sexta-feira, 6 de abril de 2018

Santo Agostinho (354-430)


Filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão africano, responsável pela elaboração do pensamento cristão. Deixou uma obra literária gigantesca: 113 trabalhos, 224 cartas e mais de quinhentos sermões.




“QUANDO fores orar, começa perdoando.”


“PREFIRO os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.”

“SE NÃO podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue.”


“NA ESSÊNCIA somos iguais, nas diferenças nos respeitamos.”


“TARDE Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Eis que habitáveis dentro de mim, e eu, lá fora, a procurar-Vos! Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes. Estáveis comigo e eu não estava Convosco! Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós. Porém, chamastes-me, com uma voz tão forte, que rompestes a minha Surdez! Brilhastes, cintilastes, e logo afugentastes a minha cegueira! Exalastes Perfume: respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós. Saboreei-Vos e, agora, tenho fome e sede de Vós. Tocastes-me e ardi, no desejo da Vossa Paz.”


“FIZESTE-NOS, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti.”


“MILAGRES não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que nós sabemos sobre a natureza.”


“A ESPERANÇA tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem: a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.”


“HÁ PESSOAS que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.”


“NA procura de DEUS é ELE quem se adianta e vem ao nosso encontro.”


“AQUELE que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.”


“AS PESSOAS viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e, no entanto, elas passam por si mesmas sem se admirarem.”


“AMA e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.”



 
Anjos e Demônios

“SANTO Agostinho, certa vez, escreveu sobre quando foi para o deserto fazer um retiro de silêncio e foi acometido por todo tipo de visão - tanto demônios quanto anjos. Disse que, em sua solidão, algumas vezes encontrava demônios que pareciam anjos, e outras vezes encontrou anjos que pareciam demônios. Quando lhe perguntaram como ele sabia a diferença, o santo respondeu que só se pode dizer quem é quem com base na sensação que se tem depois que a criatura foi embora. Se você ficar arrasado, disse ele, então foi um demônio que veio visitá-lo. Se você se sentir mais leve, foi um anjo.”


“DEUS é mais íntimo a nós que nós mesmos.”


“É O OLHAR característico do amor que torna a pessoa sensível e atenta para perceber os sinais e demonstrações de afeto, por mais pequenos que sejam ou que aparentemente assim o sejam, que fazem nascer no coração um fundamental sentido de reconhecimento em relação à vida, aos outros, a Deus.”


“HÁ HOMENS que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua.”


“POIS o Deus Todo-Poderoso, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir nas suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal.”


“CONHECE-TE, aceita-te, supera-te.”


“NADA estará perdido enquanto estivermos em busca.”


“A FÉ e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe.”


“O TEMPO é a extensão da criação e a extensão da mente.”


“PARA muitos, a abstinência total é mais fácil do que a moderação perfeita.”


“NÃO HÁ lugar para a sabedoria onde não há paciência.”




“SÊ humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.”


“POR QUE a verdade gera o ódio? Por que é que os homens têm como inimigo aquele que prega a verdade, se amam a vida feliz, que não é mais que a alegria vinda da verdade (gaudium de veritate)? Talvez por amarem de tal modo a verdade, que todos os que amam outra coisa querem que o que amam sejam verdade. Como não querem ser enganados, não se querem convencer de que estão no erro. Assim, odeiam a verdade, por causa daquilo que amam em vez da verdade. Amam-na quando os ilumina, porém tendem a odiá-la quando os confronta.”


“AQUELES que pretendem encontrar a alegria fora de si, facilmente encontram o vazio.”


“NÃO VÊS que somos viajantes? E tu me perguntas: O que é viajar? Eu respondo com uma palavra: é avançar! Experimentai isto em ti, que nunca te satisfaças com aquilo que és, para que te tornes um dia aquilo que ainda não és. Avançai sempre! Não fiques parado no caminho.”


“O OCIOSO caminha devagar... Por isso que todos os vícios o alcançam.”


“O QUE é o tempo? Quando quero explicá-lo não acho explicação. Se o passado é o que eu, do presente, lembro, e o futuro é o que eu, do presente, antecipo, não seria mais certo dizer que o tempo é só o presente? Mas quanto dura o presente?”


“NAS COISAS essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade.”


“JÁ LI, Sócrates, Platão e Aristóteles, mas em nenhum deles li: ‘Vinde a mim, todos os cansados e oprimidos, que eu vos aliviarei’."


“NINGUÉM pode ser amigo de ninguém sem antes ser amigo da verdade.”


“A GRAÇA de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos para recebê-la.”


“DEUS não espera que submetamos nossa fé a ele sem razão, mas os próprios limites da nossa razão tornam a fé uma necessidade.”


“O SENHOR não brilha sobre nós, exceto quanto tomamos a sua Palavra como nossa luz.”


“A AMIZADE é um dos elementos mais importantes para descobrir a presença de Deus, entre nós.”


“A AMIZADE é tão essencial quanto a própria vida.”


 “Ó DEUS, por onde vagava eu à procura de Vós? Ó beleza infinita, eu vos procurei fora e estáveis dentro do meu coração.”







Oração de Santo Agostinho

“A MORTE não é nada.
Apenas passei ao outro lado do Mundo.
Eu sou eu, Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda somos,
Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir junto.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que meu nome se pronuncie em casa,
Como sempre se pronunciou.
Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou.
Continua sendo o que era,
O cordão da união não se quebrou.
Por que eu estaria fora dos teus pensamentos,
Apenas porque estou fora da tua vista?
Não estou longe, somente estou do outro lado do
caminho.
Já verás, tudo está bem...
Redescobrirás meu coração, e nele redescobrirás a
ternura mais pura. Seca tuas lágrimas e, se me
amas, não chores mais!”




***







Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

3 comentários:

  1. Gratidão pelo material disponibilizado...

    ResponderExcluir
  2. "Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos". Por favor, De qual obra de Santo Agostinho é essa frase?

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de saber o ano " Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos" e se fica correto na epigrafe do meu artigo colocar a data (354-430)? foi a que encontrei.

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.