quarta-feira, 20 de junho de 2018

Augusto Cury, 1958 (nascimento)


Médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro. É considerado o autor brasileiro mais lido da década.



“TENTO ser um pequeno semeador de ideias para dar significado à minha vida.”



SEI que o Artesão da existência pode perdoar as loucuras dos homens, e quem sabe as minhas também. Mas o meu problema é eu mesmo me perdoar.”



A MAIOR vingança contra um inimigo é perdoá-lo. Perdoe-o, e ele morrerá dentro de si; odeie-o, e ele viverá no centro da sua história e o aterrorizará dia e noite...”



“A MAIOR aventura de um ser humano é viajar
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram...”





SER feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.”









“A VIDA é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e percebeu como é fantástica a construção da sua inteligência.”




OS PROBLEMAS nunca vão desaparecer, mesmo na mais bela existência. Problemas existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos.”




A VAIDADE é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação, porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve.”








VOCÊ precisa conquistar aquilo que o dinheiro não compra. Caso contrário, será um miserável, ainda que seja um milionário.”  









INFELIZMENTE o Deus estudado pela teologia não corresponde ao Deus interpretado pela psicologia e filosofia. Jesus apresentou um Deus que não condena, não faz guerras para impor sua vontade, não agride, não discrimina, mas um Deus generoso, afetivo, sereno.
Você discrimina prostitutas? Ele as abraça. Você rejeita drogados? Ele os ama. Você dá as costas a muçulmanos ou budistas por não serem cristãos? Ele é deslumbrado por eles. Não importa a opção sexual, a religião, a cultura, a nacionalidade. Jesus nos apresentou um pai preocupadíssimo com cada ser humano.”  








“PARA o Mestre dos Mestres, a pessoa era mais importante do que seus próprios erros.”








QUEM é um manual de regras está apto a lidar com máquinas e não com pessoas.”




MUITOS dos que têm endereço certo passam pela existência sem nunca percorrer as avenidas do seu próprio ser, são forasteiros para si mesmos, por isso são incapazes de corrigir suas rotas e superar suas loucuras.”





“NÓS somos rápidos para exigir e lentos para compreender.”








JEAN-Jacques Rousseau disse que o homem nasce bom, e a sociedade o corrompe. Mas essa ideia precisa de reparos: para mim, o homem nasce neutro e o sistema social educa ou realça seus instintos, liberta seu psiquismo ou aprisiona. E normalmente o aprisiona.”





VOCÊS podem calar a minha voz, mas não os meus pensamentos! Vocês podem acorrentar o meu corpo, mas não a minha mente! Não serei plateia desta sociedade doente, serei autor da minha história! Os fracos querem controlar o mundo; os fortes, o próprio ser! Os fracos usam as armas; os fortes, as ideias.”





“MAIS sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia.”





QUANTO pior for a qualidade da educação, mais relevante será o papel da psiquiatria no terceiro milênio...”





“NORMAIS levantam, reclamam, vestem, irritam-se, xingam e cumprimentam sempre da mesma forma. Dão as mesmas respostas para os mesmos problemas. Têm o mesmo humor no serviço e em casa. Petrificam sorrisos no rosto, dão presentes sempre nas mesmas datas. Enfim, têm uma vida estafante e previsível. Fonte para vazios e enfados. Normais não surpreendem, não encantam. Deus, livra-me dos normais!”





A SABEDORIA superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.”





UMA PESSOA emocionalmente superficial precisa de grandes eventos para ter prazer; uma pessoa profunda encontra prazer nas coisas ocultas, nos fenômenos aparentemente imperceptíveis: no movimento das nuvens, no bailar das borboletas, no abraço de um amigo, no beijo de quem ama, num olhar de cumplicidade, no sorriso solidário de um desconhecido.
Felicidade não é obra do acaso, felicidade é um treinamento.”






FOMOS contagiados por um vendedor de ideias que nos ensinou
a não negar o que somos. Antes desse contágio, éramos todos ‘normais’, estávamos todos doentes. Queríamos de alguma forma
ser deuses, sem saber que ser deus é andar sobrecarregado,
tenso, pesado, com o compromisso neurótico
de ser perfeito, de se preocupar com a imagem social,
de dar importância vital para a opinião alheia, de se cobrar, se punir, exigir. Perdemos a leveza do ser. Parecíamos zumbis engessados pelos nossos
pensamentos estreitos. Fomos educados para trabalhar, crescer, progredir e, infelizmente, também para ser especialistas em trair a nossa essência no diminuto parêntese do tempo em que existimos.
Em que fábrica de loucura vivemos?”





“NOSSA memória virou um depósito de informações inúteis.”




PAIS e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias, frustrações.”





NOSSAS crianças não vivem horrores das guerras, não veem casas destruídas nem corpos mutilados, mas têm sua ingenuidade esfacelada, sua capacidade de brincar ferida, sua imaginação sequestrada pela ansiedade por necessidades não necessárias. Não é isso uma forma de horror?”








COMO o Mestre sempre dizia, ‘é possível fugir dos monstros de fora, mas não dos de dentro’. E é incrível como a mente humana tem facilidade em criar fantasmas para assombrá-la. Em plena era digital, os sentimentos primitivos continuavam vivos.”




NA LÓGICA da vida dividir é aumentar. Dividir as conquistas multiplica a felicidade. Siga sempre a lógica da vida.”








“NÃO vale a pena pressionar quem não está
disposto ao diálogo.”




A EDUCAÇÃO do mundo todo está em crise.
Estamos formando repetidores de informações e não pensadores. 
Até entre mestres e doutores raramente encontramos pensadores brilhantes, criadores de ideias originais. 
A falência da educação exaltou a psiquiatria. 
Sempre houve transtornos emocionais na história, 
mas nunca nos níveis e na intensidade a que estamos assistindo.”








  
MUITOS dançam sobre o solo,
mas não na pista do autoconhecimento.
São deuses que não reconhecem seus limites.
Como poderão se achar se nunca se perderam?
Como serão humanos se não se aproximam de si?
Quem são vocês? Sim, digam-me, quem são?”





VIVIAM vazios, entediados, ansiosos, inundados de tranquilizantes. Não se humanizavam. Eram deuses que morriam um pouco a cada momento, eram deuses que negavam seus conflitos.”





ESPANTEI-ME ao olhar ao meu redor e perceber que o sistema social havia feito um estrago irreparável em quase todos nós. Não poucas pessoas consumiam muito, mas eram autômatas, robotizadas, viviam sem propósitos, sem significado, sem metas, como especialistas em obedecer a ordens e não em pensar, o que fazia aumentar o índice de transtornos psíquicos.”





“NÃO serei plateia dessa sociedade doente, serei autor da minha história!”




QUANTO mais se aumenta a memória de um computador mais se expande sua complexidade; quanto mais se aumenta a capacidade de amar de um ser humano, mais se aumenta sua simplicidade.''



***



Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.






Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018






* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.