segunda-feira, 31 de outubro de 2011

F E L I C I D A D E

Temos pouca noção do que traz a felicidade autêntica...

www.panoramio.com,
choupana by José Carlos Farina
Tenho especial carinho por este texto, retirado da obra “Dharma, o caminho da libertação”, de Joseph Goldstein, que li recentemente:

- TODOS QUEREM SER FELIZES, mas, com grande frequência, temos pouca noção do que traz a felicidade autêntica. Ninguém quer sofrer, mas será que sabemos abrir mão das ações que trazem sofrimento? Conta-se que, depois de sua iluminação, o que mais comoveu o Buda foi ver as pessoas buscando a felicidade, mas fazendo tudo que traz o sofrimento.

O poeta-monge Ryokan é um grande exemplo de alguém que descobriu a alegria de estar satisfeito. Ele viveu de 1758 a 1831 e passou grande parte de sua vida adulta nas altas montanhas do Japão, meditando solitariamente, brincando com as crianças da aldeia, quando esmolava comida, e deixando um legado da maravilhosa poesia que iluminava sua compreensão cotidiana. A certa altura, quando morava numa pequena choupana, com apenas alguns poucos pertences essenciais, ao voltar certo dia para sua morada descobriu que até seus poucos utensílios de cozinha haviam sido roubados. Olhou em torno de sua sala vazia e depois escreveu este haicai: 

O ladrão não a levou –
A lua
Na janela.

Um comentário:

  1. Tom, esse artigo sobre a felicidade me comoveu muito. Mostra o quanto é simples alcançá-la, quanto se tem sabedoria. Beijos,Chris

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.