quarta-feira, 25 de abril de 2018

Martin Heidegger, 1889-1976

Filósofo alemão da corrente existencialista, um dos maiores filósofos do século XX. Foi professor e escritor, exercendo grande influência em intelectuais como Jean-Paul Sartre.

A filosofia de Heidegger baseia-se na ideia de que o homem é um ser que busca aquilo que não é. Seu projeto de vida pode ser eliminado pelas pressões da vida e pelo cotidiano, o que leva o homem a isolar-se de si mesmo. Heidegger também trabalhou o conceito de angústia, a partir do qual o homem transcende suas dificuldades ou deixa-se dominar por elas. Assim, o homem seria um projeto inacabado.






“A GRANDE tragédia do mundo é que não cultiva a memória, e portanto se esquece dos mestres.”



“NENHUMA época soube tantas e tão diversas coisas do homem como a nossa. Mas, em verdade, nunca se soube menos o que é o homem.”









“O QUE é mais instigante nestes tempos instigantes é que ainda não estamos pensando.”





“A FILOSOFIA implica uma mobilidade livre no pensamento; é um ato criador que dissolve ideologias.”








“O Simples guarda o enigma do que é grande e permanece.”




  
Dasein’ é o termo principal na filosofia existencialista de Martin Heidegger. Na sua obra ‘Ser e Tempo’, Heidegger se põe a questão filosófica do ser.
O dasein é um ‘poder-ser’ sempre, a existência do Dasein nunca é algo já feito. O dasein permanece sempre em construção, pois é projeto para o seu futuro. Ele é um ser que busca planejar, pois sabe que não está pronto. Está sempre inacabado, e diante de inúmeras possibilidades. O verdadeiro ser consiste em objetivar aquilo que ainda não é. O dasein, como ente, é um ainda-não, que deve ser assumido por ele, que lançado na existência reside na não-totalidade.  





“MORRER não é um acontecimento; é um fenômeno a ser compreendido existencialmente.”




“NUNCA chegamos aos pensamentos. São eles que vêm.”




“A ANGÚSTIA é a disposição fundamental que nos coloca perante o nada.”




“ENTRE o pensamento e a poesia há um parentesco porque ambos usam o serviço da linguagem e progridem com ela. Contudo, entre os dois persiste ao mesmo tempo um abismo profundo, pois moram em cumes separados.”



***



Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.







Observação:

AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018




* Edição: Guilherme Rodrigues

2 comentários:

  1. Não encontrei esta frase “A filosofia implica uma mobilidade livre no pensamento; é um ato criador que dissolve ideologias.” em outro idioma, a não ser em português (do Brasil). Procurei em inglês, francês e alemão.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Vc saberia me dizer de onde é a frase: "morrer não é um acontecimento; é um fenômeno a ser compreendido existencialmente"? De que obra ela foi extraída?

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.