quarta-feira, 11 de abril de 2018

Omraam Mikhaël Aïvanhov, 1900-1986


Filósofo, búlgaro de nascimento; a partir de 1937 adotou a França como seu lar. Era discípulo do mestre búlgaro Peter Deunov (1864-1944), fundador da ‘Fraternidade Branca Universal’.





Aïvanhov levou para a França os ideais do mestre Deunov e, em 1943, fundou seu primeiro centro espiritual, na cidade de Sèvres. A partir daí, começou a proferir palestras, que seus discípulos anotavam e gravavam para depois transcrever.
O resultado desses ensinamentos orais está hoje registrado em centenas de livros, publicados em várias línguas. Seu trabalho teve uma grande expansão de 1976 em diante, época em que a Editora Prosveta começou a divulgar seus livros em vários países.
O que mais chama a atenção no trabalho do mestre Aïvanhov é sua simplicidade na abordagem de temas espirituais, em que ele apresenta os exemplos e correlações mais simples para explicar as complexas questões da alma humana.
Era um exímio contador de histórias, dotado de um grande senso de humor. Por vezes, para dar uma pausa na palestra, ele interrompia o que estava falando e contava algumas anedotas para alegrar seus ouvintes. Todo seu trabalho estava direcionado para o alargamento da consciência humana em direção ao seu aperfeiçoamento. Em outras palavras, transformar o homem-animal no homem-espiritual.
Pois bem, esse grande filósofo da simplicidade e pedagogo da alma não morreu, apenas se mandou para fora do corpo denso. E, agora, lá do plano extrafísico, ele continua a mandar mensagens com o mesmo objetivo central de seus ensinamentos: o aperfeiçoamento do homem.




***

"É QUASE inútil alguém enveredar pela vida espiritual se não compreendeu até que ponto a natureza inferior do homem é coriácea, rebelde, e como o trabalho a fazer sobre ela exige vigilância, humildade, perseverança. Há imensas pessoas que descobrem um ensinamento espiritual e creem que vão transformar-se rapidamente. Mas não, o domínio da vida psíquica é muito mais difícil do que elas imaginam! Existe, realmente, em cada ser humano, a capacidade de renovação, de regeneração, de divinização, mas é um processo muito lento e aquilo que cada um pode realizar nesta existência depende do trabalho já começado nas encarnações anteriores.
Para aquele que não tem consciência das dificuldades que, inevitavelmente, encontra na vida espiritual, é impossível progredir. Então, ele sofre e também faz sofrer os outros. Empenhar-se na vida espiritual exige que, primeiro, se esteja lúcido em relação a si próprio.”

***

"NINGUÉM deve desculpar-se com as suas insuficiências físicas ou psíquicas para viver uma vida medíocre. Mesmo o ser mais desvalido tem a possibilidade de alcançar um estado de consciência superior que lhe permitirá trabalhar para o bem da humanidade. Algumas pessoas dirão: ‘Mas isso não é possível! Eu não tenho conhecimentos, não sou sábio nem poderoso. O que posso fazer para o bem de milhões e milhões de homens?’. 
Evidentemente, não ireis realizar de um dia para o outro o Reino de Deus na Terra. Mas, a partir do momento em que pensais nele, em que o  desejais, orientais as vossas forças e as vossas energias nessa direção. Esse trabalho produzirá efeitos, em primeiro lugar sobre vós mesmos: elevar-vos-eis, tornar-vos-eis mais nobres. E, como nada fica sem consequências, de um modo ou de outro acabareis por influenciar favoravelmente os seres que vos rodeiam. Em todo o caso, aos olhos do Céu nunca podereis justificar-vos por não fazer nada."

***

"SE FUGIRDES de certos esforços, de certos trabalhos que vos são impostos pela vida, nunca conseguireis progredir. Algumas pessoas já não suportam a sua família, ou o seu trabalho, e abandonam-nos... Outras fogem a todas as responsabilidades... Pois bem, fugir não é recomendado. Se o destino vos colocou em certas condições, é porque há razões para isso.
Para fazerem face às dificuldades e aos obstáculos da vida quotidiana, as pessoas têm de se reforçar. Vede como os desportistas se treinam, como os alpinistas medem esforços com a montanha e os navegadores com o oceano, enfrentando as intempéries e os maiores perigos… Procurai fazer como eles. Não fisicamente, é claro, pois nem toda a gente está preparada para essas proezas, mas treinai-vos para resistir psiquicamente. É evidente que, se chegar um momento em que a situação se torne insustentável, afastai-vos. Mas, logo que possível, enfrentai-a de novo... Até vos tornardes suficientemente sólidos e fortes para conseguirdes completar a vossa tarefa."



***

"O FOGO é o meio mais poderoso para entrar em contato com o mundo espiritual, pois ele representa a fronteira entre o visível e o invisível, entre o plano físico e o plano etérico. Por isso, antes de começarem um trabalho com uma certa importância, os Iniciados, os magos, têm o hábito de acender uma chama, tal como os padres antes de dizerem missa, pois a missa também é uma cerimónia mágica.
Onde o fogo participa, há resultados. Por isso, vós também deveis aprender a utilizar o fogo. Quando sentis dificuldades interiores, desgostos, tristezas, desânimos, tentações, escrevei num papel o vosso desejo de recuperar a calma, a força, a clareza, acendei uma vela e pedi ao Anjo do Fogo que vos purifique de todos esses miasmas; depois, queimai o papel. Por que haveis de viver a vida inteira com sofrimentos e limitações? O fogo pode ajudar-vos a sair dessa situação, pois ele introduz-vos nas regiões subtis, onde o vosso pensamento e a vossa voz serão captados."





"PARA criar uma ligação com um objeto ou um ser, é preciso colocar-se nas mesmas condições de vibração que ele. É uma lei física, e o princípio da rádio está baseado nesta lei. Os Iniciados, que a tinham descoberto muito antes dos físicos contemporâneos, sabiam que esta lei é válida não só no plano físico, mas também nos planos psíquico e espiritual. Pela concentração, pela recitação de fórmulas, pelo uso de certas vestes ou mesmo de máscaras, o Iniciado egípcio, por exemplo, conseguia identificar-se com o deus Osíris, com o deus Hórus etc. Por um momento, ele tornava-se a encarnação dessa divindade, porque conseguia vibrar exatamente no mesmo comprimento de onda, e essa entidade manifestava-se através dele... Mas não é necessário usar vestes ou máscaras específicas. Se aprenderdes a viver e a trabalhar segundo as regras da Ciência Iniciática, vibrareis em sintonia com as entidades celestes – os Anjos, os Arcanjos, as Divindades –, recebereis as suas mensagens e elas dar-vos-ão o seu amor e a sua luz."


***

"A ECONOMIA tornou-se a grande preocupação dos humanos. No interesse da economia, eles sentem-se obrigados a correr, a viver uma vida agitada, porque é preciso produzir cada vez mais para vender cada vez mais e comprar cada vez mais... E todos os que não são considerados suficientemente ‘rentáveis’ são eliminados. 
Mas que economia é esta, na qual se acha normal sacrificar os humanos? Ela torna-se cada vez mais florescente, isso é verdade, mas, com isso, os humanos estragam o seu sistema nervoso, e não é só o seu sistema nervoso que sofre, mas também o seu coração, o seu estômago, os seus pulmões, pois toda essa atividade, toda essa produção e todo esse consumo acelerados geram uma poluição que envenena a atmosfera, os mares, as florestas, a água, a terra, os alimentos etc. Aonde é que está a inteligência? Aonde é que está a razão? Uma ‘economia’ que esbanja, que desperdiça, que suja, que destrói, será a verdadeira economia?"

***

"CERTAS revelações dos Evangelhos podem ser consideradas perigosas, pois o sentido das palavras de Jesus não é fácil de compreender para aqueles que não têm o verdadeiro saber iniciático. ‘Vós sois o sal da terra’, ‘Vós sois a luz do mundo’, ‘Vós sois deuses’, ‘Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito’… Como compreender estas palavras, que dão uma imagem tão sublime do ser humano?
Estas revelações estão escritas, foram impressas ao longo de séculos, e cabia à Igreja explicá-las, a fim de preparar os humanos para esta tomada de consciência. Mas a Igreja considerou que explicar aos humanos que podem alcançar a perfeição do seu Pai Celeste não é prudente, que havia o risco de eles se tornarem uns monstros de orgulho… Como se eles não tivessem encontrado outras maneiras de se tornarem orgulhosos! Quando, por não lhes terem explicado em que princípios devem basear a sua fé, eles acabam por assumirem-se como descrentes ou ateus e dizem que já não têm qualquer necessidade de Deus, como é que isso se chama: humildade ou orgulho?"

***

"HOUVE muitos crentes e mesmo místicos que, em certos períodos da sua vida, se sentiram abandonados por Deus. Como se tivesse sido Ele a mudar em relação a eles! Eles julgavam-se estáveis, imutáveis, na sua fé, no seu amor, e, portanto, Deus é que é caprichoso!
Nos textos sagrados, Deus é designado como ‘o Fiel’, ‘o Verídico’, e por muito que os crentes repitam estas palavras, estão sempre a perguntar-se por que é que Deus não olha para eles, não os escuta, por que é que Ele os abandona. Mas Deus não os abandona, eles é que O abandonam! De que modo? Em vez de se esforçarem por se manter acima da zona das nuvens – os pensamentos e os sentimentos egoístas, mesquinhos –, deixam-se arrastar, descem, e evidentemente, abaixo das nuvens há sombra e está frio. Eles devem permanecer acima das nuvens, onde não há frio nem escuridão, pois é lá que habita o Senhor e que, um dia, nós poderemos habitar com Ele."

***

"ANTES de emitir uma crítica em relação a alguém, começai por
lançar um olhar lúcido sobre vós mesmos. Por quê? Porque só
se tem o direito de criticar uma fraqueza nos outros se se
conseguiu vencê-la em si próprio. Sempre que fazeis um juízo
negativo sobre alguém, vós próprios sois julgados. Por quem?
Pela vossa consciência, pelo vosso tribunal interior. Há uma
voz que se ergue em vós para vos perguntar : ‘E tu, que te
pronuncias nesses termos, tens a certeza de que, de um modo ou de
outro, não tens esse mesmo defeito?... Por que é que hás de
juntar a essa fraqueza, de que tu próprio já és culpado, a
falta de indulgência, a falta de amor? Não sentes que no teu
coração, na tua alma, estás a perder algo de precioso?’ É
este o castigo infligido a quem julga os outros sem ter o direito
de o fazer: há luzes que o deixam. E se alguns disserem que
nunca ouviram esta voz, é porque fizeram tudo para se tornar
surdos às suas censuras e aos seus conselhos. Se estiverem mais
atentos, ouvi-los-ão."

***

"QUANDO o Sol está encoberto por nuvens, não desapareceu, continua a espalhar a sua luz e o seu calor. Se as nuvens se dissiparem, ou se nós pudermos elevar-nos na atmosfera a uma altura suficiente, constataremos que ele continua lá. Na nossa vida interior, ocorre um fenômeno análogo. 
Tal como o Sol, Deus está sempre presente, Ele é imutável, e envia a sua luz (a sua sabedoria) e o seu calor (o seu amor) a todas as criaturas. Mas se, por causa de pensamentos, sentimentos e desejos desarmoniosos, egoístas, maldosos, essas criaturas deixarem que se formem nuvens nelas, serão privadas dessa luz e desse calor. Então, em vez de se queixarem de que Deus não existe ou de que Ele as abandonou, devem compreender que, se se sentem na escuridão e ao frio, são as únicas responsáveis por isso e devem fazer tudo para se elevar acima das nuvens."

***


"O SOL não é apenas o astro físico que brilha no céu e que, ao longo do ano, rege os dias e as estações. Ele é a inteligência, com a sua luz; é o amor, um impulso para tudo o que é bom, construtivo; e é a vida, a vida espiritual. O Sol subentende, pois, toda uma ciência, e essa ciência é que é a panaceia universal. Por isso, não é suficiente estar em contato com o Sol físico: o importante é contatar, mais acima, esses três princípios que são a luz, o calor e a vida.
A verdadeira panaceia universal, essa bebida capaz de curar todos os males, não é fabricada por qualquer alquimista. Para alguém a possuir, tem de prepará-la por si mesmo, aprendendo a nutrir-se com os alimentos mais puros. E esses alimentos não se limitam àquilo que ingerimos para manter o corpo físico, são também sentimentos, para alimentarmos o corpo astral, o coração; e pensamentos, para alimentarmos o corpo mental, o intelecto. Preparar a panaceia universal é esforçar-se por nutrir o seu corpo físico, o seu coração e o seu intelecto com um alimento cujos elementos se aproximam da vida, do calor e da luz do Sol."




"AS NOSSAS mãos são como antenas: têm a possibilidade de captar correntes de energias que circulam no espaço, mas também de projetar forças. Vós direis que isso é magia. Sim, tudo o que fazemos, e em particular o que fazemos com as nossas mãos, é magia. E os magos são aqueles que sabem servir-se conscientemente das suas mãos para receber correntes de forças ou projetá-las, para retê-las ou orientá-las, para intensificá-las ou atenuá-las. Foi o Criador quem dotou nossas mãos de tais poderes e cabe a nós sermos magos brancos, que só trabalham com as forças da luz.    
Certos gestos da vida quotidiana são indicadores deste saber milenar relativo às nossas mãos e aos seus poderes. Por exemplo: em todos os países, o que é que as pessoas fazem quando se encontram ou se separam? Erguem o braço para fazer uma saudação ou cumprimentam-se com um aperto de mãos. A mão serve, pois, como meio de emissão e de recepção entre os humanos. Por isso, eles devem estar particularmente atentos em relação àquilo que transmitem por intermédio das suas mãos."

***


"ESFORÇAI-VOS em cultivar a consciência da vida divina que penetra em todas as coisas e sentir-vos-eis visitados por presenças angélicas. Essas presenças manifestam-se sempre que conseguis viver momentos de grande intensidade espiritual: certas emoções místicas, certos silêncios, certas vibrações na atmosfera de uma sala onde vos recolheis para orar, para meditar, são a manifestação dessas presenças. Vós dizeis que não as vedes. E vedes os vossos pensamentos, os vossos sentimentos? Vedes a vossa vida? Não, mas não os colocais em dúvida: as suas manifestações, os efeitos que eles produzem em vós, são suficientes para vos convencer de que são reais.
Aquilo que se vê nunca é mais do que a casca das coisas, a sua aparência. O essencial está sempre invisível. Então, talvez não vejais os Anjos, mas sentireis a sua presença, e essa presença é uma sensação que não pode ser posta em dúvida. A vida é isso: vibrações, correntes que circulam através do espaço."

***

"MUITAS pessoas, pelo fato de porem dinheiro no banco, de comprarem ações, de fazerem um seguro de vida etc., imaginam que estão a trabalhar para o futuro. Mas a que é que elas chamam futuro? O verdadeiro futuro dos humanos não é os trinta, quarenta ou cinquenta anos que ainda têm de passar na terra, ou mesmo a duração de vida dos seus filhos e netos. Esse futuro para o qual eles se preparam é tão próximo que depressa será presente, e um presente que se tornará passado com a mesma rapidez. Portanto, afinal eles trabalham apenas no vazio, para o vento.
Tudo o que vier a ocorrer na vossa existência atual pertence ainda ao presente. O futuro que deveis pensar em criar é o infinito, a eternidade."

***

"POR VEZES, algumas pessoas censuram-me, afirmando que o meu ensinamento tem um caráter não científico e mesmo anticientífico. Pois bem, elas estão erradas: nada é mais científico do que aquilo que eu vos digo dia após dia, pois nada é mais verificável, mais aplicável, mais eficaz. Mas trata-se de uma ciência que ultrapassa todas as outras, uma ciência que é o resultado de inúmeras experiências, pois eu também faço experiências, nos meus laboratórios interiores. Não acreditais em mim? Pois bem, eu não vos peço que acrediteis, peço-vos unicamente que também experimenteis.
Que aqueles que se afirmam adeptos da ciência adotem, pelo menos, uma atitude científica, quer dizer, primeiro façam ensaios, experiências... E depois, pronunciem-se. Um cientista não começa por ter certezas, coloca hipóteses, depois testa-as fazendo experiências, e espera o tempo necessário antes de apresentar as suas conclusões. Então, se não fazeis qualquer experiência e vos limitais a declarar que não acreditais em mim, em que categoria deveis ser classificados?..."



***

"DEVEIS saber que o fato de vos empenhardes resolutamente na via do bem não evita que sejais atacados pelo mal, pois o mal continua a ser o que é, não o convencereis a mudar a sua natureza e ele continuará a considerar-vos seus inimigos: seja o que for que façais, ele combater-vos-á. O mal só poupa aqueles que tomaram o seu partido: protege-os e adormece-os, para que fiquem o máximo de tempo possível sob o seu poder. Mas vós, a partir do momento em que recusais servi-lo, despertais o seu ódio. Direis que isso é horrível… Sim, mas, graças a esse ódio, ireis muito longe.
O mal foi implacável, obstinado, para todos os grandes Iniciados, e aqueles que sabiam interpretar viam nisso um sinal que não engana, pois só aquele que foi detestado até à última pelo mal é digno de receber a Iniciação suprema. Evidentemente, os ignorantes diziam: ‘Oh, coitado! Que destino!’  Mas aqueles que sabiam regozijavam-se e diziam: ‘Ele está predestinado a atingir o cume’."

***

"A INTELIGÊNCIA Cósmica envia continuamente para o espaço coortes angélicas, para que elas iluminem os humanos, os ajudem, os reforcem. Perguntais-vos por que não recebeis essa ajuda, por que não sentis nada… É porque, com as vossas fraquezas, com os vossos maus hábitos, pouco a pouco formastes em torno de vós uma espécie de carapaça impermeável às influências celestes. O único meio de quebrar essa carapaça é empreender um trabalho de limpeza e de purificação. Dizei para vós próprios, em cada dia, que toda a renúncia a um vício, a um hábito pernicioso, abre as portas às entidades luminosas.
Uma vez que há tantos amigos do mundo invisível que querem ajudar-vos, por que os impedis de fazê-lo? Desimpedi um pouco o caminho, retirai tudo o que ficou a atravancá-lo aqui e ali, abri-lhes o vosso coração e a vossa alma, dizendo: ‘Bem-vindos, espíritos luminosos! Eu necessito de vós. Entrai na minha morada’.”


***


"É POSSÍVEL instruir e aconselhar os humanos sobre a questão da sexualidade, mas tendo bem presente que ela só pode ser verdadeiramente resolvida em função de cada pessoa. Querer, invocando a moral, impor regras idênticas para todos não é razoável, pois a mesma disciplina que conduzirá uns ao equilíbrio e à verdadeira espiritualidade pode, pelo contrário, levar outros ao recalcamento, à histeria e à neurose. Os humanos não têm todos necessidades da mesma natureza, e quem não tiver em conta esta realidade expõe-se a pregar no deserto ou a infligir-lhes tormentos inúteis.
Mas isto não quer dizer que os homens e as mulheres não devem fazer esforços. Pelo contrário, cada um, no nível em que se encontra, deve esforçar-se por dominar melhor a força sexual, para viver o amor de uma forma mais bela, mais nobre, mais espiritual. Essa é a única regra moral que cada um deve respeitar."


***

"SÃO as experiências, sobretudo as experiências infelizes, que instruem os humanos. Nenhum está livre disto. Então, o verdadeiro trabalho para eles é deterem-se em cada experiência da vida quotidiana e dela tirarem lições, a fim de poderem ir cada vez mais longe na via da sabedoria, do equilíbrio, da paz. Mas eles são incapazes de tirar lições daquilo que lhes acontece. Fazem as mesmas experiências infelizes durante toda a vida, mas não aprendem nada, não fazem nada – ou fazem muito pouco! – para sair da algazarra e das desordens interiores em que estão mergulhados. Evidentemente, sofrem, não têm orgulho em si mesmos, mas estão habituados a essa vida e resignam-se a ela... Chegou para eles o momento de saírem dessa situação. E sairão dela, se se esforçarem diariamente por procurar a harmonia: amá-la, desejá-la, introduzi-la em cada movimento, em cada palavra, em cada olhar. Este estado de harmonia é que os esclarecerá sobre todas as suas experiências e lhes dará os meios para delas tirarem lições."


***

"OS LIVROS sagrados são obra de seres excecionais que, pela oração, pela meditação, pela contemplação, conseguiram projetar-se até o mundo das verdades sublimes. Para compreendê-los, é preciso conseguir vibrar no mesmo comprimento de onda que esses seres, seguir a mesma rota que eles e, portanto, começar por adotar a sua maneira de viver. Tudo está na maneira de viver; foi ela que permitiu aos profetas, aos Iniciados, aos grandes Mestres, aproximarem-se da Divindade.
Não vos inquieteis por não compreenderdes imediatamente a Bíblia ou outros livros sagrados, pois, muitas vezes, a sua leitura é difícil. Mas, ao mesmo tempo, fazei um trabalho sobre vós mesmos, imponde a vós uma disciplina de vida que vos aproximará do mundo do espírito. Jesus dizia aos seus discípulos: ‘Tenho muitas mais coisas para vos dizer, mas ainda não estais preparados para elas. Quando vier o Consolador, o Espírito da Verdade, ele conduzir-vos-á a toda a verdade.’ Fora deste contato com o Espírito, que só se pode obter por uma verdadeira ascese, nenhuma compreensão dos livros sagrados é possível."


***

"É NATURAL lamentar os seus erros, mas, mesmo que esses erros sejam graves, é inútil e até nocivo sobrecarregar-se com eles e deixar-se corroer pelos remorsos, pensando que assim se atrairá a misericórdia divina. Com essa atitude, na realidade tudo o que se faz é recriar e alimentar no subconsciente registros das mesmas misérias, das mesmas situações feias. O remorso só deve servir para se tomar a decisão de não cair nos mesmos erros. Aqueles que estão sempre a repetir os seus erros remexem na escória do plano astral. Deste modo, fazem muito mal a si próprios e, contrariamente ao que imaginam certos fanáticos, esta atitude desagrada ao Senhor, pois o Senhor não criou os humanos para eles se sentirem miseráveis, culpados, indignos, Ele criou-os para viverem como Ele na beleza, na alegria e na plenitude.
Agistes mal? Depois de terdes compreendido em quê e porquê, chamai à vossa memória os momentos luminosos que vivestes, esses momentos em que vos sentistes um filho de Deus, feliz, confiante, leve. Restabeleceis assim na vossa alma condições para que as entidades que participaram nesses estados de alegria e de luz venham visitar-vos de novo, e recebereis forças para vos manterdes fiéis às vossas boas resoluções."



***

“O SILÊNCIO está povoado por inúmeros seres: o Criador pôs habitantes por toda a parte, nas florestas, nos lagos, nos oceanos, nas montanhas, e também debaixo da terra. Mesmo o fogo é habitado, o éter, o sol, as estrelas, todo o Universo é habitado. Então, onde quer que fordes, nas montanhas, nas florestas, à beira dos rios, dos lagos ou dos oceanos, se quiserdes manifestar-vos como um filho de Deus que aspira a uma vida mais subtil, mais luminosa, não perturbeis o silêncio desses lugares. Mostrai-vos conscientes da presença das criaturas etéricas que neles habitam. Quando vos aproximais delas, começai por saudá-las, testemunhai-lhes o vosso respeito, o vosso amor, e pedi-lhes que vos deem as suas bênçãos. Encantadas com a vossa atitude, essas criaturas, que se aperceberão da vossa presença ao longe, acorrerão para derramar sobre vós os seus presentes: a alegria, a luz, o amor, a energia pura. E vós regressareis à casa com um sentimento mais amplo da vida."






"APROVEITAI o tempo de férias para recordar certos acontecimentos
que vivestes, certos encontros que tivestes, e procurai tirar
deles conclusões úteis: no futuro, sabereis melhor como enfrentar
as situações e como agir em relação àqueles que vos rodeiam.
Passai também em revista as notas que tomastes durante as
conferências e nos livros. Escolhei algumas frases significativas
e repeti-as até que jorre em vós uma centelha que acenderá em
todo o vosso ser um fogo de sabedoria e de amor.
Durante as férias, fica-se mais exposto às tentações. Portanto,
estai atentos! Repousai, sabendo que o verdadeiro repouso é
somente uma mudança de atividade. Se não fizerdes nada, até o
repouso será nocivo para vós, pois um repouso em que o espírito
não intervém é sempre nocivo: abre a porta aos conselhos
perniciosos da natureza inferior.”



"ANTES de serem regiões do mundo invisível, que a religião
descreve, o inferno e o paraíso são duas formas de vida que
podemos encontrar em nós mesmos. A vida do inferno é obscura,
lamacenta; é, simbolicamente, a do tubo digestivo, do ventre, do
sexo. A vida do paraíso é subtil, pura, luminosa: é,
simbolicamente, a dos pulmões, do coração, do cérebro.
Em nós, o inferno e o paraíso estão separados pelo diafragma;
mas eles devem trabalhar em conjunto, a estrutura do nosso corpo
diz-nos isso. Simplesmente, há que estar sempre vigilante para
que a parte superior domine a parte inferior, para que a
consciência estabeleça a sua morada em cima: o inferno fornecerá,
então, os materiais, as forças brutas, que o paraíso dirigirá e
fecundará. Por isso, esforçai-vos por viver no vosso paraíso e
aprendei a dirigir a partir daí as forças do vosso inferno."



"TUDO o que fazeis só para vossa satisfação pessoal não pode
durar. Mesmo que consigais obter o que desejais, isso acabará por
se virar contra vós. Pensais que tendes a coisa na mão, mas ela
escapa-vos. Pensais que é ouro, mas torna-se chumbo. A
Inteligência Cósmica, que quer educar os humanos, não permite que
eles consigam levar por diante os seus projetos egoístas. Então
– direis vós – por que é que ela os deixa ser bem sucedidos em
algumas coisas se pouco depois têm de perder o que adquiriram?
Para que eles possam meditar bem na lição e compreendam o que
vale a pena procurar, aquilo sobre o qual vale a pena trabalhar.
E aquilo sobre o qual vale a pena trabalhar é a ideia de
Fraternidade Universal. Se amardes esta ideia, se lhe fordes
fiéis, se a alimentardes, se concentrardes toda a vossa vontade
na sua realização, esta ideia, que é ouro verdadeiro, preencherá
para sempre o vosso coração e a vossa alma."



"O CORPO físico é apenas um instrumento e ele executa o que lhe é
ordenado pelos nossos pensamentos, pelos nossos sentimentos,
pelos nossos desejos. Se um homem cortar um dos seus membros, não
 ficará livre dos desejos que o atormentam. Os membros limitam-se a 
executar as ordens que lhes vêm mais de cima. Notai o seguinte:
um membro pode dar pancadas e também pode fazer carícias; pode
assassinar e pode salvar. Por que acusar o braço? Ele não é
culpado, não é responsável; dão-lhe ordens, boas ou más, e ele
executa-as.
Imaginai que um homem decide cortar os seus órgãos genitais; ele
já não poderá satisfazer os seus apetites e os seus desejos, mas
isso não os fez desaparecer, e esse homem pode deixar-se arrastar
para atos loucos e criminosos. Já houve seres cuja fé ardente e
cujas aspirações à pureza os levaram a mutilarem-se para,
supostamente, se salvarem do Inferno. Mas eles ficaram noutro
inferno, e muito mais ardente! Há que deixar os membros
tranquilos: é no pensamento, no sentimento, na alma, que se deve
fazer um trabalho de purificação."



“VÓS GOSTARÍEIS de meditar e não conseguis, achais que é difícil.
Sim, pois para se meditar é preciso conhecer bem a natureza do
trabalho psíquico e, sobretudo, não exigir do cérebro que se
concentre imediatamente sobre um determinado tema, senão
violenta-se as células nervosas e ele bloqueia. Por isso, a
primeira coisa que deveis fazer é distender-vos e ficar, digamos,
passivos, observando, como um espectador paciente, esse
apaziguamento de todas as vossas células. É claro que, sem um
certo treino, não conseguireis isso imediatamente, mas com o
tempo bastarão alguns segundos.
O segredo para uma boa meditação é começar por trabalhar com a
doçura, a harmonia. E, quando sentis que o vosso sistema nervoso
está apaziguado, recarregado (pois esta atitude passiva permite
ao vosso cérebro acumular energias), podeis orientar o vosso
pensamento para o tema que escolhestes."




***





Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018



* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.