Trata-se de uma figura que, apesar de deter origens abastadas e vitorianas, tratou de desmistificar e de pacificar. Foram estas as duas grandes máximas de uma carreira social de enorme reconhecimento, aliando a isto a competência e a influência que possuiu no desenvolvimento de uma lógica matemática e de uma filosofia científica. O manancial de escritos e de ditos que deixa registado em distintos suportes é um dos mais ricos aglomerados de patrimônio a que temos acesso. Congregador e interdisciplinar, tentou definir verdades incontestáveis para a matemática e para a filosofia a partir do simbolismo que a lógica propunha, de forma a eliminar os paradoxos nos quais a ciência dos números estava submergida (‘Principia Mathematica’). É nesta oferta de um novo ar a respirar que se assume a figura de Bertrand Russell, tanto na vertente da ciência como do pensamento. Novos rumos foram identificados e justificados, novos trilhos estratificados. O esplendor de uma obra e de um gentleman que, de experiente e sapiente predicado, se expandiu na amplitude de um ângulo logicamente qualificado.


***


Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.







Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018






* Edição: Guilherme Rodrigues

Um comentário:

  1. Um homem a frente do seu tempo, já tinha ouvido falar dele, assim como de relance ter visto alguma referência a ele...

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.