segunda-feira, 6 de junho de 2016

Encantadora relação ‘homem-mar’

Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, Santos (São Paulo, Brasil), junho 2016


Imagem: http://trilhasedestinos.blogspot.com.br/


Quem não rema desconhece a encantadora relação ‘homem-mar’... caminho para o encontro com o céu, o sol, a lua, as estrelas, o firmamento..., com o Universo afinal, exercitando sua sensibilidade, meditando em pleno movimento, capacitando-se para decifrar mistérios... Acredito que é por conta disto que os navegantes têm tanto respeito pelo Mar, refletindo-o nos cumprimentos recíprocos quando embarcações se avizinham umas das outras. ‘Olá, bom dia. Olá, boa viagem. Tá precisando de ajuda? Olá, bom treino...’ Poderia completar mentalmente: ‘Olá, boa colheita de respostas a suas inquietações...’.

Numa noite dessas, eu praticava remo em uma das três canoas havaianas com destino à Ilha das Palmas. Próximo de lá havia um veleiro. Nele, uma família se deliciava com a beleza e a calma do cenário. Havia pouca luz no mar, vinda de um clube sediado na ilha, podendo-se observar ainda pequenos pontos cintilantes no céu. Quando as canoas se avizinharam do veleiro, alguém de lá acendeu um farol, iluminando as canoas e o mar, como que dando boas-vindas aos remadores (ou teria sido por segurança?...).

Choque tecnológico, navios e iates contrastam com as primitivas canoas; mas, para os navegantes a bordo de uns e outros, todos se igualam diante da grandeza do Oceano e seus mistérios, beleza e abundância de vida.    

Armando Garcia escreve em seu blog (http://brisadapoesia.blogspot.com.br/): “[...] Tens tom azul, por vezes esverdeado/ Tens a cor do céu, o enigma e o segredo/ O deslumbramento e encanto sagrado/ Quando teu dorso não está agitado/ E nesse azul profundo, cheio de segredos/ Na imensa extensão do mundo, lá estás/ Semeando riquezas/ Alimentando os medos aos que te procuram/ Roubando-te a paz”. 


·         Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.